desenvolvimento embrionário do sistema respiratório Flashcards
Quais as origens embrionárias do sistema respiratório.
Mesoderme e ectoderme.
De qual estrutura embrionário surge os órgãos inferiores do sistema respiratório?
O sistema respiratório surge a partir da porção caudal do intestino primordial (intestino anterior), na laringe primordial.
O que a endo e a mesoderme formarão, respectivamente, no sistema respiratório.
A endoderme, que compõe o intestino primordial formará o tecido epitelial que irá compor o interior de todas as estruturas do sistema respiratório, já a mesoderme (mesoderme esplâncnica que compõe a porção mesodérmica que envolve o intestino primordial) formará o tecido conjuntivo, cartilaginoso e muscular de todo o trato respiratório.
Aonde começa o desenvolvimento dos pulmões e dos brônquios?
Ocorre na extremidade caudal do intestino anterior.
Como ocorre o desenvolvimento dos pulmões?
A partir da porção caudal do intestino anterior surgi um broto, conhecido como broto respiratório (que mais tarde será chamado de traqueia) esse irá se bifurcar em dois outros brotos, os brotos brônquicos, que por sua vez irão se desenvolver nos brônquios (primários, secundários e terciários), bronquíolos e ductos alveolares. Esses brotos se desenvolvem a partir do endoderma, e é envolto durante todo o processo pelo mesoderma esplâncnico, que por sua vez formará os tecidos musculares, conjuntivos e as glândulas do aparato respiratório.
O que é a o processo de maturação dos pulmões?
O processo de maturação dos pulmões consiste no desenvolvimento dos brotos brônquicos em um pulmão funcional. Este processo é subdividido em quatro estágios: estágio pseudoglandular, estágio canicula, estágio sacular estágio alveolar.
Explique o período pseoudoglandular:
Nessa etapa os brotos brônquicos continuaram a se ramificar.
1. Na primeira fase eles darão origem aos dois brônquios primários do lado direito e esquerdo dos pulmões.
2. Depois disso, esses brônquios primários se ramificarão em mais 5 brônquios secundários, sendo dois deles localizados no pulmão esquerdo e os outros três localizados no pulmão direito.
3. A partir daí, os brônquios secundários se ramificarão em brônquios terciários, que serão aproximadamente 20 no pulmão direito e 18 no pulmão esquerdo.
4. No quarto e último e estágio desse período, os brônquios terciários se ramificarão em estruturas conhecidas como bronquíolos.
Explique o período canicular:
Dos bronquíolos irão se formar dois tubos ainda menores, os bronquíolos respiratórios. Desses irá ocorrer mais uma ramificação, formando assim seis ductos alveolares. Dos ductos serão formados os alvéolos primitivos, que por sua vez possuem em seu revestimento células cuboides do tecido epitelial, sendo essas por sua quantidade de citoplasma incompatíveis com as trocas gasosas. Por fim, será formado uma rede de capilares sanguíneos em volta desse epitélio alveolar, os capilares alveolares.
Explique o período sacular:
No período sacular, os brônquios terciários continuam a se ramificar em bronquíolos respiratórios e por sua vez em alvéolos, além disso se formará em volta do epitélio uma membrana basal e haverá também o aumento do número de capilares nesses sacos alveolares. No entanto, a principal mudança que ocorre nesse período é a diferenciação que as células cuboides do epitélio alveolar em dois outros tipos de células, os pneumócitos do tipo 1 e do tipo 2. Os do tipo 1 serão estreitadas e se tornarão células do tipo pavimentoso, permitindo assim a passagem de O2 até os capilares, já as do tipo 2 serão responsáveis pela produção de liquido surfactante, que é responsável por neutralizar a tensão superficial entre as paredes dos alvéolos.
Qual o papel do SNA na respiração? E como isso acontece?
Controle da frequência respiratória, por meio do controle do contração e relaxamento do diafragma. Isso acontece a partir do transporte de neurotransmissores através do nervo frênico.
AS: noradrenalina: fuga, excitação sexual e luta ( aceleração do ritmo respiratório)
AP: acetilcolina qualquer outra situação (ritmo normal)