Desenvolvimento do Sistema Genital Flashcards
Qual a origem embrionária do sistema genital?
Mesoderme intermediário subjacente.
O que determina o sexo do embrião?
O gene sexual que o espermatozoide que realizou a fecundação carrega.
Quais são as “fontes” embrionárias das gônodas?
Mesotélio (tecido epitelial da mesoderma).
Mesênquima (mesoderma) subjacente (responsável pela produção de tecido conjuntivo embrionário).
Células germinativas primordiais indiferenciadas.
Como ocorre o desenvolvimento das gônodas indiferenciadas?
Uma área espessada do mesotélio se desenvolve no lado medial do mesonefro. Produzindo assim uma saliência no lado medial dos mesonefros, as cristas gonadais. Depois disso surgem os cordões gonadais, que crescerão para dentro do mesênquima subjacente.
Por fim, as células germinativas primordiais, migrarão da placenta até as gonodas indiferenciadas
Como ocorre o desenvolvimento dos testículos?
As gônodas indiferenciadas são glândulas, e como todo glândula possuem sua membrana (parte mais interna) e o seu córtex (parte externa). No desenvolvimento dos testículos a membrana irá se desenvolver e o córtex será dissolvido. A partir daí o cromossomo Y irá expressar um gene, o SRY, que estimulará a produção de TRF fator determinante testicular. Nos testículos será formado dois tipos especiais de células, as células de leydig (produtoras de testosterona) e as células de sertoli (produtoras de fator inibidor mulleriano).
Nessa etapa do desenvolvimento a testosterona impede os ductos mesonéfricos de se degenerarem e os estimula a crescer, para assim formar os ductos que compõem o sistema reprodutor masculino (epidídimo, tubo deferente,
Túbulos seminais).
Como ocorre o desenvolvimento dos ovários?
Por não possuírem um cromossomo Y o embrião será SRY negativo, dessa forma a falta desse gene irá estimular a produção de ovários. Por não possuírem células de sertoli, os ductos mullerianos irão se desenvolver nos ductos reprodutores femininos
Como funciona o desenvolvimento da genitália externa?
Antes de se diferenciar em genitália masculina e feminina, o embrião passa por um estágio de genitália indiferenciada, essa é dividida em porção fálica, as pregas lábio escrotais e as pregas uretrais, dependendo do homônimo que estimular (testosterona e estrogênio):
Falo:penis e o clítoris
Pregas lábio-escrotais: escroto e os lábios maiores.
O que é a hiperplasia adrenal congênita?
A hiperplasia adrenal congênita (HAC), também conhecida como hiperplasia congênita da suprarrenal (HCSR), é uma doença genética caracterizada por distúrbios no funcionamento das glândulas adrenais. As glândulas adrenais, ou suprarrenais, são duas glândulas que se localizam acima dos rins e produzem importantes hormônios para o organismo, como o cortisol e a aldosterona.
Um aumento anormal das células do córtex suprarrenal resulta em produção excessiva de androgênio durante o período fetal. Em mulheres, isso causa, usualmente, masculinização da genitália externa. Os bebês homens afetados têm genitália externa normal e a síndrome pode passar despercebida no começo da infância. Mais tarde na infância, em ambos os sexos, o excesso de androgênio leva ao crescimento rápido e à maturação esquelética acelerada.