Descolamento Prematuro de Placenta Flashcards
O que é o descolamento prematuro de placenta (DPP)?
Separação da placenta normalmente inserida (corpo ou fundo do útero) antes da expulsão do feto em gestação de 20 ou mais semanas completas.
O que é útero de Couvelaire?
É quando o sangue atravessa o miométrio e atinge a serosa do órgão.
Qual a morbidade e mortalidade perinatais associadas a DPP?
A mortalidade perinatal é elevada nesses casos, é agrava-se ainda mais pelas altas taxas de prematuridade terapêutica e por ocorrerem mais frequentemente em gestações já complicadas com restrição do crescimento fetal (RCF).
Mulheres que apresentam qualquer grau de descolamento de placenta tem chance 9x maior de óbito fetal, 4x maior de parto prematuro e o dobro de RCF quando comparadas com pacientes sem DPP.
Qual a fisiopatologia do descolamento prematuro de placenta?
Em casos decorrentes de trauma, um único fator pode desencadear todo o processo, em outros, a rotura prematura de membranas com inflamação aguda pode ter papel decisivo no início do processo. Entretanto, a maior parte dos casos estão envolvidas anormalidades vasculares e placentárias, incluindo aumento da fragilidade vascular, malformações dos vasos ou placentação anômala, sendo a separação da placenta o evento final de uma longa sequência de alterações. A associação dessa condição com quadros de insuficiência placentária crônica reforça a hipótese de um processo patológico vascular.
Quais alterações fisiológicas observadas após a invasão trofoblástica das artérias uteroplacentárias podem estar relacionadas com a DPP?
Em gestações normais, as artérias espiraladas perdem a camada muscular, transformam-se em vasos dilatados de baixa resistência. Essas alterações ocorrem durante a primeira e a segunda onda de invasão trofoblástica. A ausência dessas modificações está associada a doença hipertensiva específica da gestação e também ao DPP. A invasão trofoblástica deficiente resulta em diminuição do fluxo sanguíneo placentário e em resposta endotelial anormal a substâncias vasoativas. Esses vasos placentarias anormais estão predispostos à isquemia e à rotura, levando ao descolamento prematuro da placenta.
Quais os fatores de risco para DPP?
Hipertensão arterial Rotura prematura das membranas amnióticas Trombofilias hereditárias Uso de cocaína Trauma Tabagismo Descolamento prematuro de placenta em gestação anterior Multiparidade Gestação múltipla Rápida descompressão uterina (polidrâmnio) Leiomioma uterino Anomalias uterinas ou placentárias
Qual a condição que apresenta maior associação com o DPP?
As síndromes hipertensivas são as condições que apresentam maior associação com o DPP. Está fortemente associado a hipertensão crônica materna e pré-eclâmpsia. E, infelizmente o uso de drogas anti-hipertensivas na hipertensão crônica não parece reduzir o risco de DPP.
Como a cesárea prévia poderia apresentar risco para o desenvolvimento de DPP?
A cicatriz uterina próxima da implantação da placenta na parede anterior do útero poderia ocasionar perfusão sanguínea deficiente com inadequado fluxo de sangue para os espaços intervilosos, predisposto ao DPP, mas não há confirmação.
Qual o risco de ocorrência de DPP em pacientes com trombofilias hereditárias?
Pacientes com trombofilias hereditárias tem maior risco para tromboembolismo venoso materno, óbito fetal, restrição do crescimento fetal, pré-eclâmpsia grave e DPP.
Qual efeito da cocaína provoca o descolamento prematuro de placenta?
Parece que pode estar relacionado com a vasoconstrição aguda induzida pela cocaína, que leva a isquemia, vasodilatação reflexa e quebra da integridade vascular.
Como o trauma pode desencadear um DPP?
O trauma abdominal externo pode causar rápida compressão/descompressão na interface placenta-decídua. Ocorre em geral 24 hrs após o evento traumático e é de grande gravidade. A presença de atividade uterina aumentada e taquissistolia requer maiores cuidados.
Qual é a associação do tabagismo com DPP?
Apresenta risco 2,5x maior para DPP e óbito fetal. Uma possível explicação está relacionada a necrose isquêmica periférica decidual observada em fumantes, o que predispõe à erosão dos vasos.
Quais os sintomas clássicos de DPP?
Sangramento vaginal, dor súbita e intensa no abdome, dor à palpação do útero e contrações uterinas (taquissistolia ou hipertonia).
O que é síndrome de Sheehan?
Hipopituitarismo pós-parto secundário à necrose hipofisária decorrente de hipotensão ou choque por causa de hemorragia maciça durante ou logo após o parto.
Quais as principais causas de descolamento prematuro de placenta?
Hipertensão arterial crônica ou pré-eclâmpsia DPP anterior Brevidade de cordão umbilical absoluta ou relativa Trauma materno abdominal Descompressão uterina abrupta Versão cefálica externa Multiparidade Tabagismo na gestação Uso de cocaína