Dermatoviroses Flashcards
Defina Molusco Contagioso. (O que é? Agente Etiológico?)
É uma doença infecciosa viral cutânea, muito frequente em crianças (tipicamente dos 2 aos 5 anos de idade). É causado pelo vírus do molusco contagioso, pertencente à família dos poxvírus.
Como ocorre a transmissão? (Molusco Contagioso)
Por contato direto com a pessoa infectada, fômites ou por autoinoculação.
Prognóstico. (Molusco Contagioso)
As recorrências são frequentes e o tempo de duração das lesões é muito variável. Na maioria dos casos, a doença é autolimitada (imunocompetentes) e resolve entre 6 meses a 2 anos, podendo persistir por até 5 anos.
Diagnóstico. (Molusco Contagioso)
Eminentemente clínico, podendo ser realizada biópsia da lesão em casos atípicos/incertos (+ freq. em Imunossuprimidos).
Manifestação Clínica. (Molusco Contagioso)
Pápulas únicas ou múltiplas, indolores, esféricas, brilhantes e peroladas, com clássica umbilicação central. Podem ser pruriginosas.
Transmissão Sexual? (Molusco Contagioso)
Existe uma variante do Molusco Contagioso de transmissão sexual (+ freq. em adultos e adolescentes com vida sexual ativa), acometendo regiões perineais e genitais.
Molusco Contagioso em Crianças Imunossuprimidas e Atópicas.
As crianças imunodeprimidas estão particularmente vulneráveis à infecção por molusco contagioso, apresentando frequentemente múltiplas lesões, em áreas atípicas (como face e pescoço) e mais resistentes à terapêutica. Casos de atopia parecem ter uma maior incidência de infecção por este vírus.
Tratamento (Molusco Contagioso)
Em imunocompetentes, a atitude expectante deve ser considerada. Terapêutica Tópica: óleo de mirtilo-limão, peróxido de benzoíla, Imiquimode e cantaridina.
Terapêutica Sistêmica: cimetidina. Remoção mecânica das lesões: Curetagem (associada a analgesia tópica) e Crioterapia.
Qual a importância do rápido início de uma conduta terapêutica ativa? (Molusco Contagioso)
Acelerar o processo de resolução das lesões, buscando aliviar o desconforto (prurido, p.ex.), controlar a disseminação das lesões (autoinoculação),
prevenir a formação de cicatrizes ou instauração de infecções bacterianas secundárias e aliviar o sofrimento estético-social (estigmatização).