Degenerações Celulares E Alterações Do Crescimento Celular Flashcards
Quais são os mecanismos de adaptação que a célula assume diante a estresse.
Hipertrofia, hiperplasia, atrofia, metaplasia.
O que é hipertrofia e dá 2 exemplos
Hipertrofia é considerada o aumento do tamanho células e consequentemente, o aumento da função celular. Quando tem um estímulo, a célula começa a fazer síntese proteica para aumentar a sua capacidade funcional.
Exemplo- hipertrofia que acontece durante períodos longos de exercício físico, resposta dos miocardiócitos a aumento de pressão arterial elevada.
O que é hiperplasia e dá 3 exemplos
Hiperplasia é o aumento da população celular diante a um estímulo. Esse aumento é fisiológico uma vez que ao tirar o estímulo, o processo cessa e as células produzidas não apresentam mutações.
Exemplos- hiperplasia do útero durante o período de gravidez. Hiperplasia do endométrio durante a fase proliferativa do útero. Hiperplasia prostática benigna que ocorre no sexo masculino.
O que é metaplasia e dá 2 exemplos
Metaplasia é a mudança na conformação ou fenótipo de uma célula para que possa adapta a novo tipo de estímulo ou estresse.
Exemplo: o epitélio respiratório de um tabagista muda de um epitélio colunar para um epitélio escamosa devido a exposição constante as substâncias nocivas do cigarro.
Outro exemplo é a transformação do epitélio esofágico de um epitélio escamoso para um epitélio colunar secretor de muco. Essa mudança é causada pelo refluxo gastroesofágico para que o esôfago consiga se adaptar ao novo estressor (ESÔFAGO DE BARRET)
Falta de vitamina A faz com que a córneo tem de um epitélio escamosa fino para um epitélio escamosa estratificado e queratinizado. (KERATOMALACIA)
Se metaplasia não for controlada, pode progredir para uma displasia e para uma neoplasia.
O que é atrofia e dá algum exemplo
Atrofia é a redução do tamanho e população celular de um tecido devido a redução de aporte sanguíneo ou nutricional, desuso ou diminuição de estímulo
Exemplo- atrofia muscular por desuso, no caso de pacientes acamados por muito tempo.
Porque é possível ter acúmulo intracelular
Isso se deve a vários fatores como
Produção excessiva.
Captação excessiva.
Dificuldade na metabolização.
Dificuldade na liberação.
Explique o achado patológico de acúmulo de lipídeo
Lipídeo pode acumular no fígado, coração, músculos, vesícula biliar. No fígado é esteatose, onde há fígado de cor amarelada e aparecimento de gotículas claros na lâmina histológico
Na vesícula biliar, é chamado de colesterolose. Na lâmina histológica, há presença de macrófagos na mucosa, que têm citoplasma claro, mostrando a presença de lipídeo que foi fagocitado pelos mesmos.
Na pele, mucosa e tendões, é chamado de xantoma.
Nos vasos sanguíneos, forma placa aterosclerótica e lá os macrófagos e células musculares fagocitam o lipídeo.
Explique o achado patológico do acúmulo de proteína
No caso de mieloma múltiplo, há proteção excessiva de imunoglobulinas e pode haver acúmulo no citoplasma (corpos de Russell) ou no núcleo (corpos de Dutcher)
Pode haver a depósito de proteína amiloide na tecido e cora na coloração de Congo vermelho e fica verde na infringentes Apple green sob uma luz polarizada.
Explique o achado patológico de acúmulo de glicogênio
O acúmulo de glicogênio, na lâmina histológica, há a presença de vacuoles mal delimitadas nas células.
Explique o achado patológico de acúmulo de pigmentos
Antracose: acúmulo de carbono no pulmão do tabagista. Tem uma coloração enegrecida.
Hemossiderina- forma pontilhados enegrecidos no tecido, devido a degradação de hemoglobina e a sua fagocitose pelos macrófagos.
Melanina: pigmento produzido pelos melanócitos. É liberada no meio extracelular e fagocitado pelos macrófagos.
Lipofucsina- um pigmento considerado marcador de tecido velho e de degradação da membrana plasmática. Pode ser visto no coração.
Tinta de tatuagem.
Métodos para diferenciação dos pigmentos
Coloração especial e imunohistoquímico.
Diferença entre a calcificação distrófica e a metastática
Calcificação distrofica acontece quando há depósito de cálcio em tecidos velhos sem distúrbio no metabolismo de cálcio como uma valva cardíaca envelhecida pode ter depósito de cálcio
Calcificação metastática acontece depósito de cálcio em qualquer tecido, devido a um distúrbio na metabolização de cálcio. O distúrbio pode ser aumento no nível de vitamina D, neoplasia maligna do tecido ósseo, aumento na liberação do paratormônio.
Qual é o achado patológico do depósito de cálcio
Nos tecidos, na lâmina histológica é possível ver corpos piçamomatosas que são bolinhas arroxeadas
Nas artérias da para ver um parte roxo escurecida na túnica média do vaso.