D ADMINISTRATIVO Flashcards
Em relação à improbidade administrativa, julgue o item a seguir.
A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar. As ações admitem a celebração de acordo de não persecução cível.
C
Lei 8.429/92
Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.
§ 1º As ações de que trata este artigo admitem a celebração de acordo de não persecução cível, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)
Em relação à improbidade administrativa, julgue o item a seguir.
É vedada a transação, acordo ou conciliação nas ações de improbidade administrativa.
E
Com a nova redação: Art. 17, § 1º As ações de que trata este artigo admitem a celebração de acordo de não persecução cível,
Em relação à improbidade administrativa, julgue o item a seguir.
Havendo a possibilidade de solução consensual, poderão as partes requerer ao juiz a interrupção do prazo para a contestação, por prazo não superior a noventa dias.
C
Lei 8.429/92
Art. 17
§ 10-A. Havendo a possibilidade de solução consensual, poderão as partes requerer ao juiz a interrupção do prazo para a contestação, por prazo não superior a 90 (noventa) dias. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
Acerca da responsabilidade civil do Estado, julgue o item a seguir.
As pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos respondem pelos seus atos que causarem danos a particulares somente se verificado que a conduta tenha sido dolosa ou culposa.
E
Art. 37, paragrafo 6 º CF: Responsabilidade objetiva (CF: teoria do risco administrativo):
pessoas jurídicas de direito público e privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros (independente de dolo ou culpa), assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
(contra os ATOS DO órgãos não, CONTRA OS ATOS DOS AGENTES SIM)
Acerca da responsabilidade civil do Estado, julgue o item a seguir.
O Estado é civilmente responsável por dano causado a particular em decorrência de má conservação de rodovia que se encontra sob responsabilidade pública.
C
Sim, o Estado é civilmente responsável pelo dano causado.
- Se for omissão genérica -> Responsabilidade subjetiva (depende da comprovação de dolo ou culpa) - Teoria da Culpa Administrativa.
- Se for omissão específica -> Responsabilidade objetiva (independe da comprovação de dolo ou culpa) - Teoria do Risco Administrativo.
Acerca da responsabilidade civil do Estado, julgue o item a seguir.
A culpa recíproca da vítima é causa excludente da responsabilidade do Estado.
E
Culpa Exclusiva: Exclui a Responsabilidade
Culpa Recíproca ou Concorrente: Atenua a responsabilidade