Controle Motor do Movimento Flashcards
O que são neurônios Motores inferiores (NMI) (“via final comum de Sherrington para o controle do comportamento”)? Como eles saem?
São neurônios que se situam no corno ventral da medula espinhal e controlam a motricidade somática. Seus axônios se agrupam para formar a raíz ventral do nervo espinhal, se unindo à raíz ventral e formado um nervo misto que emerge da coluna vertebral pelos forames intervertebrais.
Onde os cornos anteriores da medula são dilatados? E por que isso ocorre?
Os cornos anteriores da medula são dilatados nas intumescências cervical (C3 a T1) e lombar ( L1 a S3). Nesses locais há um grande número de corpos de neurônios necessários pra formar os plexos braquial e lombossacral.
Como é a distribuição no corno ventral dos grupos de neurônios que ali chegam (em relação ao grupo de mm. que eles inervam)?
(medial x lateral e dorsal x ventral)
Mais medialmente: relacionados cm mm. axiais
Mais lateralmente: mm. mais proximais
Mais ventralmente: mm. extensores
Mais dorsalmente: mm. flexores
Qual a diferença entre os Neurônios Motores alfa e os NM gama?
NM alfa: inervam as fibras extrafusais, que ficam fora do fuso muscular e formam a massa do músculo; são responsáveis pela força muscular; formam junto com as fibras musculares por ele inervadas uma (1) “unidade motora”
NM gama: inervam as fibras intrafusais, que ficam dentro da cápsula fibrosa ; tem a função de mater as fibras intrafusais contraídas.
Como o SNC consegue graduar a força muscular?
2 mecanismos:
- Por meio do controle da frequência de disparo dos PAs (potenciais de ação) nos Neurônios Motores, podendo gerar: uma contração rápida (um “abalo”), uma contração mais sustentada (sequência contínua de PAs) ou um aumento na tensão/força muscular (somação temporal)
- Por meio do recrutamento de unidades motoras sinérgicas (= que fazem ação conjunta). (A força muscular depende do número de unidades motoras recrutadas)
O que caracteriza um músculo conseguir sofrer um controle mais “fino”/preciso? Por que?
Quanto mais unidades motoras pequenas no músculo, maior é a precisão do seu movimento.
(obs: unidade motora= 1 NMI + tds as fibras que ele inerva)
Motivo: “Unidade motoras pequenas” indica que cada NMI tem poucas fibras a ele associadas, o que faz com que para um msm número de fibras, tenha-se mais NMI nas unidades motoras pequenas. Ou seja, músculos com unidades motoras pequenas tem grande “densidade” de NMI inervando a região, o que permite um movimento mais fino/mais preciso.
Ex hipotético:
Na mão: 3 fibras musculares por NM alfa (cd NM inerva 3 fibras => mov mais preciso)
x
Na perna: 1000 fibras por NM alfa (cd NM inerva 1000 fibras)
Como ocorre o recrutamento das unidades motoras (princípio do tamanho) no movimento muscular?
As unidades motoras são recrutadas das menores (movimento mais fino) para as maiores. Isso explica porque é possível ter um controle mais fino do movimento quando os mm. são submetidos a uma carga leve.
Como os NMI alfa recebem informações? (3 formas)
- Por NM superiores vindos do córtex ou do tronco encefálico (importante pra realização de movs voluntários)
- Por Gânglios da raíz dorsal (importante pra receber informações do estado de contração do fuso muscular e estabelecer um sinal de retroalimentação)
- Por interneurônios excitatórios ou inibitórios da medula
Quais são os tipos de unidade motoras? Descreva-as
- Unidades motoras rápidas: fibras brancas, com pouca mitocôndrias, fazem mt metabolismo anaeróbico, os NMI alfa são grandes e possuem axônios grossos que conduzem o impulso de forma rápida, gerando rajadas ocasionais de PAs de alta frequência. Podem ser facilmente fatigáveis ou resistentes à fadiga
- Unidades motoras lentas: fibras vermelhas, ricas em mitocôndrias, metabolismo principalmente aeróbico, demoram mais tempo pra entrar em fadiga, os NMI alfa são menores e seus axônios são mais finos, e estes conduzem o estímulo de forma lenta, gerando impulsos estáveis de baixa frequência.
O que pode alterar as características de fibras musculares? (2)
- O tipo de inervação por elas recebidas (se uma fibra que era inervada por um NM lento - e por isso era fibra lenta- passar a ser inervada por um NM rápido, essa fibra se torna de ação rápida (e vice versa)
(Obs: e tbm neurônios podem trocar de fenótipo - ex: lento pra rápido ou vice versa - e assim tb alterar as características das fibras que eles inervam) - A quantidade absoluta de atividade (a diminuição significativa da sua atv leva à atrofia e o aumento leva à hipertrofia)
As propriedades de um músculo são determinadas pelo tipo de inervação que ele recebe?
Sim
Ex: se uma fibra que era inervada por um NM lento - e por isso era fibra lenta- passar a ser inervada por um NM rápido, essa fibra se torna de ação rápida (e vice versa)
Neurônios podem trocar de fenótipo como consequência da atividade sináptica? Como?
Sim, a partir da experiência e do treinamento (e isso pode ser a base para o aprendizado e para a memória muscular)
Descreva de forma completa o processo de contração muscular e o de relaxamento muscular
Ocorre um PA no neurônio motor alfa, liberando
Acetil-colina na junção neuromuscular, que é captado por canais receptores nicotínicos, gerando um PEPS (potencial excitatório pós sináptico), despolarizando assim o sarcolema (membrana que envolve as fibras musculares) pós sináptico. Canais de sódio se abrem, gerando um PA na membrana, promovendo uma mudança conformacional na “tétrade” (um conjunto de canais de cálcio que fica entre o túbulo T e o retículo sarcoplasmático), que, assim, se conecta e estimula um canal liberador de íons cálcio no ret. sarcoplasmático. Os íons Ca2+ se unem à troponina, fazendo com que esta deixe de cobrir o sítio de ligação da actina para a miosina, permitindo que a actina (filamentos finos) deslize sobre a miosina (filamentos grossos), contraindo assim o sarcômero (=unidade contrátil da miofibrila), diminuindo então o tamanho da miofibrila (=unidade contrátil da fibra muscular). Esta contração ocorre enquanto houver cálcio e ATPs disponíveis.
O relaxamento ocorre quando o cálcio é recaptado para dentro da célula muscular, sendo que isso depende também de uma bomba que trabalha à custa de ATP. O sarcolema e os túbulos T voltam ao potencial de repouso e a troponina volta a cobrir os sítios de ligação da actina à miosina.
O que são as fibras musculares? Qual a característica de seus núcleos e por que?
As fibras musculares são as próprias células musculares/miócitos. As cél. musc. se formam por fusão de mioblastos, por isso são multinucleadas, e dps ocorre o alongamento, formando as fibras musculares, que são delimitadas por uma membrana chamada sarcolema.
A que se deve o “rigor mortis”?
A falta de ATP no indivíduo falecido impede o desligamento da miosina da actina, mantendo uma contração muscular permanente.