Controle Interno Flashcards
Controle ?
é uma ação tomada com o propósito de certificar-se de que algo se cumpra de acordo com o que foi planejado.
Só tem significado e relevância quando é estabelecido para garantir o cumprimento de um objetivo definido e só faz sentido se houver riscos de que esse objetivo não venha a ser alcançado.
Objetivo
é o que se
deseja alcançar; o que
foi definido no
planejamento.
Risco
é qualquer evento que possa impedir ou dificultar o alcance de um objetivo.
possibilidade de algo acontecer e ter um impacto
negativo nos objetivos e é medido em termos de impactos e probabilidades, pode-se entender como uma medida de incerteza e engloba fatores que podem impedir o atingimento dos objetivos organizacionais.
Sistema/estrutura de Controle Interno significa:
“Conjunto de unidades técnicas articuladas, orientadas para odesempenho das atribuições de controle interno, indicados na Constituição e normatizados em cada nível de operações”.
Papel da unidade de controle interno
assessorar gestores, com seu conhecimento
especializado, na definição de estratégias para gerenciamento de riscos, na identificação e avaliação destes e na definição, implantação e no monitoramento de controles internos adequados para mitigá-los.
COSO 1
ajudar empresas e outras organizações a avaliar e aperfeiçoar seus sistemas de controle interno.
COSO 2
trata do programa de gerenciamento de riscos
corporativos e amplia seu alcance em controles internos.
Definição de controle interno segundo COSO
“Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade”.
sistema de controles internos compreende:
o plano de organização e o conjunto integrado de métodos e procedimentos adotados pela entidade na proteção do seu patrimônio, promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstrações contábeis, e da sua eficácia operacional.
Gerenciamento de riscos
é o processo implementado pelo executivo que visa
planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos.
Categorias de objetivos do gerenciamento de riscos
- Operacional: esses objetivos se relacionam à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional e a salvaguarda de perdas de ativos.
- Divulgação: esses objetivos se relacionam a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência ou outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normatizadores reconhecidos ou às políticas da entidade.
- Conformidade:esses objetivos se relacionam ao cumprimento de leis e regulamentações, às quais a entidade está sujeita.
controles implementados pela administração
preventiva, detectiva ou corretiva
Segundo o COSO 1, o controle interno deve ter a seguinte composição:
- O ambiente de controle;
- O processo de avaliação de risco da entidade;
- O sistema de informação e comunicação;
- Atividades de controle; e
- Monitoramento de controles.