CONTRATOS Flashcards

1
Q

Vicio Redibitório é?

A

Art. 441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.

Parágrafo único. É aplicável a disposição deste artigo às doações onerosas.”Enunciado 583. O art. 441 do Código Civil deve ser interpretado no sentido de abranger também os contratos aleatórios, desde que não inclua os elementos aleatórios do contrato.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Consequencias do vicio redibitório são?

A

Art. 443. Se o alienante conhecia o vício ou defeito da coisa, restituirá o que recebeu com perdas e danos; se o não conhecia, tão-somente restituirá o valor recebido, mais as despesas do contrato.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Prazo para reclamar o vicio redibitório.

A

Art. 445. O adquirente decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação, reduzido à metade.

Art. 446. Não correrão os prazos do artigo antecedente na constância de cláusula de garantia; mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadência.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a Lei de Alienação Fiduciária de Bens Móveis (Decreto Lei 911 de 1.969) qual a nomeclatura juridica atribuída ao Credor e ao Devedor: Fiduciante e Fiduciário?

A

Tratando-se de alienação fiduciária em garantia, foge-se a regra, assim, o Credor é o Fiduciário e o Devedor é o Fiduciante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Clausula de Retrovenda:

A

art. 505. O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência de três anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador, inclusive as que, durante o período de resgate, se efetuaram com a sua autorização escrita, ou para a realização de benfeitorias necessárias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Clausula da Venda a Contento:

A

Art. 509. A venda feita a contento do comprador entende-se realizada sob condição suspensiva, ainda que a coisa lhe tenha sido entregue; e não se reputará perfeita, enquanto o adquirente não manifestar seu agrado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Clausula de Preempção ou Preferência :

A

Preempção ou preferência é o pacto, adjeto à compra e venda, pelo qual o comprador de uma coisa, móvel ou imóvel, se obriga a oferecê-la ao vendedor, na hipótese de pretender futuramente vendê-la ou dá-la em pagamento, para que este use do seu direito de prelação em igualdade de condições. É, em outras palavras, o direito atribuído ao vendedor de se substituir ao terceiro nos mesmos termos e condições em que este iria adquirir a coisa.

Art. 513. A preempção, ou preferência, impõe ao comprador a obrigação de oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou dar em pagamento, para que este use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto.

Parágrafo único. O prazo para exercer o direito de preferência não poderá exceder a cento e oitenta dias, se a coisa for móvel, ou a dois anos, se imóvel.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Clausula de Venda com Reserva de Domínio:

A

Art. 521. Na venda de coisa móvel, pode o vendedor reservar para si a propriedade, até que o preço esteja integralmente pago.

Art. 522. A cláusula de reserva de domínio será estipulada por escrito e depende de registro no domicílio do comprador para valer contra terceiros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Clausula de Venda sobre Documentos:

A

Venda em que a tradição da coisa é substituída pela entrega do seu título representativo

Art. 529. Na venda sobre documentos, a tradição da coisa é substituída pela entrega do seu título representativo e dos outros documentos exigidos pelo contrato ou, no silêncio deste, pelos usos.

Parágrafo único. Achando-se a documentação em ordem, não pode o comprador recusar o pagamento, a pretexto de defeito de qualidade ou do estado da coisa vendida, salvo se o defeito já houver sido comprovado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

FIDEICOMISSO - I

A

O artigo 1.951 chama de substituição fideicomissária a situação em que o testador, ao instituir herdeiros ou legatários, estabelece que, por ocasião de sua morte, a herança ou o legado se transmitirão, em confiança (fidúcia) a determinadas pessoas provisoriamente (propriedade resolúvel), mas que, após a morte destes ou após o advento de certo termo ou certa condição, a herança ou o legado passarão a outra pessoa, que vem a ser o verdadeiro destinatário da deixa testamentária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

FIDEICOMISSO - II

A

São, portanto, três os personagens do fideicomisso: o testador, chamado de fideicomitente; a pessoa escolhida por ele para conservar em benefício de outrem a herança ou legado, a quem se chama fiduciário; e o beneficiário final ou fideicomissário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

FIDEICOMISSO - III

A

Art. 1.952. A substituição fideicomissária somente se permite em favor dos não concebidos ao tempo da morte do testador.

Parágrafo único. Se, ao tempo da morte do testador, já houver nascido o fideicomissário, adquirirá este a propriedade dos bens fideicometidos, convertendo-se em usufruto o direito do fiduciário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

FIDEICOMISSO - IV

A

Art. 1.959. São nulos os fideicomissos além do segundo grau.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

CLÁUSULA OU PACTO COMISSÓRIO - I

A

É aquela que autoriza o credor de direitos reais de garantia a ficar com o bem para si caso a dívida não seja paga no vencimento pelo devedor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

CLÁUSULA OU PACTO MARCIANO

A

É o ajuste que assegura a apropriação do bem dado em garantia pelo credor, mas exige para tanto a avaliação do justo preço e a devolução de eventual excedente (valor do bem que excede o da dívida) ao devedor.

Por esse pacto, se o débito não for pago, a coisa poderá passar à propriedade plena do credor pelo seu justo valor, a ser estimado, antes ou depois de vencida a dívida, por terceiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

CLÁUSULA OU PACTO COMISSÓRIO - II

A

O grande detalhe é que o pacto comissório é uma cláusula nula, pois autoriza o credor pignoratício, anticrético ou hipotecário a ficar com o objeto da garantia, se a dívida não for paga no vencimento. Já o PACTO MARCIANO é válido, pois, após o vencimento, poderá o devedor dar a coisa em pagamento da dívida.

17
Q

RESPONSABILIDADE CONTRATUAL

A

Seguindo a doutrina clássica, quando o dano decorre do ilícito contratual, caracterizado pela violação ao dever convencionado, ou propriamente pelo inadimplemento da obrigação contratada, estamos diante da responsabilidade contratual.

O vínculo, ou a relação jurídica, no caso de responsabilidade contratual é preexistente.

18
Q

RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL

A

Na responsabilidade extracontratual o agente infringe a um dever legal, porque não existe nenhum vínculo jurídico (relação jurídica) entre a vítima e o agente antes do evento.

19
Q

CONTRATOS REAIS E CONSENSUAIS - I

A

São Contratos Reais o MUTUO, o COMODATO e o DEPÓSITO.

Todos os outros contratos são CONSENSUAIS.

20
Q

CONTRATOS REAIS E CONSENSUAIS - II

A

Difeferencia-se pelo fato de nos contratos reais a tradição é pressuposto de surgimento do contrato, sem a tradição não há contrato, no maximo, uma expectativa de contrato.

21
Q

CONTRATOS REAIS E CONSENSUAIS - III

A

Não há que se falar em inexecução contratual se não houver inequívoca formação do contrato, neste caso, havendo descumprimento da obrigação pactuada antes da formação do contrato, cabe acionar juridicamente àquele que descumpriu por responsabilidade civil.

22
Q

CONTRATO DE COMODATO

A

O COMODATO é gratuíto, se for oneroso, ele se transforma em locação.

É empréstimo de coisa infungivel, excepcionalmente, pode ser de coisa fungivel.

É contrato BILATERAL para se formar, mas, após sua formação, por impor obrigação apenas ao comodatário, que é de restituir, revela-se como UNILATERAL.

23
Q

CONTRATO DE MUTUO

A

O MUTUO pode ser gratuito e oneroso.

Difere-se do COMODATO por ser MUTUALMENTE GRATUÍTO, mas, pode ser oneroso.

É contrato unilateral na execução e, na formção, bilateral.

Deve ser temporário sob pena de se comparar a doação.

No contrato de mutuo o mesmo bem que vai é o mesmo bem que volta.

24
Q

CLÁUSULA DE RAIO

A

A CLÁUSULA DE RAIO ou de EXCLUSIVIDADE TERRITORIAL consiste em uma cláusula que impede que um determinado lojista se instaure em outro local dentro de um determinado perímetro fixado em contrato.

JURISPRUDENCIA DO CADE ADMITE A CLÁUSULA DESDE QUE LIMITADAS AOS REQUISITOS:

a. Extensão: Se verificar cláusulas de até 2 km. Cláusulas com raio superior a 5 km não devem ser aceitas. Raios com extensão entre 2 e 5 km poderão ser aceitos em algumas ocasiões se houver características especiais no mercado que justifiquem um raio maior;

b. Duração: As cláusulas de raio de até cinco anos devem ser aceitas;

c. Objeto: Serão aceitas cláusulas que abarquem os controladores da sociedade locatária, bem como suas controladas, e quando se tratar da mesma marca. observar 170 da CF/88, Livre Concorrência

25
Q

DANO REFLEXO, OBLÍQUO OU RICOCHETE

A

O DANO REFLEXO ocorre quando o ato ilícito causa prejuízo não apenas à vítima imediata, mas também a terceiros, de forma indireta. EXEMPLO Engavetamento de veículos, em que o veículo da dianteira sofre um dano decorrente do veículo atrás de si, mas reflexo por ação do veículo mais traseiro da sequência do abalroamento.

O DANO OBLÍQUO OU RICOCHETE se caracteriza pela lesão a um interesse jurídico de uma pessoa, que acaba por afetar outra pessoa de maneira indireta, mas juridicamente reconhecível. Essa lesão pode afetar tanto o patrimônio material quanto imaterial da vítima indireta, que então busca reparação em seu próprio nome. EXEMPLO Busca por indenização devido à perda de fertilidade de um cônjuge causada por um acidente de trabalho ou danos morais sofridos por familiares devido à violação da imagem e honra de uma pessoa falecida.

26
Q

VIOLAÇÃO POSITIVA DO CONTRATO

A

Ocorre quando o devedor apesar de realizar a prestação principal do contrato, descumpre os deveres secundários ou anexos relacionados à boa-fé objetiva, tais como de prevenção, transparência, informação etc. Essa modalidade de descumprimento chama-se violação positiva do contrato.

27
Q

PACTA CORVINA ou PACTO SUCESSÓRIO

A

Nos termos do artigo 426 do CC, é vedado que seja objeto de estipulação contratual a herança de pessoa viva.