Conteúdo Flashcards
O que é Antropologia e o que ela estuda?
Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano em sua totalidade, estuda os diversos aspectos da vida social em diferentes culturas ou sociedades humanas.
O ser humano é compreendido pela antropologia em sua dimensão biológica, cultural e social, simultaneamente.
Quais características que nos diferenciam dos chimpanzés?
Características paleontológicas e contextuais que nos diferenciam dos demais mamíferos, tornando-nos produtos e produtores de cultura:
a) Desenvolvimento do cérebro;
b) Visão estereoscópica/tridimensional;
c) Usos das mãos;
d) Bipedismo;
e) Posição ereta;
f) Instituição da primeira regra: proibição do incesto (Lévi-Strauss);
g) Produtor de símbolos (Leslie White);
Qual a relação entre a Teoria da Evolução e da Criação?
Em ambas fica claro que a natureza não age por saltos
Quais são as etapas do desenvolvimento - Hominídeos ao Homo Sapiens?
Australopithecus
Homo Habilis
Homo Erectus
Homo Neanderthal
Homo Cro-Magnon
Homo Sapiens
Para entender…
O australopithecus começou a andar sob as duas pernas, em seguida o homo habilis começou a fabricar instrumentos de pedra, logo o homo erectus começou a andar ereto e o homo neanderthal utilizava as cavernas para proteção, o homo Cro-Magnon utilizava as paredes das cavernas para se comunicar e por fim o homo sapiens atualmente.
Quais são as lições para uma bela velhice?
- Reinventar-se, redescobrir-se.
- Viver o presente e a idade que tem não se ocupando demais.
- Bom humor e leveza como indispensáveis para vivenciar as perdas, a liberdade e a autoestima nesta fase da vida, bem como prevenção à saúde física e mental.
- Encontrar o projeto de vida
- Buscar o significado
- Conquistar a liberdade
- Viver o presente
- Vencer o medo
- Aceitar a idade
Qual a relação entre corpo e cultura?
Como afirmou Marcel Mauss (1974) é por meio da “imitação prestigiosa” que os indivíduos de cada cultura constroem seus corpos e comportamentos. Para Mauss, o conjunto de hábitos, costumes, crenças e tradições que caracterizam uma cultura também se refere ao corpo. Assim, há uma construção cultural do corpo, com uma valorização de certos atributos e comportamentos em detrimento de outros, fazendo com que haja um corpo típico para cada sociedade.
Esse corpo, que pode variar de acordo com o contexto histórico e cultural, é adquirido pelos membros da sociedade por meio da “imitação prestigiosa”. Os
indivíduos imitam atos, comportamentos e corpos que obtiveram êxito e que têm prestígio em sua cultura. É importante destacar que este processo de imitação não é, necessariamente, um ato consciente dos membros de cada cultura.
Qual a relação entre Natureza e Cultura?
As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente.
A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas próprias limitações: um animal frágil, provido de insignificante força física, dominou toda a natureza e se transformou no mais temível dos predadores. Sem asas, dominou os ares; sem guelras ou membranas próprias, conquistou os mares. Tudo isto porque difere dos outros animais por ser o único que possui cultura.