containers Flashcards

1
Q

Vantagens de containes

A

Como os contêineres requerem muito menos recursos (por exemplo, eles não precisam de um sistema operacional completo), eles iniciam rapidamente e são fáceis de implantar. Isso permite que você tenha maior densidade, o que significa que permite a você executar mais serviços na mesma unidade de hardware, reduzindo os custos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

o que são containes?

A

Contêineres são semelhantes às VMs, mas têm propriedades de isolamento flexibilizados para compartilhar o sistema operacional (SO) entre as aplicações. Portanto, os contêineres são considerados leves. Semelhante a uma VM, um contêiner tem seu próprio sistema de arquivos, compartilhamento de CPU, memória, espaço de processo e muito mais. Como eles estão separados da infraestrutura subjacente, eles são portáveis entre nuvens e distribuições de sistema operacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Contêineres se tornaram populares porque eles fornecem benefícios extra, tais como:

A

1- Criação e implantação ágil de aplicações: aumento da facilidade e eficiência na criação de imagem de contêiner comparado ao uso de imagem de VM.
2- Desenvolvimento, integração e implantação contínuos: fornece capacidade de criação e de implantação de imagens de contêiner de forma confiável e frequente, com a funcionalidade de efetuar reversões rápidas e eficientes (devido à imutabilidade da imagem).
Separação de interesses entre Desenvolvimento e Operações: crie imagens de contêineres de aplicações no momento de construção/liberação em vez de no momento de implantação, desacoplando as aplicações da infraestrutura.
3- A capacidade de observação (Observabilidade) não apenas apresenta informações e métricas no nível do sistema operacional, mas também a integridade da aplicação e outros sinais.
4- Consistência ambiental entre desenvolvimento, teste e produção: funciona da mesma forma em um laptop e na nuvem.
Portabilidade de distribuição de nuvem e sistema operacional: executa no Ubuntu, RHEL, CoreOS, localmente, nas principais nuvens públicas e em qualquer outro lugar.
5- Gerenciamento centrado em aplicações: eleva o nível de abstração da execução em um sistema operacional em hardware virtualizado à execução de uma aplicação em um sistema operacional usando recursos lógicos.
6- Microserviços fracamente acoplados, distribuídos, elásticos e livres: as aplicações são divididas em partes menores e independentes e podem ser implantados e gerenciados dinamicamente - não uma pilha monolítica em execução em uma grande máquina de propósito único.
7- Isolamento de recursos: desempenho previsível de aplicações.
8- Utilização de recursos: alta eficiência e densidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Volumes

A

Os arquivos em disco em um contêiner são efêmeros, o que apresenta alguns problemas para aplicações não triviais quando executadas em contêineres. Um problema é a perda de arquivos quando um contêiner quebra. O kubelet reinicia o contêiner, mas em um estado limpo. Um segundo problema ocorre ao compartilhar arquivos entre contêineres que são executados juntos em um Pod. A abstração de volume do Kubernetes resolve ambos os problemas. Sugere-se familiaridade com Pods .

https://kubernetes.io/pt-br/docs/concepts/storage/volumes/

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly