Conceitos fundamentais e introdutórios Flashcards
Para Chiavenatto, o que significa Administração?
Significa subordinação e serviço, ou seja, “aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro”. Segundo ele, a “administração constitui a maneira pela qual se utilizam os diversos recursos organizacionais – humanos, materiais, financeiros, de informação e de tecnologia – para alcançar objetivos e atingir elevado desempenho por intermédio das competências disponíveis”.
Para Chiavenatto, o que significa administrar?
Fazer com que tarefas sejam executadas por outras pessoas em conjunto. O administrador não é aquele que faz, mas sim o que faz fazer. A administração faz as coisas acontecerem por meio das pessoas para conduzir as organizações ao sucesso”.
O que é Administração?
Administração é a utilização de todos os recursos organizacionais (pessoas, equipamentos, dinheiro, etc.), de forma planejada, organizada, dirigida e controlada, para o alcance dos objetivos da organização, que não poderiam ser alcançados por uma só pessoa (de forma autônoma).
Segundo Henry Mintzberg, como pode ser vista a administração?
A administração pode ser vista dentro de um triângulo:
- arte (inovação e criatividade)
- habilidade prática (aplicação da teoria)
- utilização da ciência (análise sistemática do conhecimento)
O que é organização?
Organização é uma entidade estruturada, onde estão alocadas as pessoas e os recursos, que trabalham juntos para que os resultados (objetivos comuns) sejam alcançados.
Qual a diferença entre administração e organização?
Administração: orientar e conduzir pessoas e recursos, para que objetivos sejam alcançados (a administração conduz a organização).
Organização: é o local onde essas pessoas e recursos encontram-se alocados para o desempenho das funções precípuas da administração.
No âmbito da administração, quais os significados para organização?
Possui dois significados:
1- Organização, enquanto Entidade Estruturada: Conjunto de pessoas e recursos, que trabalham juntos para alcançarem objetivos comuns (o que acabamos de estudar).
2- Organização, enquanto Função Administrativa: É uma das funções administrativas que integram o processo organizacional (processo administrativo). Falaremos dela mais à frente.
OBS: TEM OUTRO SIGNIFICADO PARA ORGANIZAÇÃO, NO SENTIDO DE ORDEM, COLOCAR AS COISAS NO LUGAR
Quais as classificações dos ambientes organizacionais?
Possui três classificações:
Ambiente Geral: É o “macro ambiente”. É composto por participantes que não sofrem interferência da organização, mas que influenciam a organização de maneira indireta. Exemplos: economia, política, tecnologia e demografia.
Ambiente Operacional: Também chamado de ambiente competitivo, setorial, ou imediato, é formado por componentes que influenciam a organização de maneira direta. São os participantes que estão mais “próximos” da organização. Exemplos: clientes, fornecedores, concorrentes, agências reguladoras.
Ambiente Interno: É composto pelos elementos internos da organização. Exemplos: funcionários, administradores, equipamentos, estrutura física e cultura organizacional.
Quais os tipos de estruturas organizacionais da Administração?
Possui dois tipos:
Organização Formal: É aquela pautada pela racionalidade e pela lógica. É o conjunto de normas que orientam o andamento dos processos organizacionais. A estrutura da organização e as funções são definidas em regulamentos e organogramas12. Os relacionamentos no ambiente de trabalho se darão baseados na missão, visão e valores da organização.
A organização formal é criada propositalmente para que a organização alcance seus objetivos.
Organização Informal: É aquela baseada na espontaneidade. Está associada a questões de ordem social e pessoal que os colaboradores da empresa compartilham dentro do ambiente organizacional. É formada por relações pessoais e pela afinidade entre os membros de uma organização. A organização informal surge naturalmente e não possui objetivos claros. Pode-se dizer que esse tipo organização transcende a organização formal.
Quais são os níveis organizacionais da Administração?
É dividido em três níveis:
Nível estratégico: É o nível mais elevado da hierarquia. É onde encontram-se os Diretores, os Presidentes, os CEO ́s e outros gestores de cúpula da organização. Nesse nível, são discutidos temas que afetam a organização como um todo. São discutidos os objetivos gerais da organização. As decisões tomadas no nível estratégico norteiam o rumo da organização e estão relacionadas ao longo prazo.
Nesse nível, são discutidos temas como: clima e cultura organizacional; estratégias da organização; mudança ambiental e comportamental do meio externo (clientes, concorrentes), entre outros.
O nível estratégico está em contato direto e tem uma maior interação com o ambiente externo.
Nível tático: É o nível “intermediário”, ou nível gerencial. É o “elo de articulação” entre o nível estratégico e o nível operacional. No nível tático estão os gerentes e chefes de departamento. A função dos administradores deste nível é de interpretar as decisões tomadas no nível estratégico, e buscar meios para que estas decisões sejam implementadas pelo nível operacional. O foco se dá em unidades específicas da organização.
Esse nível se preocupa, normalmente, com o médio prazo.
Nível operacional: É o nível administrativo mais baixo. É onde estão os supervisores. O foco é no curto prazo, no desempenho das tarefas. Os administradores desse nível devem se preocupar em colocar em prática o que foi estabelecido pelo nível tático. Para tanto, devem guiar e administrar seus subordinados (os funcionários e operários “chão de fábrica”) para que executem as atividades e desempenhem suas funções de maneira eficiente.
Qual a tarefa básica da Administração, segundo Chiavenatto?
Interpretar os objetivos globais propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional global por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa a fim de atingir tais objetivos da melhor maneira possível.
O que é um processo?
É um método, um conjunto de funções para pra se atingir os objetivos.
O processo administrativo é compostos por quais funções administrativas?
PODC (podicê) - Planejamento, Organização, Direção e Controle
Sobre o que trata o planejamento como função administrativa?
- Estabelece os objetivos e define os meios (traçar as estratégias) para alcançá- los.
- Define “aonder quer se chegar” e traça os planos de “como chegar” lá.
- Identifica oportunidades, ameaças, fraquezas e forças.
- Tem foco em ideias.
Sobre o que trata a organização como função administrativa?
- Divide o trabalho, atribui as responsabilidades e estabelece as autoridades.
- Estabelece os meios e os recursos necessários para se alcançar o objetivo
proposto pelo planejamento. - Aloca recursos para equipes, pessoas, órgãos e departamentos e à atribuição (alocação) de tarefas.
- Tem foco em “coisas” / recursos