Complicações Pós Anestésico Flashcards
Midazolam e propofol, embora mais comumente usados para sedação, têm efeitos antieméticos de duração mais longa do que seus efeitos na sedação (Barash).
Se uma dose adequada de antiemético administrada no momento apropriado for ineficaz, é improvável que a simples administração de mais da mesma classe de medicamento na SRPA produza qualquer benefício significativo. Portanto,não é recomendado repique qualquer medicamento da mesma classe dentro de 6 horas após a dose inicial. Medicamentos antieméticos específicos, como escopolamina, dexametasona e aprepitant, não devem ser repicados.
ANTAGONISTASdopaminérgicos (as Butirofenonas) fazem parte do arsenal terapêutico contra náuseas e vômitos no pós-operatório.
A capacidade de identificar pacientes de alto risco para náuseas e vômitos pode melhorar significativamente a qualidade do atendimento e a satisfação do paciente na SRPA. Do ponto de vista do paciente, a náusea pode ser mais desconfortável do que a dor pós-operatória. Assim, são fatores de risco independentes:
Feminino
Não fumante
Histórico de náuseas e vômito pós operatório
Uso pós operatório de opióides
Idade <50
Na escala de APfel qual a máxima pontuação?
5 pontos, cada item pontua 1
Qual o risco para 0 pontos na escala de Apfel?
10%
Qual o risco para 1 pontos na escala de Apfel?
20%
Qual o risco para 2 pontos na escala de Apfel?
30%
Qual o risco para 3 pontos na escala de Apfel?
50%
Qual o risco para 4 pontos na escala de Apfel?
60%
Qual o risco para 5 pontos na escala de Apfel?
80%
Ametoclopramidaé um antagonista dopaminérgico (D2) e serotoninérgico (5-HT3, 5-HT4 periférico em doses mais elevadas) com propriedades procinéticas, as diretrizes atuais não listam a metoclopramida como tratamento de primeira linha
Odroperidolé umabutirofenonacom efeito antiemético resultante do receptor dopaminérgico (D2) com potencial de prolongamento do intervalo QT. Este e outros efeitos colaterais do droperidol, como sedação e acatisia, são significativos, mas em doses mais altas do que as comumente usadas para profilaxia de NVPO, que são tipicamente 1,25 mg ou menos.
Antagonistas do receptor de histamina H1têm uma eficácia particular no manejo de náuseas e vômitos precipitados por vias vestibulares, com benefício documentado no manejo da cinetose e procedimentos cirúrgicos para estrabismo ou envolvendo o ouvido médio.
Odimenidrinato(uma combinação de difenidramina e 8-cloroteofilina que foi adicionada para reduzir a sonolência) tem uma eficácia antiemética semelhante à do droperidol e dos antagonistas de 5-HT3, mas as reações adversas potenciais desses anti-histamínicos incluem sedação acentuada, boca seca, retenção urinária, e visão turva como resultado do antagonismo do receptor muscarínico associado.
Ameclizina, um antagonista do receptor H1, tem efeito sedativo mínimo, ação prolongada e eficaz para o tratamento de NVPO.
Osantagonistas de 5-HT3(ondansetrona) têm um papel importante, devido ao seu perfil de reações adversas relativamente benigno. Seu uso profilático é mais eficaz quando administrado imediatamente antes do término da cirurgia. Embora relativamente bem tolerados, seu perfil de efeitos colaterais inclui risco aumentado de dor de cabeça e elevação de enzimas hepáticas. Todos os antagonistas do subtipo 3 da serotonina também são associados ao prolongamento do intervalo QT.
Adexametasonaé um antiemético eficaz em doses intravenosas de 4 a 5 mg. Este esteroide pode atuar centralmente para modular a liberação de endorfinas ou inibir a síntese de prostaglandinas. Dado o seu início de ação tardio, a dexametasona deve ser administrada o mais cedo possível após a indução da anestesia. A dexametasona profilática também é eficaz na redução da dor pós-operatória e na melhora da qualidade da recuperação, embora em doses um pouco mais altas (tipicamente 8 mg) do que as necessárias para um efeito antiemético.
O papel dastaquicininasna via emética foi elucidado pela primeira vez por estudos imuno-histológicos identificando a substância P em áreas do SNC associadas ao reflexo de vômito. Pesquisas subsequentes identificaram o valor potencial de antagonistas específicos do receptor de neurocinina-1, no qual a substância P e as neurocininas A e B interagem central e perifericamente no intestino, para suprimir o vômito. Oaprepitantfoi o primeiro fármaco desta classe lançado comercialmente.
Qual anticolinergico é usado como antiemético?
Escopolamina 1,5 mg patch transdermico atrás da orelha antes da cirurgia- remover após 24h de pós operatório
Qual antagonista do receptor NK 1?
Aprepitant 40mg oral 3horas antes da anestesia
Dose de corticoide como antiemetico?
Dexametasona 4 mg após indução anestésica