Colonização Francesa e Jesuítas na América Flashcards
Início da ideia da colonização francesa
- Os franceses nunca aceitaram ou reconheceram o Tratado de Tordesilhas.
- Com isso, a França entra no território através dos corsários, evitando guerra direta, para explorar o pau-brasil.
- Se aliaram aos tamoios e tupinambás, a troco da promessa de não escravizar/matar esses povos.
França Antártica
Nicolas Ourand de Villegagnon reconhece um território que os portugueses ainda não focaram ou exploraram. Fez uma demarcação de 150km no atual Rio e a construção do forte de Coligny, na ilha de Villegagnon. Assim foi fundada a primeira colônia francesa.
As primeira pessoas que vieram para a construção dessa colônia foram os huguenotes, ou calvinistas, mal vistos na França por serem protestantes.
Declínio da França Antártica
- Logo essa colônia entrou em declínio, devido ao conflito interno - os calvinistas divergiam do Estado francês, que também era atuante na colônia -, havia uma divergência e pouca comunicação entre eles, gerando falta de subordinação.
- Estácio de Sá, sobrinho de Mem, fundou a cidade de São Sebastião no RJ e colonizou ao redor da França Antártica, tendo uma base forte para expulsar os franceses do território.
França Equinocial
Exploradores saíram do sudeste e, décadas depois, atingiram o Maranhão, onde formaram outra colônia francesa, a Equinocial. Durou apenas 3 anos.
Se aproveitaram da fragilidade do poder português, que estava no período da União Ibérica - domínio da Espanha -, mas não fizeram um proveito muito forte.
Guiana Francesa
Os francês tentaram colonizar e fazer atividades econômicas na época Equinocial, mas os portugueses já eram sabidos de como os franceses atuam. Isso gera a segunda queda da França na terra brasileira, que migram novamente e dessa vez colonizam um novo lugar, a Guiana Francesa que se conhece até hoje.
Quem são os jesuítas
A Companhia de Jesus foi a ordem criada como parte da contrarreforma católica aos avanços da igreja protestante. Jesuítas eram padres que tinham objetivo de catequizar e conquistar novos fiéis.
Chegaram ao Brasil no Governo Geral, através do jesuíta-chefe Manuel de Nóbrega.
Como os jesuítas
atuaram no Brasil (5)
- Desenvolveram na região sul;
- Formaram aldeamentos autossustentáveis;
- Buscavam a catequização às etnias indígenas;
- Fundação de colégios jesuíticos, as primeiras instituições de ensino no Brasil;
- Se opunham à escravidão indígena, conflitando com o segundo Governador Geral, Duarte da Costa, pois acreditavam que, depois de catequizados, se tornariam irmãos - embora ainda exploravam a mão de obra indígena nos aldeamentos.
Crise da Companhia
Havia constante conflito, além de por conta da escravidão indígena, por:
- Questionamento sobre os valores cristãos devido ao iluminismo;
- Os jesuítas dificultavam questões políticas na colônia. O Déspota Esclarecido, Ministro Marquês de Pombal, acusou os jesuítas de impedirem que Portugal e Espanha fizesse o Tratado de Madri.
Havia um grupo de jesuítas espanhóis que vivam em sete aldeamentos que não queriam assinar a nova divisão do Brasil. Como resultado, foram expulsos e presos em Portugal, alguns morrendo na prisão.