Citações - 01 Flashcards

1
Q

“A diversidade é a condição de florescimento das culturas, e a uniformidade, a condição de sua morte e petrificação.”

A

(Anísio Teixeira)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

…devendo ser os historiadores exatos, verdadeiros e nada apaixonados, sem que o interesse, nem o medo, nem o rancor, nem a afeição os façam torcer o caminho da verdade, cuja mãe é a História, êmula do tempo, depósito das ações, testemunha do passado, exemplo e aviso do presente, advertência do porvir.”

A

(Miguel de Cervantes)

OBS: êmulo = diz-se de ou aquele que nutre emulação por; rival, competidor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

“‘Conservem suas belas praias.’ ‘Não deixem acontecer com suas cidades o que aconteceu com Londres e Nova Iorque.’ São estas frases constantemente marteladas aos ouvidos dos representantes dos países em desenvolvimento. Estamos convencidos de que, se o problema deve ser atacado em bases verdadeiramente universais, isso poderá determinar a necessidade de uma verdadeira replanificação da economia mundial. O que não é possível é que, em uma tentativa de zoneamento do mundo, certas áreas verdes se destinem a reservas mundiais ou a campos de recreação para os habitantes dos países altamente industrializados, que desejem esca-par aos males e aos inconvenientes da civilização industrial, responsável pela sua prosperidade e pela sua ascendência econômica. Os países subdesenvolvidos estariam, assim, destinados a serem áreas de weekend para anglo-saxões, alemães e escandinavos.”

A

(Embaixador Araújo Castro)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

“O fato de que a geração mais velha não consegue guiar a geração mais jovem é em parte também a expressão da crise da instituição familiar e da nova situação do elemento feminino na sociedade. A educação dos filhos é confiada cada vez mais ao Estado ou a iniciativas educacionais privadas, e isso determina um empobrecimento ‘sentimental’ no que se refere ao passado, e uma mecanização da vida.”

A

(Antônio Gramsci /1891-1937/)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

“O enraizamento é talvez a necessidade mais importante e mais desconhecida da alma humana e uma das mais difíceis de definir. O ser humano tem uma raiz por sua participação real, ativa e natural na existência de uma coletividade que conserva vivos certos tesouros do passado e certos pressentimentos do futuro.”

A

(Simonne Weil)

OBS: foi uma escritora, mística e filósofa francesa, tornou-se operária da Renault para escrever sobre o cotidiano dentro das fábricas. Lutou na Guerra Civil Espanhola, ao lado dos republicanos, e na Resistência Francesa, em Londres.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

“Uma vez que se tenha encontrado a si mesmo, é preciso saber, de tempo em tempo, perder-se – e depois reencontrar-se: pressuposto que se seja um pensador. A esse, com efeito, é prejudicial estar sempre ligado a uma pessoa.”

A

(Nietzsche)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

“A observação inexata comum vê na natureza, por toda parte, oposições (como por exemplo “quente e frio”) onde não há oposições, mas apenas diferenças de grau. Esse mau hábito nos induz também a querer entender e decompor a natureza interior, o mundo ético-espiritual, segundo tais oposições. É indizível o quanto de dor, pretensão, dureza, estranhamento, frieza, penetrou assim no sentimento humano, por se pensar ver oposições em lugar das transições.”

A

(Nietzsche)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

“Não nos deixaríamos queimar por nossas opiniões: não estamos tão seguros delas. Mas, talvez, por podermos ter nossas opiniões e podermos mudá-las.”

A

(Nietzsche)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

“Todo indivíduo pretende aplicar seu capital de modo que o seu produto venha a ser do maior valor possível. De modo geral, ele não tem intenções de promover o interesse público, nem sabe o quanto o está promovendo. Visa apenas à própria segurança, apenas ao seu próprio lucro, e nisso tem a guiá-lo uma “mão invisível”, para promover um objetivo que não está em seus planos. Ao procurar seu próprio interesse, ele frequentemente promove o da sociedade, e isso com influência maior do que seria o caso se a intenção de fazê-lo fosse verdadeira.”

A

(Adam Smith)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

“Com a evolução cultural de alguns países subdesenvolvidos, é de se esperar que comecem a entender aquilo que Quesnay ensinou há mais de dois séculos – que existe um poder intrínseco à produção de matéria-prima, agrícola ou mineral. E que somente os países autossuficientes quanto à produção de matéria-prima serão realmente independentes. Mas os países industrializados já se alertaram e possuem uma arma capaz de manter o status quo permanentemente. O novo instrumento de opressão será a tecnologia.”

A

(Rogério César de Cerqueira Leite)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

“As ideias da classe dominante, em todas as épocas, são também as ideias dominantes, ou seja, a classe que é a força material dominante da sociedade é também a força espiritual dominante. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe, ao mesmo tempo, dos meios de produção intelectual, se bem que, estando estes contidos naqueles, as ideias dos que não dispõem dos meios de produção intelectual ficam, ao mesmo tempo, subordinadas a essa classe dominante. As ideias dominantes nada mais são do que a expressão ideal das relações materiais dominantes, são essas relações materiais dominantes apreendidas sob a forma de ideias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante.”

A

(Karl Marx)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

“A emancipação política realizada pelas categorias dominantes interessadas em assegurar a preservação da ordem estabelecida, cujo único objetivo era romper o sistema colonial no que ele significava de restrito à liberdade de comércio e à autonomia administrativa, não ultrapassaria seus próprios limites. A ordem econômica seria preservada, a escravidão, mantida. A nação independente continuaria subordinada à economia colonial, passando do domínio português à tutela britânica. A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria e a escravidão da maioria dos habitantes do país. Conquistar a emancipação definitiva da nação, ampliar o significado dos princípios constitucionais seria tarefa relegada aos pósteros.”

A

(Emília Viotti da Costa)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

“Depois dos campos de concentração, achamos que não cairíamos nunca mais nesses radicalismos e, de repente, a intolerância está outra vez instalada na Europa. A intolerância é parte inseparável do ser humano, não aguentamos as diferenças de cor, crença, religião, opinião.”

A

(José Saramago)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

“No Brasil, onde imperou, desde tempos remotos, o tipo primitivo de família patriarcal, o desenvolvimento da urbanização – que não resulta unicamente do crescimento das cidades, mas também do crescimento dos meios de comunicação, atraindo vastas áreas rurais para a esfera de influência das cidades – ia acarretar um desequilíbrio social cujos efeitos permanecem vivos até hoje.”

A

(Sérgio Buarque de Holanda)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

“A aristocracia pode mudar de forma, mas não pode desaparecer; há de durar tanto quanto o orgulho. Reduzi o Estado à menor aldeia, a aristocracia surgirá ainda dessa parcela de sociedade: dois camponeses, melhores ou piores que os outros, associar-se-ão para conduzir a comuna e tiranizá-la-ão sob forma de conselheiros, benfeitores ou déspotas segundo as circunstâncias. A aristocracia é uma hidra: cortai-lhe a cabeça, renascerão cem. Não a anulareis nunca. Um poeta disse com muita justeza: a natureza é aristocrática. Não se trata de destruir a aristocracia, mas de achar-lhe uma base razoável e justa.”

A

(Marquês de Custine) [1790/1858]

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

“O Brasil é…, paradoxalmente, um país novo povoado de ruínas. Feita em saltos, a nossa história desconcerta o investigador. É o regime da inconsequência. É uma série de esforços arquejantes, que não se conjugam, não se integram num conjunto. Não conhecemos a marcha continuada, o lento ascender de passo firme. Vivemos sempre a recomeçar.”

A

(Gilberto Amado) [1887-1969]

arquejante = que arqueja; ofegante, anelante

arquejar = 1) (VI) respirar com dificuldade ou de maneira espasmódica, levantando e abaixando agitadamente o peito; ofegar / 2) (VI) Derivação: sentido figurado. estar em estado de agonia / 3) (VTD) Derivação: sentido figurado. deixar escapar (som dorido, sofrido etc.); fazer ressoar como arquejos.

17
Q

“Se no mercado os produtos primários competem entre si com chances iguais de fazerem prevalecer seus interesses, o mercado pode se dizer livre para esses produtores. Se nesse mercado os produtores privados se apresentam de forma e com forças desiguais e os maiores fazem prevalecer seus preços e interesses, o mercado só é livre para os maiores, e o seu nome é oligopólio ou monopólio. […]
Na verdade, o dilema de nossa modernidade não é acabar com o mercado nem com o Estado, mas democratizar os dois e, portanto, o de submetê-los ao controle da sociedade civil segundo princípios, valores e leis comuns a todos.”

A

(Herbert de Souza - “Betinho”)

18
Q

“A América Latina vive, atualmente, momentos decisivos da sua evolução histórica e necessita da conscientização dos países que a compõem e uma consequente tomada de posição coletiva. A retrospectiva histórica é necessária na medida em que traz à tona problemas de profundas raízes, incompreensíveis sem a busca de suas origens.”

A

(José Ribeiro Júnior)

19
Q

“Basta ir ao fundo de qualquer acontecimento histórico, noutras palavras, da atividade de toda a massa de homens que tomaram parte no acontecimento, para se convencer de que a vontade do herói histórico não somente não dirige as ações das massas, mas que ela mesma está sendo constantemente dirigida.”

A

(Tolstói)

20
Q

“‘Não há grande homem.’, diz o provérbio, para o seu criado. E Goethe comenta: ‘Não porque o grande homem não seja um grande homem, mas porque o criado é um criado.’”

A

(Goethe)