Cirurgia Oncológica Flashcards
Princípios da cirurgia oncológica.
- Diagnóstico histológico
- Estadiamento
- Comparação com outras terapias
- Logística (multidisciplinaridade)
- Adjuvância x neoadjuvância
- Ressecabilidade x operabilidade
- Avaliação de resultados
Cite 5 princípios técnicos da cirurgia oncológica.
-ABCDE: Abertura da peça cirúrgica; Bloquear vias de drenagem (veias); Clipagem; Dissecção centrípeta; Evitar contaminação de outros tecidos. Margens adequadas.
Quais são os tipos de cirurgia oncológica, citando um exemplo de cada.
-Curativa: cura definitiva por ressecção macroscópica completa. Ex: Gastrectomia com linfadenectomia regional
-Paliativa: qualidade de vida, evitar o comprometimento das funções vitais e aliviar os sintomas do paciente. Ex:
hepatojejunostomia e colecistectomia em neoplasia de cabeça de pâncreas.
-Preventiva: evitar ocorrência de neoplasia. Ex: colectomia em paciente com retocolite ulcerativa que não responde bem ao tratamento não-cirúrgico.
-Emergência: complicações da doença de base. Ex: colectomia parcial em paciente com obstrução intestinal devida tumor.
Quais são as técnicas para diagnóstico.
- Imagem: USG Doppler, Angiografia, TC helicoidal (contraste/lipiodol) e RNM.
- Diagnóstico histológico: Citologia esfoliativa, Punção Aspirativa por Agulha Fina, Biópsia por agulha grossa, Biopsia excisional, Biópsia incisonal.
Explique o que é quimioterapia neo-adjuvante.
É o tratamento quimioterápico realizado antes de uma intervenção principal (cirúrgica ou radioterapêutica) de um tumor, com o objetivo de reduzir a massa tumoral e/ou possibilitar a ressecção e/ou reduzir o grau de classificação do estadiamento do tumor e, assim, poder melhorar os resultados do tratamento principal.
Caso clínico sobre um paciente com neoplasia maligna. Falava que estava em “performance de status tumoral 4”. O que significa isso e qual a influência na decisão sobre o tratamento cirúrgico?
Significa que o paciente é incapaz de executar cuidados pessoais, estando confinado ao leito ou a cadeira. Isso influencia no tratamento cirúrgico, com o paciente nesse estado geralmente não vale mais a pena investir em uma cirurgia, pois esta pode trazer mais maleficio do que benefício.
Quais são as falhas técnicas que podem ocorrer?
- Câncer residual (local / regional)
- margens inadequadas
- implantes tumorais na área da cirurgia
- clipagem não realizada.
- linfonodos comprometidos não removidos
- crescimento tumoral à distância (metástases ocultas; implantes durante a cirurgia)
Que fatores interferem no prognóstico de cirurgia oncológica ou do que depende o resultado da cirurgia oncológica?
Estado clínico do paciente, estadiamento da doença, cirurgias prévias e cirurgião.
Quais as possíveis extensões?
Displasia, tumor “in situ” e tumor invasivo.
O que avaliar no estadiamento intra-operatório?
H- fígado; N- linfonodos; P- peritônio e S- serosa.
Defina “marcadores tumorais”. Importância na terapêutica cirúrgica oncológica? Como deve ser um
marcador ideal? Diga sua importância clínica para a cirurgia oncológica.
Macromoléculas (como proteínas, carboidratos e DNA) secretadas ou desprendidas de células tumorais ou
advindas do tecido normal em resposta à invasão do câncer podem ser detectadas no sangue, fluidos corporais ou tecidos de um hospedeiro. Resultam de alterações genéticas nas células tumorais que afetam o perfil de expressão gênica de células tumorais ou dos tecidos adjacentes. Importância diagnóstica, para diferenciar doenças malignas de benignas, correlacionar-se ao volume do tumor, permitir classificação de subtipos, avaliar recidivas, orientar escolha de terapia e predizer resposta à terapia. O marcador ideal: simples e precoce, sensível e específico, proporcional ao tamanho do tumor e barato. A sua importância é que auxilia no diagnóstico através da classificação do subtipo histológico; no prognostico; na abordagem terapêutica; além de verificar a eficácia terapêutica; auxiliar a prevenção e rastrear recidivas.
Quais são os critérios de Okuda para ressecção de CHC?
- Bilirrubina sérica > 2mg% (1 ponto);
- Albumina < 3mg% (1ponto);
- Presença de ascite (1 ponto);
- Massa em > 60% do fígado (1 ponto);
- Trombose de veia porta (1 ponto).
Câncer gástrico incipiente vs avançado?
- Incipiente: o tumor invade apenas mucosa ou submucosa (mesmo que tenha linfonodo acometido)
- Avançado: o tumor invade a muscular própria, a subserosa ou a serosa (mesmo sem lesão de linfonodos).
O que é downstaging?
Regressão fisiopatológica da lesão (diminuição do estágio) com neoadjuvância, transformando-a, eventualmente, de irressecável para ressecável ou com citorredução para adjuvância. É tudo o que se faz para regredir, e não curar.
Paciente, 72 anos, portadora de DPOC, com neoplasia de cabeça de pancreas, cursando com ictericia. Defina e justifique que tipo de cirurgia oncologica foi esta.
Hepatojejunostomia + colecistectomia paliativa. Tumor de cabeça de pâncreas causa muita dor ao paciente. Como há icterícia em curso (gera prurido intenso que limita as atividades do paciente), o procedimento se deu a fim de melhorar a qualidade de vida, evitar o comprometimento das funções vitais e aliviar os sintomas.
Paciente feminina, mais de 60 anos, submetida a uma gastrectomia parcial para retirada completa de câncer
gástrico avançado localizado no antro, que atinge a serosa (acho que era isso), com afecção dos infonodos da curvatura menor, com ressecção linfonodal D3. Diga que tipo de cirurgia oncológica é esta e justifique.
Cirurgia curativa. Houve ressecção macroscópica completa do tecido tumoral (operação), tendo sido realizado o estadiamento prévio, as margens adequadas foram respeitadas na cirurgia.
Paciente com carcinoma de cabeça de pâncreas disseminando para a cavidade peritoneal, cursando com
icterícia. Que tipo de cirurgia oncológica você indicaria? Justifique.
Paliativa. Tumor de cabeça de pâncreas com disseminação para peritônio é inoperável e causa muita dor ao paciente; e, como ha icterícia em curso, o procedimento se daria a fim de melhorar a qualidade de vida, evitar o comprometimento das funções vitais e aliviar os sintomas (derivação bilio-digestiva).
Paciente com câncer gástrico submetido a gastrectomia parcial + linfadenectomia R2; margens livres, linfonodos de primeiro nível comprometidos. Qual o tipo de cirurgia oncológica? Justifique.
Curativa, pois a cirurgia retirou completamente a massa tumoral, deixando margens livres de neoplasia, bem como foram retirados os linfonodos de até 5cm do tumor, evitando possível disseminação linfática da doença.
Paciente de 66 anos, portadora de LES e HAS controlados, chega na emergência com queixa de vômitos há 24hs com quadro de obstrução intestinal. Vem fazendo uso regular de prednisona. Tem câncer de colón e foi feita a preparação para uma coletoria parcial. Qual o tipo de cirurgia oncológica? Justifique.
Cirurgia de emergência, pois a cirurgia em questão tem como objetivo tratar a obstrução intestinal, que é a
complicação gerada pelo câncer de colón da paciente.
Cite 5 princípios técnicos a serem observados na cirurgia oncológica de caráter curativo.
- Estadiamento pré e intra-operatório
- Comparação com outras terapias
- Ressecção macroscópica completa do tecido tumoral
- Operabilidade
- Margens adequadas
- Evitar disseminação da neoplasia.
Diga o que quer dizer o estadiamento T3N2MO.
-Tumor penetrando a serosa (visceral) sem invadir estruturas adjacentes (T3) com linfonodos entre 3 e 5cm de distância do tumor (N2) e ausência de metástases (M0).
Paciente com 55 anos, CA de colón com metástase hepática de 5 cm (T3 N2 M1), realiza colectomia esquerda e foi encaminhado para quimioterapia adjuvante. Qual o tipo de cirurgia oncológica?
Paliativa. Justificativa: pois se retirou o tumor primário a fim de melhorar a qualidade de vida da paciente no
sentido de desobstruir o colón (alivio dos sintomas e melhora das funções vitais), permitindo terapia com QT adjuvante, para diminuir o tumor metastático.
Explique o que é MELD/PELD.
MELD (modelo para doença hepática em estágio terminal) e PELD (modelo para doença hepática pediátrica em estagio terminal) são modelos de pontuação usados para predizer sobrevida e determinar a gravidade clínica de pacientes com doenças hepáticas graves, determinando sua posição na lista de espera de transplante de fígado. O MELD, realizado em pacientes com idade >12 anos, utiliza como variáveis: RNI (índice internacional normatizado), bilirrubina e creatinina, com escala numérica de 6 a 40. O PELD, realizado em pacientes com idade <12 anos, utiliza como variáveis: RNI, bilirrubina e albumina, além de ser alterado pela idade do paciente e pela presença de déficit de crescimento.
Paciente 72 anos, portador de neoplasia gástrica avançada, com TC de abdômen evidenciando envolvimento de linfonodos da pequena curvatura do estomago, submetido à gastrectomia total D2. Que tipo de cirurgia oncológica foi empregada neste paciente? Justifique.
Curativa. Foi ressecção macroscópica completa do tecido tumoral, com ressecção completa do órgão, além de uma adequada linfadenectomia em D2.