Chapter 02 - Projeções cartográficas; a carta náutica Flashcards
Qual a diferença entre MAPA e CARTA?
MAPA: é a representação do globo terrestre, ou de trechos da sua superfície, sobre um plano, indicando fronteiras políticas, características físicas, localização de cidades e outras informações geográficas, sócio-políticas ou econômicas.
CARTA: é, também, uma representação da superfície terrestre sobre um plano, mas foi especialmente traçada para ser usada em navegação ou outra atividade técnica ou científica, servindo não só para ser examinada, mas, principalmente, para que se trabalhe sobre ela na resolução de problemas gráficos, onde os principais elementos serão ângulos e distâncias, ou na determinação da posição através das coordenadas geográficas (latitude e longitude). As CARTAS permitem medições precisas de distâncias e direções (azimutes).
Desta forma, os documentos cartográficos utilizados em navegação são sempre cha- mados de Cartas, ou, mais precisamente, Cartas Náuticas.
As projeções, quanto ao método de construção, classificam-se em:
geométricas,
analíticas e
convencionais.
Projeções geométricas se baseiam em princípios geométricos projetivos. Podem ser subdivididas em:
projeções perspectivas e pseudo-perspectivas.
O que são As projeções perspectivas?
As projeções perspectivas são as obtidas pelas interseções sobre determinada superfície dos feixes de retas que passam pelos pontos correspondentes da superfície da Terra e por um ponto fixo, denominado ponto de vist
a) gnomônica – ponto de vista no centro da Terra;
b) estereográfica – ponto de vista na superfície da Terra;
c) ortográfica – ponto de vista no infinito.
A Projeção de Mercator pertence à classe das projeções por _________ _______ e à categoria das projeções ________
desenvolvimento cilíndrico
conformes
Como é classificada a Projeção de Mercator?
A Projeção de Mercator é classificada, portanto, como uma projeção cilíndrica equatorial conforme.
a. VANTAGENS DA PROJEÇÃO DE MERCATOR
- Os meridianos são representados por linhas retas, os paralelos e o equador são repre- sentados por um segundo sistema de linhas retas, perpendicular à família de linhas que representam os meridianos.
- É fácil identificar os pontos cardiais numa Carta de Mercator.
- É fácil plotar um ponto numa Carta de Mercator conhecendo-se suas coordenadas geo- gráficas (Latitude e Longitude). É fácil determinar as coordenadas de qualquer ponto representado numa Carta de Mercator.
- Os ângulos medidos na superfície da Terra são representados por ângulos idênticos na carta; assim, direções podem ser medidas diretamente na carta. Na prática, distâncias também podem ser medidas diretamente na carta.
- As LINHAS DE RUMO ou LOXODROMIAS são representadas por linhas retas.
- Facilidade de construção (construção por meio de elementos retilíneos).
- Existência de tábuas para o traçado do reticulado.
b. LIMITAÇÕES DA PROJEÇÃO DE MERCATOR
- Deformação excessiva nas altas latitudes.
- Impossibilidade de representação dos pólos.
- Círculos máximos, exceto o equador e os meridianos, não são representados por linhas retas (limitação notável nas Cartas de Mercator de pequena escala, representando uma grande área).
Quando comparada com o globo, a Projeção de Mercator exibe enormes deformações de áreas nas _______
altas latitudes
O que significa LATITUDE CRESCIDA?
Correspondente a um determinado paralelo é o comprimento do arco de meridiano compreendido entre a projeção do paralelo considerado e o equador, tomando-se para unidade de medida o comprimento do arco de 1 minuto do equador (1 minuto de Longitude).