Chapter 01 - O problema Geral da Navegação Flashcards
Para consecução do propósito da navegação, é necessário obedecer à seguinte seqüência básica de
atividades:
- Planejamento da Derrota
- Execução da Derrota
Quais são os três tipos de navegação?
- *NAVEGAÇÃO OCEÂNICA:**
- *NAVEGAÇÃO COSTEIRA:**
- *NAVEGAÇÃO EM ÁGUAS RESTRITAS:**
Defina: NAVEGAÇÃO OCEÂNICA:
é a navegação ao largo, em alto-mar, normalmente praticada a mais de 50 milhas da costa.
Defina: NAVEGAÇÃO COSTEIRA:
como o próprio nome indica, é a navegação praticada já mais próximo da costa, em distâncias que, normalmente, variam entre 50 e 3 milhas da costa (ou do perigo mais próximo). Pode, também, ser definida como a navegação feita à vista de terra, na qual o navegante utiliza acidentes naturais ou artificiais (pontas, cabos, ilhas, faróis, torres, edificações, etc.) para determinar a posição do navio no mar.
Defina: NAVEGAÇÃO EM ÁGUAS RESTRITAS:
é a navegação que se pratica em portos ou suas
proximidades, em barras, baías, canais, rios, lagos, proximidades de perigos ou quaisquer outras situações em que a manobra do navio é limitada pela estrita configuração da costa ou da topografia submarina. É este, também, o tipo de navegação utilizado quando se navega a distância da costa (ou do perigo mais próximo) menores que 3 milhas. É o tipo de navegação que maior precisão exige.
Quais são os principais Métodos de Navegação?
- NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA:
- NAVEGAÇÃO VISUAL:
- NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA:
- NAVEGAÇÃO ESTIMADA:
Defina:
NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA:
NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA: em que o navegante determina sua posição através de observações dos astros.
Defina:
NAVEGAÇÃO VISUAL:
NAVEGAÇÃO VISUAL: em que o navegante determina sua posição através de observações visuais (marcações, alinhamentos, ângulos horizontais ou verticais, etc.) de pontos de terra corretamente identificados e/ou de auxílios à navegação de posições determinadas (condição essencial: os pontos de apoio e os auxílios à navegação visados devem estar representados na Carta Náutica da região).
Defina:
NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA:
NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA: em que o navegante determina sua posição através de informações eletrônicas (obtidas de Radar, Radiogoniômetro, Omega, Decca, Loran, Satélite etc.).
Defina:
NAVEGAÇÃO ESTIMADA:
NAVEGAÇÃO ESTIMADA: método aproximado de navegação, através do qual o navegante executa a previsão da posição futura do navio (ou embarcação), partindo de uma posição conhecida e obtendo a nova posição utilizando o rumo, a velocidade e o intervalo de tempo entre as posições.
Quais são os PRINCIPAIS LINHAS, PONTOS E PLANOS DO GLOBO TERRESTRE?
- EIXO DA TERRA:
- PÓLOS:
- PLANO EQUATORIAL
- EQUADOR DA TERRA
- CÍRCULO MÁXIMO:
- CÍRCULO MENOR:
- Paralelos
- Meridianos
Qual a definição para Eixo da Terra?
EIXO DA TERRA: é a linha em torno da qual a Terra executa o seu movimento de rotação, de Oeste para Leste (o que produz nos outros astros um MOVIMENTO APARENTE de Leste para Oeste).
Qual a definição para Pólos?
PÓLOS: são pontos em que o eixo intercepta a superfície terrestre. O PÓLO NORTE é o que se situa na direção da Estrela Polar (a URSA MINORIS); o PÓLO SUL é o oposto.
Qual a definição para Plano Equatorial?
PLANO EQUATORIAL: é o plano perpendicular ao eixo de rotação da Terra e que contém o seu centro (Figura 1.5).
Qual a definição para Equador da Terra?
EQUADOR DA TERRA: é o círculo máximo resultante da interseção do plano equatorial com a superfície terrestre. O equador divide a Terra em dois hemisféricos, o HEMISFÉRIO NORTE e o HEMISFÉRIO SUL.
Qual a definição para o Círculo Máximo?
CÍRCULO MENOR: é a linha que resulta da interseção com a superfície terrestre de um plano que não contenha o CENTRO DA TERRA (Figura 1.6).
CÍRCULO MÁXIMO: é a linha que resulta da interseção com a superfície terrestre de um plano que contenha o CENTRO DA TERRA.
Qual a definição para o Círculo Menor?
CÍRCULO MENOR: é a linha que resulta da interseção com a superfície terrestre de um plano que não contenha o CENTRO DA TERRA (Figura 1.6).
O que são os paralelos?
PARALELOS: são círculos menores paralelos ao Equador e, portanto, perpendiculares ao Eixo da Terra. Seus raios são sempre menores que o do Equador (Figura 1.7)
O que são os Meridianos?
MERIDIANOS: são os círculos máximos que contém os pólos da Terra (Figura 1.8). Os meridianos marcam a direção N – S.
Entre os paralelos distinguem-se o ____________ (paralelo de 23,5o de Latitude Norte), o _______________ (paralelo de 23,5o Latitude Sul), o ___________ (paralelo de 66,5o de Latitude Norte) e o _____________ (paralelo de 66,5o de Latitude Sul). Os paralelos materializam a direção E – W.
TRÓPICO DE CÂNCER
TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO
CÍRCULO POLAR ÁRTICO
CÍRCULO POLAR ANTÁRTICO
O que é a LATITUDE DE UM LUGAR (o símbolo é a letra grega j):
é o arco de meridiano compreendido entre o Equador e o paralelo do lugar. Conta-se de 0o a 90o para o Norte e para o Sul do Equador.
O que é a LONGITUDE DE UM LUGAR?
(o símbolo é a letra grega l): é o arco do Equador, ou o ângulo no Pólo, compreendido entre o MERIDIANO DE GREENWICH e o MERIDIANO DO LUGAR. Conta-se de 0o a 180o, para Leste ou para Oeste de Greenwich.
Para que serve O MERIDIANO DE GREENWICH?,
que serve de referência para contagem das Longitudes, é denominado PRIMEIRO MERIDIANO.
Em navegação as DISTÂNCIAS são normalmente medidas em ________.
MILHAS NÁUTICAS
Qual a definição para MILHA NÁUTICA?
É o comprimento do arco de um minuto de meridiano terrestre, ou seja, é dizer que seu valor é de 1852 METROS.
O que significa ORTODROMIA?

ORTODROMIA: é qualquer segmento de um círculo máximo da esfera terrestre. É, assim, a menor distância entre dois pontos na superfície da Terra (Figura 1.10).

O que é – LOXODROMIA OU LINHA DE RUMO?
LOXODROMIA OU LINHA DE RUMO: é a linha que intercepta os vários meridianos segundo um ângulo constante (Figura 1.11

Embora a menor distância entre dois pontos na superfície da Terra seja uma_______-, isto é, o arco do círculo máximo que passe pelos dois pontos, em navegação é quase sempre mais conveniente navegar por uma___________, isto é, por uma ___________, indicada pela Agulha, na qual a direção da proa do navio corte todos os meridianos sob um mesmo ângulo.
ORTODROMIA
LOXODROMIA
LINHA DE RUMO
Quais são os pontos Cardeáis, Lateráis e Colateráis?



RUMOS: um navio (ou embarcação) governa seguindo um RUMO, que pode ser definido como o ângulo horizontal entre uma direção de referência e a direção para a qual aponta a proa do navio ou, o que é o mesmo, o ângulo horizontal entre uma direção de referência e a proa do navio. Os rumos são medidos de 000o a 360o, no sentido do movimento dos ponteiros de um relógio, a partir da DIREÇÃO DE REFERÊNCIA (Figura 1.13)
As três DIREÇÕES DE REFERÊNCIA mais utilizadas em navegação são:
NORTE VERDADEIRO(ou GEOGRÁFICO) NORTE MAGNÉTICO
NORTE DA AGULHA
Assim, conforme a DIREÇÃO DE REFERÊNCIA em relação à qual é medido, o rumo denomina-se (Figura 1.14):

- RUMO VERDADEIRO (Rv)
- RUMO MAGNÉTICO (Rmg)
- RUMO DA AGULHA (Rag)
Quando se navega em rios, canais estreitos ou águas confinadas, é comum orientar-se por referências de terra, e não por rumos da agulha. Estas direções, nas quais o navio deve governar para manter-se safo de perigos, são denominadas?
RUMOS PRÁTICOS:
MARCAÇÃO: é o ângulo horizontal entre a linha que une o navio a um outro objeto e uma determinada DIREÇÃO DE REFERÊNCIA, medido a partir da DIREÇÃO DE REFERÊNCIA.
Esta DIREÇÃO DE REFERÊNCIA pode ser:
- NORTE VERDADEIRO (ou GEOGRÁFICO) NORTE MAGNÉTICO
- NORTE DA AGULHA
- PROA DO NAVIO

Na figura 1.20, um navio, no RUMO VERDADEIRO Rv = 045o, marca um farol exatamente no través de BB, isto é, na MARCAÇÃO POLAR, Mp = 090o BB. É possível, então, obter a MARCAÇÃO RELATIVA (Mr) e a MARCAÇÃO VERDADEIRA (Mv) do farol:
Mr = 270o Mv = Mr + R = 147o
Tal como os RUMOS, as MARCAÇÕES também devem ser sempre escritas com três algarismos em sua parte inteira. A aproximação: A ser usada é de 0.5o. Exemplos: M=082o;M= 033.5o; M = 147o.