Chapter 01 - Nomenclatura do Navio Flashcards
1.1. ____________– Embarcação é uma construção feita de madeira, concreto, ferro, aço ou da combinação desses e outros materiais, que flutua e é destinada a transportar pela água pessoas ou coisas.
Barco tem o mesmo significado, mas usa-se pouco. Navio, nau, nave, designam, em geral, as embarcações de grande porte; nau e nave são palavras antiquadas, hoje empregadas apenas no sentido figurado; vaso de guerra e belonave significam navio de guerra, mas são também pouco usados.
Em nossa Marinha, o termo embarcação é particularmente usado para designar qualquer das embarcações pequenas transportáveis a bordo dos navios, e também as empregadas pelos estabelecimentos navais, ou particulares, para seus serviços de porto.
Embarcação e navio
1.2._______ – É o corpo do navio sem mastreação, ou aparelhos acessórios, ou qualquer outro arranjo. Normalmente, o casco não possui uma forma geométrica definida, e a principal característica de sua forma é ter um plano de simetria (plano diametral) que se imagina passar pelo eixo da quilha.
Da forma adequada do casco dependem as qualidades náuticas de um navio: resistência mínima à propulsão, mobilidade e estabilidade de plataforma (art. 5.28.b).
outro
Casco.
1.3. _________ – É a extremidade anterior do navio no sentido de sua marcha normal. Quase sempre tem a forma exterior adequada para mais facilmente fender o mar.
Proa
1.4.________ (Pp) (fig. 1-2) – É a extremidade posterior do navio. Quase sempre, tem a forma exterior adequada para facilitar a passagem dos filetes líquidos que vão encher o vazio produzido pelo navio em seu movimento, a fim de tornar mais eficiente a ação do leme e do hélice.
Popa.
1.5. ______ – São as duas partes simétricas em que o casco é dividido pelo plano diametral. Boreste (BE) é a parte à direita e bombordo (BB) é a parte à esquerda, supondo-se o observador situado no plano diametral e olhando para a proa. Em Portugal se diz estibordo, em vez de boreste.
. Bordos
1.6. ______ – Parte do casco compreendida entre a proa e a popa. As palavras proa, popa e meia-nau não definem uma parte determinada do casco, e sim uma região cujo tamanho é indefinido. Em seu significado original, o termo meia-nau referia-se à parte do casco próxima do plano diametral, isto é, eqüidistante dos lados do navio.
Meia-nau (MN),.
1.7. ______ – Parte externa da proa de um navio.
Bico de proa
1.8. ______ e _______ – Diz-se que qualquer coisa é de vante ou está a vante (AV), quando está na proa; e que é de ré ou está a ré (AR), quando está na popa. Se um objeto está mais para a proa do que outro, diz-se que está por ante-a-vante (AAV) dele; se está mais para a popa, diz-se por ante-a-ré (AAR).
A vante e a ré
1.9. ________– Metade do navio por ante-a- vante da seção a meia-nau.
Corpo de proa (em arquitetura naval)
1.10. _____________ – Metade do navio por ante-a- ré da seção a meia-nau.
Corpo de popa (em arquitetura naval)
1.13. _________ – É uma faixa pintada com tinta especial no casco dos navios, de proa a popa; sua aresta inferior é a linha de flutuação leve (art. 2.2). Normalmente só é usada nos navios de guerra. Linha-d’água, em arquitetura naval, tem outra significação.
Linha-d’água (LA)
1.14._________ – Invólucro do casco acima da linha-d’água. Em arquitetura naval, durante a construção do navio, quando ainda não está traçada a linha-d’água, costado é o revestimento do casco acima do bojo.
Costado
1.15. __________ – Parte da carena, formada pelo contorno de transição entre a sua parte quase horizontal, ou fundo do navio, e sua parte quase vertical.
Bojo (fig. 1-3)
1.16. _________ – Parte inferior do casco, desde a quilha até o bojo; quando o fundo é chato, diz-se que o navio tem fundo de prato, como na fig. 1-3.
Fundo do navio
1.17. _________ – Revestimento exterior do casco de um navio, no costado e na carena, constituído por chapas ou por tábuas.
Forro exterior (fig. 1-1)
1.18. ___________ – Revestimento interior do fundo do navio, constituindo o teto do duplo-fundo (art. 1.59).
Forro interior do fundo (fig. 1-3)
1.19. __________ – Partes curvas do costado de um e de outro bordo, junto à roda de proa.
Bochechas (fig. 1-1)
1.20. __________– O mesmo que bochecha. _______é também uma direção qualquer entre a proa e o través1.
Amura (fig. 1-1)
1.21. ____________(fig. 1-4) – É o limite superior do costado, que pode terminar na altura do convés (se recebe balaustrada) ou elevar-se um pouco mais, constituindo a borda-falsa.
Borda
1.22. _________ – Parapeito do navio no convés, de chapas mais leves que as outras chapas do costado. Tem por fim proteger o pessoal e o material que estiverem no convés, evitando que caiam ao mar. Na borda-falsa há sempre saídas de água (art. 1.91) retangulares, cujas portinholas se abrem somente de dentro para fora, a fim de permitir a saída das grandes massas de água que podem cair no convés em mar grosso.
Borda-falsa
1.23. _________ – Parte interna dos costados. Mais comumente usada para indicar a parte interna da borda-falsa.
Amurada (fig. 1-4)
1.24. ________ – Partes curvas do costado, de um e de outro bordo junto à popa.
Alhetas (fig. 1-2)
1.25. _________ – Parte do costado do navio na popa, entre as alhetas.
Painel de popa, ou somente painel (fig. 1-2)
1.26. _______ – Parte superior do painel de popa.
Grinalda (fig. 1-2)