CE - INF 2 Flashcards
O tifo aviário é uma salmonelose que afeta aves, principalmente galinhas, e é causada pela Salmonella sor. _______________
Gallinarum
As salmonelas pertencem à família Enterobacteriaceae, sendo que, morfologicamente, são bastonetes Gram negativos, geralmente MÓVEIS, com exceção S. ___________ e S. ____________, ambas são imóveis.
Pullorum e Gallinarum
Mycoplasmas
As ______________ são os principais fatores de virulência, sobretudo as _______________, responsáveis por sua adesão nas hemácias.
adesinas
hemaglutininas
Mycoplasmas
V ou F
Vacinas de Mycoplasma não interferem no controle de plantéis.
Falso
Tanto as cepas vivas como as bacterinas interferem no controle por caurarem resultados positivos em sorologias e isolamento. Assim, não devem ser aplicadas em plantéis sujeitos a conrole oficial.
O vírus da peste suína clássica é um ____ de fita simples, pertencente a família _______________, gênero ____________. Somente 1 sorotipo, vários genótipos e subgenótipos.
RNA
Flaviviridae
Pestivirus
O vírus da doença de aujeszky é um ____ envelopado, pertence a família _____________, gênero ____________
DNA
Herpesviridae
Varicellovirus
Salmonella
A Salmonella pertence a família _______________ e existem apenas 2 espécies: __________ e __________ com mais de 2600 subespécies.
Seus sorovares são diferenciados por _____________________, _________________, ________________________________.
Enterobacteriaceae
S. enterica e S. bongori.
Lipopolissarídeo, proteína flagelar e antígenos capsulares
Salmonela
De acordo com a IN 20/2016, quais são as técnicas para diagnóstico da salmonela?
Deteccção do agente por isolamento ou meio de cultura
Detecção do agente por métodos moleculares
Identificação antigênica do agente
Identificação do agente por métodos moleculares.
PSC
V ou F
A severidade e características da doença dependem da cepa e dose do vírus, da idade do animal e do status reprodutivo.
Verdadeiro
Influenza Aviária
V ou F
A infecção de aves domésticas com cepas de baixa virulência pode causar desde infecções assintomáticas, até manifestações severas de doença, afetando os tratos respiratório, intestinal e urinário.
Verdadeiro
DA
O vírus inativo é carreado no nervo ganglionar próximo ao local de entrada do vírus. O gânglio __________________parece ser o primeiro local em suínos domésticos, porém alguns estudos sugerem que o gânglio _____________ pode ser mais importante em suínos silvestres
Trigeminal
sacral
Salmonella
V ou F
A Salmonella spp. é sensível a nitritos.
falso. é resistente
IA
As cepas do vírus da influenza que circulam entre aves silvestres são de ________patogenicidade. A transformação dessa em cepa de alta patogenicidade parece ocorrer nas aves domésticas logo após a sua introdução a partir de espécies silvestres.
,média
PSC
Leitões (incluindo javalis) infectados antes ou imediatamente após o nascimento podem ser imunotolerantes, porém nesse caso serão ___________na sorologia.
negativos
IA
A alta variabilidade do vírus é resultado de dois processos, __________________ e ___________________________.
As mutações causam mudanças
graduais nas proteínas HA e NA do vírus, um processo chamado ‘_______antigênico’.
Rearranjo genético, chamado de ‘________ antigênicos’ pode causar mudanças mais rápidas. Quando dois vírus infectam a mesma célula, os segmentos do gene de ambos os vírus podem ser empacotados e gerar um NOVO vírus.
mutação e rearranjo genético
drift
shifts
PSC
V OUF
Leitões (incluindo javalis) infectados antes ou imediatamente após o nascimento podem ser imunotolerantes, porém nesse caso serão positivos na sorologia.
Falso
Serão negativos
IA
___________ pode ser útil para vigilância e também para demonstrar quando um lote é livre da infecção, mas não é muito útil no diagnóstico de infecções por HPAI em aves altamente suscetíveis, pois geralmente morrem antes de desenvolver anticorpos.
Testes ______ e _______ para detectar proteínas conservadas do vírus influenza podem reconhecer todos os subtipos de influenza aviária, mas os testes _____ são específicos para subtipos e podem não identificar algumas infecções.
Sorologia
IDGA e ELISA
HI