Casos clínicos Flashcards
Antônia, 22 anos, solteira, procura atendimento na sua UBS informando que sofreu violência sexual e foi obrigada a manter relações sexuais há cerca de 3 horas, vaginal e anal, com dois desconhecidos e sem nenhum tipo de proteção. Está bastante chorosa e abalada com a situação. Ela ainda refere que sua última menstruação terminou há 2 dias, não usa nenhum método de contracepção; nuligesta, nega história de ISTs e nega comorbidades. Queixa-se de muita dor na região anal. Ao exame físico, apresenta-se sem alterações nos sinais vitais, no exame ginecológico apresenta lesões no corpo, com fissuras anais e pequena laceração vaginal. Sem alterações em outros sistemas
- Exames
- Prescrição
- Orientação
- Solicitar testes rápidos (Hepatites B e C, VDRL e HIV) e teste de gravidez.
- levonorgestrel 1,5mg em dose única (VO),
penicilina benzatina 2,4 milhões UI (IM, 1,2 milhões em cada nádega),
ceftriaxona 500mg em dose úinica (IM),
azitromicina 1g em dose única (VO),
metronidazol 2g em dose única (VO),
imunoglobulina anti-hepatite B e antirretrovirais por 28 dias. - Informar e garantir para a paciente sobre o sigilo médico, oferecer encaminhamento para apoio psicossocial e ofertar realização de boletim de ocorrência.
Mariana, 30 anos, sem comorbidades, procura atendimento referindo que há alguns dias iniciou quadro de palpitações, relacionou inicialmente ao aumento do estresse no trabalho, porém, notou que vem perdendo peso, apesar de estar comendo mais que o habitual, além disso, relata mudança no hábito intestinal, com aumento na frequência das evacuações. Refere que os sintomas pioraram ultimamente, apresenta tremores, se sente mais elétrica e até cancelou as férias no litoral porque não está suportando o calor desse verão, que era sua estação favorita.
Ao exame: PA 150x70 mmHg, FC 110 bpm, Tº 37,4ºC, sem alterações no exame cardiopulmonar e abdominal.
1 exames?
2.Tratamento doença de graves
- Tsh diminuído t4l aumentado
- Propranolol e metimazol
Gabriela, 23 anos, vem em consulta na UBS pois está desesperada. Na último ano apresentou mais de 6 episódios de ardência para urinar, prurido vaginal, corrimento um pouco esbranquiçado, frequentemente no período pré-menstrual. Já fez tratamento com remédios por via oral e com pomadas; há melhora em algumas vezes, mas em outras, não. Nuligesta, sem vida sexual ativa, sem uso de método contraceptivo. Ao exame especular apresenta hiperemia vaginal, com leucorreia branca aderida a paredes vaginais e colo uterino.
- Exame
- Dx
3 tratamento
- Medida do pH vaginal e exame microscópico a fresco
Ph <4,5 - Vaginite citolítica
- Alcalinização vaginal com duchas com bicarbonato de sódio, principalmente no período pré-menstrual
Fabiano, 34 anos, previamente hígido, ciclista amador nas horas vagas, comparece ao pronto atendimento com queixa de que há 2 dias não consegue mais pedalar porque iniciou um quadro de dor no joelho direito, acompanhada de inchaço e vermelhidão locais, além de febre alta com calafrios (5 episódios nas últimas 48 horas). Nega episódios prévios semelhantes. Ao exame: PA 120x80 mmHg, FC 100 bpm, Tax 39,0°C, exame cardiopulmonar sem alterações, sinais exuberantes de flogose no joelho esquerdo com bloqueio articular.
- Conduta
- Dx
( purulento, 160000 células, 90% de polimorfonucleares, coloração de gram com cocos gram-positivos agrupados) - Tratamento
- Cd
- Artrocentese
- (Apos punção) Artrite infecciosa não-gonocócica
3.Antibioticoterapia com oxacilina - Drenagem articular
Mário, lactente de 8 meses, chega no Pronto-Socorro Infantil da cidade de Porto Velho trazido pelo mãe com história de espirros, coriza nasal e cansaço de início há 3 dias, com intensa piora hoje. Relatam que o menor se encontra menos ativo, sem querer inclusive dançar a música do “Baby-Shark” que tanto gosta. Ao exame, paciente com secreção nasal hialina, dispnéico, sibilos difusos na ausculta e SatO2 89% em ar ambiente.
- Dx
- CD
- Exame
- Tratamento
- Bronquiolite Viral Aguda
- Internação hospitalar
- Detecção de antígeno viral e Isolamento viral
4.Hidratação, suporte de oxigênio e sintomáticos
Pedro, 6 anos, chega no Pronto-Socorro trazido pelos pais com história de dor de garganta, febre e coriza nasal. De acordo com os pais, ele canta na banda da escola e não está conseguindo ensaiar há 1 dia. Ao exame, evidenciado hiperemia de faringe.
- Dx
- CD
- Evolução para? (Foto)
- Tratamento
- Após 3 semanas, Pedro é trazido ao Pronto-Socorro novamente pelos pais com queixa de dor e edema nas articulações associado a febre. Qual sua principal hipótese?
1 Faringoamigdalite Viral
2. Ingesta de líquidos e sintomáticos
3. Foto - Faringoamigdalite Bacteriana
4. Amoxicilina (50mg/kg/dia)
5. Febre reumática
Tito, 1 ano e 2 meses, admitido no PS acompanhado da mãe, com história de sintomas gripais, conjuntivite e febre há 5 dias associados a exantema maculopapular de início há 1 dia. Mãe refere queda do estado geral e falta de interesse no desenho do Mundo Bita, que ele tanto gosta. Ao exame, lesões na pele conforme a imagem. Mãe refere que as vacinas não estão atualizadas.
- Dx
- Exames
- Orientação
- Prescrição
- Sarampo
- Sorologia para Sarampo, RT-PCR da urina, sangue ou secreção de orofaringe
- Orientar sobre o tratamento ambulatorial
- Vitamina A por via oral
Rafael, 10 anos, é trazido ao PS pela mãe porque vem apresentando sangramento gengival e epistaxe episódicos. Nega outras queixas, mas relata que há 1 semana apresentou quadro de rinorreia e febre com duração de 3 dias, que melhorou espontaneamente. Ao exame físico, apresenta petéquias em membros inferiores.
- Dx
- Exames
- Conduta
- Após 1 semana, a criança retorna com quadro de aumento do sangramento nasal e ao exame físico apresenta púrpuras úmidas na boca. Qual a melhor opção terapêutica?
- Púrpura trombocitopenica imune
- Hemograma completo
- Observação
- Dexametasona
José Pedro, 36 anos, procurou o Pronto-Socorro com queixa de febre, calafrios, muita dor no corpo, principalmente em membros inferiores, pele amarelada, náuseas e vômitos há 4 dias. Hoje, apresentou tosse e falta de ar, e por isso procurou um serviço de saúde. A cor dos olhos do paciente chamou a atenção da equipe de saúde (foto).
Ao exame:
Sinais vitais: PA: 110x65mmHg, Tax: 38,2oC, FC: 132bpm, FR: 32irpm.
Regular estado geral, taquipneico, orientado, ictérico (+++/4+), desidratada (+/4+), com petéquias. Peso: 78kg
- Dx
- Exame
- Tto
- Complicação
- Leptospirose
2. - Ceftriaxone
- Hemorragia alveolar