Cardiopatias Flashcards

1
Q

As insuficiências cardíacas congestivas podem ser de quais tipos? Cite suas principais causas e sinais clínicos (principalmente aqueles que as diferencia)

A

Miocardite: pode ter causa infecciosa (bactérias, vírus da febre aftosa e parasitas) ou por processos degenerativos (genéticos, intoxicação por ionóforos, deficiências minerais e linfossarcoma). *Arritmia, intolerância a exercício fisico, edema periférico e distúrbios respiratórios.

Endocardites: pode ter causa infecciosa como causa primaria ou decorrer de forma secundária a algum quadro de bacteremia. *Sopros cardíacos, insuficiência da tricúspide, anorexia e perda de peso.

Pericardites: pode ter causa infecciosa sistêmica ou causada por trauma no pericárdio. *Estase de jugular, dificuldade respiratória, sinais de dor, som de atrito na auscultação e pode apresentar toxemia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Explique de forma mais detalhada a patogenia da Miocardite.

A

O que mais chama atenção nas miocardite é a arritmia extrassístoles. Para tratar uma miocardite é necessária utilizar terapia antimicrobiana prolongada, sendo assim, vale avaliar o custo beneficio do tratamento do animal. Além disso, pode-se administrar diurético, para evitar edema.
Em bezerros, o quadro pode gerar subida falha cardíaca pela septicemia, assim a bateria chega ao miocárdio e provoca seu comprometimento e infecção. Ainda, bezerros tendem a apresentar outras alterações como artrite, além de sinais da miocardite.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Explique de forma mais detalhada a patogenia da Endocardite.

A

O que mais chama atenção nas endocardites são os sopros cardíacos que decorrem da perda de função das válvulas, assim o sangue que esta na câmara (seja átrio ou ventrículo) não sai totalmente e retorna. A principal válvula afetada é a tricúspide, tendo em vista que o lado direito do coração é onde o sangue drenado do corpo chega, sendo assim, é mais provável a translocação bacteriana para a tricúspide.
Além do sopro, o animal pode apresentar perda de peso, anorexia, anemia (esta não por perda de sangue, mas devido a consistência do sangue; sopro anêmico), edema (peito, barbela e submandibular) e estase venosa positiva.
Geralmente, não é realizado tratamento para endocardites e uma vez instalada e causando alteração de válvulas, não ha recuperação da estrutura acometida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Explique de forma mais detalhada a patogenia da Pericardite.

A

O que mais chama atenção nas pericardites são as alterações posturais provocadas por dor (em pericardites traumáticas, como reticulopericardite traumática), estase de jugular positiva, edema periférico, taquipnéia e dispnéia. Na ausculta há hipofonese (dificuldade de escutar os sons cardíacos) ou som de maquina de lavar (pelo fato do coração estar batendo em local cheio de líquido).
O tratamento nestes casos é por terapia antimicrobiana prolongada (vale avaliar o custo benefício) e uso de diurético.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre o Linfossarcoma, ele é uma doença cardíaca de que tipo? Aborde sua causa, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico e tratamento.

A

O Linfossarcoma é uma miocardite, decorre do vírus da leucose enzoótica bovina e sua transmissão ocorre, principalmente, pelo compartilhamento de agulha entre os animais. No entanto, a transmissão também pode ocorrer por meio de luva de palpação retal compartilhada, moscas, transplantaria e pelo colostro.
- Patogenia: As células começam a se multiplicar e assim há substituição do tecido muscular por células linfóides, assim o coração perde sua função.
- Sinais Clínicos: Dentre os sinais clínicos estão arritmias (devido a infiltrações que o linfossarcoma provoca no miocárdio), som de chapinhar, aumento dos linfonodos periféricos, enoftalmia (a neoplasia afeta tecidos atras dos olhos e empurra o globo ocular para fora), melena e paresia.
- Diagnóstico: Diagnostico é feito por, sinais clínicos, analise de hemograma com linfocitose persistente, ecocardiograma, toracocentese ou necropsia.
- Tratamento: Paliativo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Sobre a doença do músculo branco, ele é uma doença cardíaca de que tipo? Aborde sua causa, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico e tratamento.

A

A doença do músculo branco é uma miocardite ocasionada por deficiência de vitamina E e selênio (ou seja, é uma patologia carencial). Esta é assim chamada porque o músculo cardíaco (e não necessariamente apenas ele) fica com áreas pálidas.
- Patogenia: A vitamina E e o selênio são antioxidantes e o coração é um músculo com atividade constante, assim ele libera constantemente radicais livres, peroxido de hidrogênio e oxigênio. Esses agentes precisam ser neutralizados, contudo, sem os antioxidantes mas células começam a sofrer oxidação e degeneração. O coração é um dos principais órgãos a ser afetado pela deficiência devido sua intensidade metabólica.
- Sinais Clínicos: Animal extremamente intolerante ao exercícios e com fraqueza generalizada. Arritmias e taquicardia. Dependendo da gravidade cianose, dispneia e morte súbita.
- Diagnostico: Verificação de selênio sanguíneo baixo, mioglobinúria e proteinúria pela degeneração muscular, CPK-MB (creatinofosfoquinase presente no coração) aumentada e analise da dieta do animal.
- Tratamento: O tratamento é feito com a suplementação de vitamina E e selênio, inicialmente, injetável (a cada 72 horas e 3 ou 4 vezes). Suplementação de vitamina E e selênio na dieta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Aborde sobre as enfermidades tóxicas que podem ser causa de Miocardite.

A
  • Ionoforos são antibióticos não absorvidos, estes possuem acho apenas local e são utilizados com varias funcionalidades. Quando são colocados na dieta em doses muito altas, erros de manejo ou de mistura, formulação inadequada.
    A Monensina é um exemplo de ionóforo, que possui ação coccidiostatica (previne Siméria), ela cria canais na parede celular das bactérias deixando o sódio entrar, dessa forma as bactérias gastam energia para descartar o sódio. Alem disso, inodoros são muito utilizados em ração de vacas/boi em confinamento porque selecionam as bactérias ruminais para que fiquem ali as mais eficientes (ele aumenta o proprionato e reduz o CO2 que é uma energia desperdiçada; funcionam como promotor de crescimento). Ainda, são ajudam a evitar acidose ruminar pela seleção bacteriana.
    Sinais Clínicos: anorexia, tremores, ataxia, taquicardia, estase da jugular, edema periférico, ascite e dispneia.
  • Plantes tóxicas - Tetrapterys spa (Cipo preto): causa necrose, atrofia e fibrose das fibras. Ocorre hipertrofia concêntrica no coração para tentar compensar a perda de função.
  • Plantes tóxicas - Palicourea (Cafezinho): ela tem esse ácido monofluoracético, que impede a ocorrência do ciclo de krebs interferindo nas enzimas e assim não há fechamento do ciclo. Gera-se portanto, falta de energia celular e não produção de ATP. O coração é o primeiro órgão
    a ser afetado, normalmente a morte ocorre quando movimenta o animal e excita ele de alguma forma.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly