Carboidratos - Composto Orgânicos Flashcards
Sobre a intolerância a lactose.
Pessoas que não conseguem metabolizar o açúcar do leite chamado lactase, essas pessoas param de produzir a enzima lactose responsável por fazer a quebra deste açúcar no intestino, as bactérias que estão presentes no intestino fermentam este açúcar e liberam gases e substâncias que irritam o intestino, causando inchaço, cólicas e diarreia.
Africanos, asiáticos ou descendentes tem maiores chances de desenvolver essa intolerância.
Lactose é um açúcar, um carboidrato.
O que é um carboidrato?
São moléculas orgânicas formadas por três átomos: carbono, hidrogênio e oxigênio. Também conhecida como hidraxio de carbono, açúcares, glicídeos e sacarídeos.
Quais as funções dos carboidratos?
Energética - produzida pela fotossíntese, precisamos consumi-la para adquiri-la.
Estrutural, comunicação celular - as células usam carboidratos para se comunicarem no organismo.
Monossacarídeo
Monossacarídeos (CH2O)
(CH2O)n n varia de 3 a 7 (composição química de átomos de carbono).
As principais são a pentose(5) e a hexose(6) - quantidade de carbono. Exemplos de pentose são a ribose(está na estrutura do RNA) e a desoxirribose(está na estrutura do DNA não se encaixa na fórmula geral - C5H10O4)
Principal combustível das células, glicose, frutose e galactose.
Os monossacarídeos podem se unir aos outros e formarem os oligossacarídeos e os polissacarídeos.
Os monossacarídeos tem função álcool.
Todos os monossacarídeos terminam em ______
Ose
O que é : OH e C=0
OH - Hidroxila (oxigênio e hidrogênio).
C=O - Carbonila (carbono que faz dupla ligação com o oxigênio) . Tem função aldeído e cetona, se localizada na ponta de uma molécula aldeído, se localizada nas extremidades cetona.
Referências da posição da hidroxila no carbono 1.
Alfa glicose abaixo do plano do anel.
Beta glicose acima do plano do anel.
Oligossacarídeos
Poucos açúcares, 2 a 20 monossacarídeos.
Os monossacarídeos se unem através de ligação glicosídia, uma ligação covalente. Para que ela ocorra é necessário que ocorra uma desidratação (perca de água), para desfazer a ligação basta dar água (hidrolise).
O mais abundante é o dissacarídeo sacarose (açúcar de cozinha), utilizado na fabricação de cachaça e para produzir etanol, é encontrada na cana de açúcar.
Sacarose é a união entre glicose e frutose.
Lactose é a união entre glicose e galactose.
Maltose é a união entre glicose e glicose. Ela é encontrada nos cereais, utilizada para a fabricação de cerveja. Ela é digerida no estômago a enzima duas maltoses em duas glicoses fazendo uma reação de hidrolise para desfazer a ligação.
Polissacarídeos
Á partir de 20 monossacarídeos.
O ácido hilaurônico encontrado entre as células ajuda na adesão entre as células- polissacarídeo.
Heparina, anticoagulante encontrada nas células mastotoces, importante para evitar formação de coágulos no coração e no pulmão principalmente - polissacarídeo.
Quitina, tem função estrutural encontrado na parede celular de fungos, algumas algas, exoesqueleto dos artrópodes (barata por exemplo) - polissacarídeo.
Celulose - função estrutural, forma a parede celular das plantas, não somos capazes de digerir a celulose, nos serve como produção de mucosa. As vacas possuem a enzima celulase que libera glicose pura para elas. O cupim possui protozoários que também fazem a quebra da celulose e usa como fonte de energia.
Amido - reserva de carboidrato nos vegetais. Guardado nos plastideos ( estrutura dentro das células vegetais), como o cloroplasto por exemplo.
Glicogênio- reserva de carboidrato nos animais.
Digerimos o amido, liberando várias maltoses enzimas de maltase fazem a quebra liberando glicoses.
Nossa reserva de energia de carboidratos é o glicogênio, quando ficamos em jejum ou não comemos em até três horas ele é utilizado. Glucagon e adrenila conseguem dar o sinal e fazer a quebra das ligações glicossideas do glicogênio. Nossa reserva de glicogênio dura um dia e é armazenada nos nossos músculos para contração muscular e no fígado.
As plantas conseguem armazenar muito mais energia na forma de amido e os animais na forma de gordura.
Amido, glicogênio e celulose são formados só por glicose. A celulose tem estrutura linear, amido helicoidal e glicogênio extremamente ramificada.