Carboidratos Flashcards
O que é uma hidroxila anomérica?
Uma hidroxila livre após a ciclização do carboidrato. A sua presença em um dissacarídeo transforma ele em um redutor.
Como é a composição de um carboidrato?
Os monossacarídeos são compostos formados por vários agrupamentos hidroxila com uma cetona (no segundo carbono) OU um aldeído (no primeiro carbono)
Como se classificam epímeros quanto a D ou L?
Primeiramente é necessário ressaltar que epímeros são moléculas iguais, contudo no penúltimo carbono da cadeia seus ligantes estão invertidos. O D é quando a hidroxila fica para a direita e L a hidroxila se encontra na esquerda.
O que é uma molécula cíclica beta ou alfa?
Beta: hidroxila na mesma direção do último carbono;
Alfa: hidroxila na direção contrária do último carbono;
O que se liga a glicoproteínas?
Oligossacarídeos
O que se liga a proteoglicanos?
Glicosaminoglicanos (heteropolissacarídeos lineares formados pela repetição de dissacarídeos de hexosamina com ácido urônico)
Por que digerimos amido, mas não celulose?
Por mais que ambos sejam homopolissacarídeos, o amido é ramificado (formado por ligações alfa 1-4 e suas ramificações por alfa 1-6) enquanto a celulose é linear (formada por ligações beta 1-4), nosso corpo só é capaz de degradar ligações do tipo alfa 1-4.
Como um dissacarídeo é formado?
Pela união de dois monossacarídeos (já cíclicos), utilizando pelo menos uma das hidroxilas anoméricas, formando um éter no local da ligação glicosídica.
É necessário nomear essa ligação, utilizando alfa ou beta, de acordo com a orientação da ligação com o O do éter (se utilizou a hidroxila anomérica) e 1,2,3… de acordo com o número do carbono participante da ligação
exemplo: alfa-1-beta-4 (se foram utilizadas 2 hidroxilas); alfa-1,2 (se foi utilizada somente a do primeiro) e assim em diante.