Capítulo 1 - Seção B - Peças p´rincipais da estrutura dos cascos metálicos Flashcards
A estrutura do casco do navio consta do ________________ e do ______________ (no caso de cascos metálicos) ou tabuado (nos cascos de madeira).
cavernamento / chapeamento
O cavernamento é constituído por uma combinação de dois sistemas de vigas, o _______________ e o _______________, prevalecendo apenas um ou um sistema misto, complementados por _______________.
longitudinal / transversal / reforços locais
_________ e ______________ são vigas colocadas no fundo e nos conveses.
Vigas / longitudinais
______________ é a peça disposta em grande extensão do comprimento do casco no plano diametral e na parte mais baixa do navio. Constitui a “espinha dorsal”, e é parte importante da estrutura do fundo do navio, qualquer que seja o seu tipo; nas docagens e nos encalhes, por exemplo, é ela que suporta os maiores esforços.
Quilha vertical
___________ é a fiada de chapas horizontais do fundo do navio, na direção longitudinal, que se constitui no flange ___________ da quilha. O mesmo que Quilha Chata.
Chapa Quilha / inferior
_______________ são componentes da estrutura primária do fundo.
Longarinas
______________ são reforços pertencentes à estrutura secundária que são encontrados no fundo, teto do fundo duplo, costado e conveses.
Longitudinais
_________________ é a fiada de chapas do convés resistente mais próxima ao costado, ligando os vaus entre si e as cavernas.
Trincaniz
_____________ são vigas longitudinais nos conveses, normalmente com alma na vertical e flange horizontal. Em alguns casos, a alma e os flanges podem estar ligeiramente inclinados. Fazem parte da estrutura primária.
Sicordas
_________ e _________: além de darem a forma exterior do casco, resistem, juntamente com as anteparas estruturais, à tendência à deformação do casco por ação dos esforços transversais.
Vigas / transversais
_____________ é o elemento estrutural transversal do casco que em geral se estende do fundo até um certo convés, podendo ser contínua ou não, tendo como função principal suportar o chapeamento de costado.
Caverna
______________ é uma caverna reforçada.
Gigante
O intervalo entre duas cavernas contíguas, medido entre linhas moldadas do perfil, chama-se __________________.
espaçamento
Os braços das cavernas acima do bojo chamam-se ________________.
balizas
Cavernas ________ são aquelas em que as hastilhas são mais altas que comumente, assemelhando-se a anteparas. São colocadas na proa e na popa, para reforço destas partes.
altas
__________ é o elemento estrutural transversal nos conveses e cobertas, suportando o respectivo chapeamento.
Vau
_____________ são chapas colocadas verticalmente no sentido transversal no fundo do navio, em cada caverna, podendo ser estanque ou não, com furos de alívio usados também para acesso e passagem de tubulações. Servem para aumentar a altura das cavernas, da quilha ao bojo.
Hastilhas
______________ são os reforços do chapeamento da popa do navio, com função análoga ao das cavernas na região do costado.
Cambotas
Os reforços locais são: ___________________, _______________, pé de carneiro, vau intermediário, __________, latas , ____________, prumos , _____________ , borboletas, _____________, chapa de reforço, ____________ , chapa colar, _____________ e gola.
roda de proa (ou roda) / cadaste / vaus secos / buçardas / travessas / tapa-juntas / calço / cantoneira de contorno
___________ é um rebaixo feito na roda de proa (ou roda) e no cadaste, no qual é cravado o topo do chapeamento exterior.
Alefriz
_______________ é a peça robusta que, em prolongamento da quilha, na direção vertical, inclinada, curva ou quase vertical, forma o extremo do navio a vante.
Roda de proa ou roda
____________ é a peça semelhante à roda de proa, constituindo o extremo do navio a ré.
Cadaste
_____________ são pilares que suportam vigas primárias (sicordas e vaus gigantes), aumentando a rigidez da estrutura, quando o espaço entre as anteparas estruturais é grande, ou para distribuir um esforço local por uma extensão maior do casco.
Pés de carneiro
____________ é o vau de escantilhão menor que os vaus propriamente ditos, colocado entre eles, para ajudar a suportar o convés, quando o espaço entre os vaus é maior que o usual.
Vau intermediário