Capítulo 1 - Ovos, segmentação, fecundação e gametas Flashcards
O que é embriologia?
é a área dedicada ao estudo do embrião (fecundação até a 8° semana) e as fases de seu desenvolvimento
O que são os gametas?
São produzidos por meiose e apresentam metade do nº total de cromossomos da espécie. (haploides)
São eles quem possibilitam a reprodução sexuada.
Explique o gameta masculino
São os ESPERMATOZOIDES. e são produzidos nos testículos gônada masculina)
características:
- mais motilidade e menores que o gameta feminino
Explique a composição do espermatozoide (gameta masculino)
formado pela cabeça, peça intermediária e pela cauda.
-cabeça: acrossomo ( proteínas ligantes que fazem reconhecimento celular e enzimas digestivas que auxiliam na digestão da zona pelúcida) e núcleo (cromossomos paternos)
-peça intermediaria: mitocôndrias (responsáveis pelo ATP para que o espermatozoide se movimente até o gameta) e centríolo (origina o flagelo)
-cauda: originado pelo centríolo é quem permite a movimentação, revestido por uma membrana plasmática e apresenta 10 micro túbulos.
Explique o gameta feminino
é o óvulo, que nasce nos ovários (gônadas femininas)
características:
- não se move, maior que o masculino, emite vibrações para que o espermatozoide saiba para onde ir.
- possui vitelo
- nos mamíferos ele está estacionado no ovócito II com os cromossomos na placa metáfasica (metáfase da meiose) e só se transforma em óvulo após a fecundação.
Explique a composição do óvulo (gameta feminino) nos mamíferos
fica rodeado por uma camada de células foliculares, denominada corona radiata, entre esta camada e o ovócito está a zona pelúcida, uma camada grossa e gelatinosa de glicoproteínas aderidas a membrana do núcleo, é ela quem faz reconhecimento celular e impede a polispermia (reação cortical, enzimas corticais)
O que é a fecundação?
É a fusão entre os núcleos do gameta masculino e do gameta feminino formando o zigoto (célula diploide)
Com o contato do gameta masculino se desencadeia reações metabólicas que iniciam o desenvolvimento embrionário.
Como funciona a fecundação nos mamíferos?
1- No dia da ovulação ovócito II é liberado nas tubas uterinas que emitem uma atração química, informando para os espermatozoides onde estão.
2- O espermatozoide chega a zona pelúcida e se une a proteína ZP3 que desencadeia a reação acrossomal, esta faz com que o acrossomo libere enzimas digestivas para auxiliar na degradação da zona pelúcida e fazer com que o espermatozoide chegue a membrana do ovócito II.
3- Quando o espermatozoide chega na membrana e estas se fundem são desencadeadas reações dentro do ovócito que produzem a reação cortical, onde são liberadas (exocitose) enzimas corticais que impedem que só receptores ZP3 se liguem a outro espermatozoide evitando a polispermia.
4- Após a fusão de membranas, o espermatozoide penetra no ovócito, o flagelo e as mitocôndrias são digeridos enquanto o núcleo e o centríolo entram para atuar no desenvolvimento (fuso mitótico e pronúcleo)
5- Estimulado pelo espermatozoide o ovócito II termina sua meiose II, formando o pronúcleo feminino e o segundo glóbulo polar. O núcleo do espermatozoide aumenta seu volume formando o pronúcleo masculino.
6- OS pronucleos nao se unem, se preparam para a primeira divisão mitótica e em determinado momento tem seus envoltórios rompidos, os fusos se ligam aos cromossomos já duplicados e dividem as cromátides e pela primeira vez, após a primeira divisão mitótica, os cromossomos maternos e paternos coexistem no mesmo núcleo diploide
Explique fecundação interna e externa
Externa: macho e fêmea liberam seus gametas na agua, fazendo com que a fecundação ocorra fora do corpo. Muitos gametas são liberados. (+ variáveis)
ex: peixes, anfíbios e invertebrados aquáticos
Interna: importante adaptação a vida terrestre pois impede a desidratação dos gametas e permite economia de óvulos produzidos devido a acontecer dentro do corpo materno
ex; répteis, aranhas, polvo e lula
O que é vitelo?
é uma mistura de proteínas e lipídeos que servem de alimento para o embrião nos primeiros dias de vida, esse nutrientes são essenciais para o desenvolvimento do embrião.
Cite os tipos de ovos e como eles são diferenciados
Eles se diferenciam por meio da quantidade e distribuição de vitelo neles.
- Alécitos: nada de vitelo, o feto recebe nutrientes da placenta
- Oligolécitos ou isolécitos ou homolécitos: pouco vitelo distribuído homogeneamente
ex: animais de fase larval, como: poríferos (esponjas), cnidários (corais), helmintos(lombrigas), anelídeos (minhocas), equinoderma (estrela-do-mar) e protocordados (anfioxo). - Centrolécitos: média quantidade de vitelo distribuída no centro da célula (núcleo-citoplasma-vitelo-citoplasma)
ex: maioria dos artrópodes (insetos, aracnídeos e crustáceos) - Mesolécitos ou heterolécitos: médio vitelo que se distribui de maneira heterogênea: polo animal: núcleo e menos quant de vitelo, divisões mais rápidas / polo vegetal: mais vitelo e divisões mais lentas
ex: peixes e anfíbios (sapos) - Megalécitos ou telolécitos: grande quantidade de vitelo que ocupa quase toda a célula. Núcleo e citoplasma ficam restritos no disco germinativo, único local em que se realizam as divisões (polo animal) o vitelo fica separado no polo vegetativo.
ex: peixes mamíferos, ovíparos, aves, repteis, e moluscos
Como as segmentações se diferenciam?
A quantidade e distribuição de vitelo diferenciam os tipo, visto que o vitelo pode impedir divisões citoplasmáticas
Cite os tipos de segmentação e as diferencie (1ª fase do desenvolvimento embrionário)
1- Segmentação Holoblástica ou total: cortam o ovo inteiro.
-holoblástica igual: o fuso mitótico divide o ovo totalmente o ovo em blastômeros de mesmo tamanho. OLIGOLÉCITOS
-holoblástica desigual: a terceira divisão acontece deslocada para o polo animal, diferenciando a quantidade e o tamanho dos blastômeros. MESOLÉCITOS
2- Segmentação Meroblástica ou parcial: divisões ocorrem em apenas uma região do ovo.
-meroblástica e discoidal: divisões ocorrem apenas no disco germinativo devido a grande quant. de vitelo presente (impede divisões) MEGALÉCITOS
-meroblástica e superficial: aqui apenas os núcleos se dividem inicialmente, sem formar células individualizadas, formando o sincício, após divisões mitóticas os núcleos migram para a superfície e fiam logo abaixo da membrana do ovo, que em seguida cresce para o interior separando os núcleos e formando as células, que formam uma cama que reveste a massa central e o vitelo. CENTROLÉCITOS