C03 - Algas Flashcards
Por que a alga é considerada “artificial”?
Porque reúne diversos tipos de organismos, nem sempre relacionados filogeneticamente
Quais são os critérios usados para o agrupamento das algas?
Uni ou pluricelularidade, tipos de clorofilas e outros pigmentos acessórios da fotossíntese, tipo de reserva energética e constituição da parede celular
Fale sobre as euglenófitas.
As euglenas são algas unicelulares, de maioria dulcícola. São destituídas de parede celular. Possuem clorofila a e b e carotenoids como pigmentos acessórios da fotossíntese. São mixotróficas. Apresentam 2 flagelos e vacúolo contrátil. Tem o carboidrato paramilo como substância de reserva (paramilo é exclusivo das euglenas). Apresentam fototactismo positivo. Se reproduzem assexuadamente, por mitose com citocinese longitudinal.
Pra que serve o vacúolo contrátil?
Para evitar a lise da célula em meio hipotônico
Por que as euglenas são mixotróficas?
Porque 1/3 dos gêneros apresenta cloroplastos semelhantes aos cloroplastos das algas verdes (autotróficas) e 2/3 dos gêneros são heterotróficos por absorção
Fale sobre as dinófitas.
Também denomina as pirrófitas e também conhecidas como dinoflagelados. São organismos unicelulares que possuem 2 flagelos e se deslocam rodopiando sobre si mesmas. Tem parede celular constituída principalmente por celulose. Maioria marinha. Parte fotossintetizantes, possuindo clorofilas a e c e um pigmento especial denominado peridinina. Tem amido como reserva. É um dos principais componentes do fitoplâncton. Apresenta alguns gêneros bioluminescentes. Se reproduzem principalmente de forma assexuada, por divisão binária, mas também podem se reproduzir de forma sexuada com a formação de gametas
O que são as zooxantelas?
São associações de endossimbiose, em que os dinoflagelados vivem no interior de células de protozoários e de animais marinhos (como celenterados e platelmintos)
Explique o fenômeno conhecido por “Maré Vermelha”.
É ocasionado pela proliferação excessiva de dinoflagelados (dinófitas/pirrófitas) próxima ao litoral. Essas algas liberem neurotoxinas na água, que causam a morte de peixes e outros seres aquáticos por paralisia e podem, eventualmente, causar intoxicações no homem, principalmente devido ao consumo de moluscos e peixes.
Fale sobre as bacilariófitas.
São representadas pelas diatomáceas. São unicelulares ou coloniais. São componentes importantíssimos do fitoplâncton. Possuem clorofila a e c e o carotenoide fucoxantina como pigmentos. Tem como substâncias de reserva lipídeos e polissacarídeo. Apresentam parede (frústulas ou carapaças) compostas de sílica opalina polimerizada. A reprodução é assexuada, especialmente por divisão celular, mas também pode ocorrer ciclo sexuado com a formação de gametas.
Fale sobre as crisófitas.
Também podem ser chamadas de crisofíceas ou algas douradas. São unicelulares ou coloniais. São abundantes em alga doce e salgada. Apresentam clorofilas a e c e grande quantidade de fucoxantina. Parte das espécies tem ausência de parede celular, mas nas espécies que a possuem ela tem composição de celulose, podendo ser impregnada de sais minerais e podem apresentar sílica. A reprodução geralmente é assexuada, com formação de esporos (zoósporos), mas algumas espécies se reproduzem sexuadamemte e podem formar cistos de resistência
Fale sobre as clorófitas.
Também chamadas de clorofíceas ou algas verdes. Tem representantes uni e multicelulares. Algumas espécies, além da celulose, apresentam depósitos de carbonato de cálcio nas paredes. Apresentam clorofilas a, b e carotenoides e amido como reserva. A maioria é aquática (doce ou marinha), mas também existem em barrancos, rochas úmidas e neve. Formam um grande número de associações mutualísticas, constituindo os líquens. Podem viver no interior das células de cnidários de água doce (Hydra), sendo chamadas de zoocloreas (um tipo de endossimbiose de benefício mútuo)
Por que acredita-se que as plantas terrestres surgiram a partir das algas verdes?
Devido as semelhanças estruturais entre as clorofíceas e as briófitas e pteridófitas. Como, clorofila a, b e carotenoides, amido como substância de reserva e presença de parede celular.
Fale sobre as feófitas.
Também chamadas de feofíceas ou algas pardas. São multicelulares, que ambiente quase totalmente marinho. Vivem fixas a um substrato ou em rochas ou livres. Têm clorofilas a e c, além de carotenoides fucoxantina. Têm o carboidrato laminarina como reserva. Apresentam parede celular constituída por celulose e algina.
Fale sobre as rodófitas.
Também chamadas de algas vermelhas. São abundantes em águas tropicais e quentes, tanto doce como salgada, além de superfícies permanentemente úmidas. Não possuem centríolos nem células flageladas. A parede celular possui celulose e substâncias mucilaginosas, algumas espécies possuem carbonato de cálcio também. Têm clorofilas a e d e ficobilinas. A reserva energética é o amido.
Como pode se dar a reprodução assexuada nas algas?
Por bipartição, por fragmentação ou por esporulação.