brasil primeira republica Flashcards
“O Brasil entra no século XX como 17 318 556 milhões de habitantes (…) e deles faz parte um elemento recente, os mais de 800 mil imigrantes europeus que ingressaram no país só nas últimas décadas.” (100 Anos de República - Um retrato Ilustrado da História do Brasil. 1889-1903. vol.1. Ed. Abril. São Paulo, 1989)
A imigração marcou a fisionomia do Brasil e os contingentes de imigrante, nesta época, vieram principalmente dos seguintes países:
a) Itália e Alemanha
b) Espanha e Irlanda
c) Estados Unidos e Japão
d) Itália e França
Alternativa correta: a) Itália e Alemanha
Por conta das guerra de unificação, muitos italianos e alemães tiveram que deixar suas terras e buscar outro país para viver. Vários deles se dirigiram à Argentina, Estados Unidos e Brasil.
b) ERRADA. A migração de espanhóis só ocorreu de forma intensa após a Primeira Guerra e a de irlandeses nunca foi expressiva no Brasil.
c) ERRADA. Os japoneses sim foram uma nacionalidade que migrou com força ao Brasil, mas não os estadunidenses.
d) ERRADA. Os italianos vieram em grandes ondas ao Brasil para se fixar no país, mas não os franceses que vinham de forma pontual e nunca em quantidades significativas.
A República Velha (1894-1930) foi caracterizada por:
a) Por um período de paz completa em todo território nacional.
b) Pela alternância de poder entre os partidos estaduais realizado pelo sufrágio universal masculino.
c) Por uma ascensão social dos libertos pela lei de 13 de maio de 1888.
d) Pela dominação das elites agrárias estaduais, especialmente as de São Paulo e Minas Gerais.
Alternativa correta: d) Pela dominação das elites agrárias estaduais, especialmente as de São Paulo e Minas Gerais.
As oligarquias estaduais paulista e mineira dominaram a cena política do Brasil durante todo período da República Velha ou Primeira República, de 1889-1930.
a) ERRADA. Nunca houve um período de paz completa no país, pois aconteceram várias revoltas neste período.
b) ERRADA. Minas Gerais e São Paulo dominavam o cenário político no Brasil neste período e não houve alternância de poder entre os diferentes estados brasileiros.
c) ERRADA. Os libertos pela Lei Áurea (assinada em 13.05.1888) não foram incorporados à República como cidadãos de pleno direito.
“Ao fim de uma madrugada e confusa, de 14 para 15 de novembro de 1889, vários grupos militares de oposição concentraram-se diante do Ministério do Exército do Rio de Janeiro (onde estava reunido o governo imperial) e seu protesto culminou com a proclamação da República pela mais importante figura militar do país, o marechal Deodoro da Fonseca.” (100 Anos de República - Um retrato Ilustrado da História do Brasil. 1904-1918. vol.2. Ed. Abril. São Paulo, 1989)
O início da República no Brasil foi descrito, desde sua fundação, como uma “proclamação”. No entanto, cada vez mais, os historiadores preferem o termo “golpe de Estado”, pois:
a) A república foi implantada por grupos apoiados por forças internacionais.
b) Não houve participação popular e foi dirigido contra um governo constitucional.
c) A intenção primeira era derrubar o gabinete do visconde Ouro Preto e não proclamar um novo regime.
d) Foi realizada durante a madrugada e não à luz do dia.
Alternativa correta: b) Não houve participação popular e foi dirigido a um governo constitucional.
Um golpe de estado é definido quanto um governo legitimamente constituído é destituído de forma violenta e sem participação dos cidadãos, como foi o caso da República do Brasil.
a) ERRADA. A República não foi implantada com auxílio de grupos estrangeiros.
c) ERRADA. A intenção primeira dos militares era esta, mas o motivo pelo qual é considerado um golpe de estado não está explicado nesta sentença.
d) ERRADA. Esta frase está incompleta, pois o fato da monarquia ter sido derrubada de dia ou de noite, não seria suficiente para ser classificada como um golpe de estado.
As revoltas de Canudo e Contestado, durante a República Velha, apesar de acontecerem em pontos distantes da geografia nacional, são semelhantes em suas causas. Assinale a alternativa correta que expressa esta coincidência:
a) Tanto Canudos, na Bahia, quanto Contestado, no sul, lutavam pela derrubada no regime republicano.
b) Ambas as revoltas foram causadas por pessoas que se sentiam excluídas da República e que não notaram melhorias em suas condições de vida.
c) Tratou-se de um levante organizado por ex-escravos que pediam equiparação de direitos civis com os brancos.
d) Os dois acontecimentos foram capitaneados por militares que insuflaram a população pobre contra a República recém-instaurada.
Alternativa correta: b) Ambas as revoltas foram causadas por pessoas que se sentiam excluídas da República e que não sentiram melhorias em suas condições de vida.
As revoltas de Canudos e Contestado foram a resposta da população marginalizada contra o novo regime que nada fez para melhorar a situação dos latifúndios no campo e que perpetuava péssimas condições de vida.
a) ERRADA. Embora houvesse elementos antirrepublicanos nestas revoltas, este não foi o motivo principal do levante.
b) ERRADA. Estas revoltas não foram realizadas exclusivamente por ex-escravos e estes sempre tiveram, no papel, os mesmos direitos que os brancos.
d) ERRADA.As lideranças de ambos os movimentos eram populares e não militares.
Descontentes com os candidatos apoiados pelo presidente Washington Luís, um grupo de oligarcas dissidentes criou uma chapa eleitoral chamada Aliança Liberal, encabeçada por Getúlio Vargas que prometia reformas.
Júlio Prestes, natural sucessor do presidente, acabou ganhando as eleições, mas a Aliança Liberal e parte do Exército pegaram em armas no acontecimento batizado de “Revolução de 30”. Assinale a consequência deste levante para o Brasil:
a) Instituição do Estado Novo.
b) Começo da ditadura militar.
c) Fim do governo das oligarquias estaduais.
d) Ascensão de um regime de centro-esquerda.
Alternativa correta: c) Fim do governo das oligarquias estaduais.
O golpe de estado liderado por Getúlio Vargas, em 1930, inaugurou uma época de centralização política e afastamento das oligarquias estaduais do governo federal no Brasil.
a) ERRADA. O Estado Novo começaria em 1937 e não em 1930.
b) ERRADA. A ditadura militar se iniciou em 1964 e não em 1930.
d) ERRADA. O governo que começou com a Revolução de 30 não era de centro-esquerda e sim nacionalista e de direita.
“Trata-se de uma estratégia muito usada em hábitos políticos coronelistas, em que, por exemplo, os eleitores trocavam seu voto por um favor, como um bem material (sapatos, roupas, chapéus etc.) ou algum tipo de serviço (atendimento médico, remédios, verba para enterro, matrícula em escola, bolsa de estudos etc.).”
Adaptado de JusBrasil. Consultado em 05.08.2020.
O trecho acima descreve uma prática eleitoral da República Velha denominada:
a) Voto secreto
b) Voto de cabresto
c) Voto censitário
d) Voto aberto
Alternativa correta: b) Voto de cabresto
O voto de cabresto era uma prática recorrente na Primeira República. “Cabresto” é um instrumento utilizado para submeter um animal e os “coronéis” faziam exatamente isso com o eleitorado, indicando qual deveria ser o candidato que estes deveriam votar nas eleições. Em troca, ganhavam algo que necessitavam de forma imediata, como descrito no texto.
a) ERRADA. O voto secreto não encaixa na descrição do texto, que fala de troca de favores por votos.
c) ERRADA. Era uma prática que existia no Brasil Império e em algumas repúblicas onde o direito ao voto estava condicionado à renda, algo que não é mencionado no texto.
d) ERRADA: Pressupõe um voto não-secreto, onde todos sabem qual candidato foi votado.
(UniFil) O termo vacina tem origem do latim e significa “de vaca”, uma referência à forma como a vacina foi criada. Apesar de existir uma parcela da população Brasileira a favor da antivacinação, inúmeras ações e campanhas aconteceram em nosso país, em uma das tentativas de vacinação obrigatória contra a varíola, houve revolta da população, em um movimento que ficou conhecido como Revolta da Vacina. Em qual estado brasileiro ocorreu esse fato?
a) Rio de Janeiro
b) Espírito Santo
c) Pará
d) Rio Grande do Sul
e) São Paulo
LETRA A
A Revolta da Vacina aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, em novembro de 1904. Foi uma reação da população contra a campanha de vacinação obrigatória estipulada por Oswaldo Cruz como forma de combater os surtos de varíola que afetavam a cidade.
(Pref. de Xanxerê) A respeito da República da Espada, assinale a alternativa que corresponde ao governo de Floriano Peixoto:
a) Extinção da Carta Outorgada; desmonte dos instrumentos centralizadores: Poder Moderador, conselho de Estado e Senado vitalício e Estado laico.
b) Tensão entre governo e Congresso; tentativa de golpe de Estado; reações de vários setores da sociedade; Primeira Revolta da Armada; renúncia.
c) Manutenção da política protecionista e dos estímulos à indústria; início de reformas urbanas; medidas populares: controle de preços; autoritarismo; censura; Segunda Revolta da Armada: efetivo ataque da Marinha à capital do Brasil; e Revolução Federalista.
d) Reforma do Rio de Janeiro; Revolta da Vacina; consolidação da política dos governadores.
e) Nenhuma das alternativas acima.
LETRA C
Entre os acontecimentos mencionados, os que se relacionavam com o governo de Floriano Peixoto (1891-1894) foram os presentes na alternativa C, tais como a Segunda Revolta da Armada e a Revolução Federalista, ambas iniciadas em 1893.
A Segunda Revolta da Armada procurou conquistar o Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Incapazes de alcançar esse objetivo, os revoltosos da Marinha partiram para o Sul do país a fim de se juntarem aos federalistas, que participavam da:
a) Guerra de Canudos
b) Guerra do Contestado
c) Guerra dos Farrapos
d) Revolução Federalista
e) Coluna Prestes
LETRA D
Os membros da Armada se rebelaram em 1893, contudo se mostraram incapazes de conquistar o Rio de Janeiro. Assim, foram para Desterro (atual Florianópolis) a fim de negociar sua adesão à luta dos federalistas, mas o acordo não se concretizou.
A Guerra do Contestado se deu em uma região que era disputada por quais estados brasileiros:
a) Minas Gerais e São Paulo
b) Paraná e Santa Catarina
c) Rio de Janeiro e Espírito Santo
d) Minas Gerais e Bahia
e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina
LETRA B
A Guerra do Contestado foi travada entre 1912 e 1914 e envolveu a insatisfação da população com os problemas sociais bem como a influência do messianismo. Essa guerra foi travada em uma região de fronteira disputada por Paraná e Santa Catarina.
Qual desses acontecimentos se passou durante a Primeira República:
a) Abolição da escravatura
b) Revolução Constitucionalista de 1932
c) Surgimento do queremismo
d) Semana de Arte Moderna
e) Atuação do tropicalismo
LETRA D
A Semana de Arte Moderna foi um evento artístico-cultural realizado em São Paulo, em fevereiro de 1922. Esse evento contou com a exposição de diferentes obras de arte e serviu como forma de dar visibilidade a um importante movimento artístico no Brasil: o modernismo. Esse evento foi organizado por nomes como Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
- (UEMA) A Guerra de Canudos foi um conflito que envolveu milhares de sertanejos pobres e o exército republicano brasileiro, no nordeste da Bahia, entre 1896 e 1897. A comunidade do arraial de Bello Monte, liderada por Antônio Conselheiro, representou uma nova experiência social no sertão nordestino.
Considerando a organização social de Canudos, pode-se afirmar que essa era uma sociedade
a) mercantilista, de exploração do trabalho não assalariado, com predomínio da religião na administração local.
b) comunitária, de trabalho cooperativo, baseado no mutirão, com um modelo de governança de auto- gestão.
C) capitalista, baseada na propriedade privada, de trabalho assalariado, de governo central nos moldes do coronelismo.
D) socialista, de rígida estratificação social, com o governo dos anciãos, baseado na religiosidade católica.
E) de propriedade privada, baseada no trabalho coletivista dos camponeses, de governo teocrático.
B
- (PUC-RS) A Guerra de Canudos é objeto de análise de Euclides da Cunha, em sua obra “Os Sertões”. Ao descrever o desfecho do movimento, o autor afirma:
Concluídas as pesquisas nos arredores, e recolhidas as armas e munições de guerra, os jagunços reuniram os cadáveres que jaziam esparsos em vários pontos. Decapitaram-nos. Queimaram os corpos. Alinharam depois, nas duas bordas da estrada, as cabeças, regularmente espaçadas, fronteando-se, faces volvidas para o caminho. Por cima, nos arbustos marginais mais altos, dependuraram os restos de fardas, calças e dólmãs multicores, selins, cinturões, quepes de listras rubras, capotes, mantas, cantis e mochilas…
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 255.
A Guerra de Canudos é considerada um movimento
a) monarquista, inspirado nas ideias de Benjamin Constant, já que sua principal luta era pelo retorno da família real ao Brasil.
B) de cunho político-partidário, liderado por Padre Cícero no sertão baiano, tendo o intuito de combater a fome e a miséria.
C) de cunho messiânico, liderado por Antônio Conselheiro, que conseguiu reunir cerca de 20 mil seguidores, pregando a salvação da alma.
D) abolicionista, por isso refugiou grande contingente de ex-escravos, o que passou a prejudicar os latifúndios por falta de mão-de-obra, ocasionando uma reação militar.
E) sertanejo, já que reuniu população do interior paulista que se dedicava à criação de animais para subsistência e a pequenas plantações em latifúndios.
C
- (UFRN) Entre os movimentos sociais que marcaram o período da República Velha no Brasil, destaca-se aquele liderado por Antônio Conselheiro, no sertão da Bahia. Sobre o movimento de Canudos, é correto afirmar:
a) A hierarquia católica se opôs às medidas repressivas adotadas pelo governo republicano, pois reconhecia o fundamento cristão daquela sociedade liderada pelo beato.
B) Os latifundiários mantiveram-se alheios ao movimento, uma vez que, radicado nas regiões áridas do interior, o arraial não representava nenhuma ameaça econômica ao sistema agro-exportador.
C) O arraial de Canudos era visto pelos grupos miseráveis da região como uma possibilidade de vida melhor, em razão da propriedade comum da terra e dos rebanhos.
d) As expedições governamentais receberam o apoio dos grandes proprietários, porque eles eram vítimas dos ataques, saques e pilhagens dos grupos fixados em Canudos.
C
- (UFPR) Os movimentos messiânicos brasileiros, como Canudos e Contestado, ocorreram entre o final do século XIX e início do XX. Sobre esses movimentos, considere as seguintes afirmativas:
- Foram movimentos de resistência social, liderados pelos anarquistas de origem italiana.
- Foram movimentos baseados na religiosidade popular, como reação à laicização do estado brasileiro imposta pela proclamação da República.
- Foram movimentos religiosos liderados pela Igreja Católica, contrária às reformas políticas do estado brasileiro.
- Foram movimentos relacionados à disputa pelo poder local e à luta pela terra, acirrados pelas reformas impostas pelo regime republicano.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
d