Brasil Império(1822-1889) Flashcards
1
Q
Processo de independência do Brasil(1821-1822). Regente? Partidos? Negação?
A
Processo de independência do Brasil(1821-1822). Regente? Partidos?Negação?
D.Pedro foi regente do Brasil em (1821-1822) Depois virou rei.
- Periodo marcado pela oposição entre o Partido Brasileiro, sendo liberais(pouco estado) e conservadores(Mais estado) e o Partido Portugues que queria a recolonização
.Partido Brasileiro queria a independência, e o regente ouvia bastante o José Bonifácio, que ajudava e dava motivos para o regente pensar na independencia.
(Regente: Um rei provisório) - Janeiro de 1822 o regente se nega a ir para portugal e declarou que qualquer medida de portugal deveria passar pela aprovação do regente.
- Independência declarada em 7 de setembro de 1822, tendo Grâ-Bretanha(reino unido) e os EUA como aliados.
2
Q
Primeiro reinado(1822-1831). Constituição? Confederação do equador? noite das garrafadas?
A
- Em 1823 foi formada a Assembleia Constituinte, com caráter liberal(tira o poder do estado). D Pedro não quis e fez sua própria constinuição, tendo o poder executivo(ele), judiciário e o moderador(Que ele podia passar por cima de qualquer lei para sua vontades)
. A constituição de Dom Pedro foi até 1889(quando houve a problamação da republica) - Dom Pedro faz uma forte repressão à Confederação do equador
.Confederação(Alguns estados como pernambuco, recife, queriam se tornar paises independentes) - Após noite das garrafas, altas criticas da população e após o rei de portugal morrer, ele volta para portugal para pegar o trono e deixa seu filho como regente no Brasil.
. Noite das garrafadas: Após ele voltar de seu tour pelo Brasil, o povo bagunçou a festa que tinha pra ele, jogando garrafas pra tudo que é lado.
3
Q
Período Regencial(1831-1840). Regências? Como terminou?
A
Marcado por grandes revoltas e insatisfação do povo, grande oposição entre liberais(menos estados) e conservadores(mais estado)
- Dom Pedro tinha 5 anos e não podia assumir, dai veio a Regência Trina(3 regentes 1831-1834), que criou a Guarda Nacional, deu poder aos ricos que compravam status de CORONEL, e estabeleceu o “Ato Adicional”.
. Esse Ato dava direito dos proprios estados elegerem seus deputados em assembleia. - Substituição da Regência trina pela REGENCIA UNA de caráter liberal, e após a renuncia dele, foi eleito outro de caráter conservador, retirando a autonomia do ATO ADICIONAL.
- Devido a grande conturbação, com apoio de liberais e conservadores, baixaram a maioridade para D Pedro II reinar com 14 anos.
4
Q
Segundo Reinado. Cargos revezados? Café? Guerra? Barão? Leis abolicionistas? Fim do segundo reinado?
A
(1840-1889). Marcado pela Estabilidade politica
- Criação do cargo Presidente do Conselho de Ministros, que era revezado pelo Partido dos Conservadores e o Partido Liberal.(Esse presidente era chefe de todos os ministros). O nome dessa politica é “parlamentarismo avessas”.
- Crescimento economico por causa do café, e imigrantes vindo da italia, japão e alemães para trabalhar nas lavrouras de café.
- Surto Industrial: Barão de Mauá queria trouxe as primeiras industrias que sairam rapidamente por causa da falta de apoio do imperador.
- Guerra do Paraguai, com a triplice aliança derrotou paraguai. Foi importante para o Brasil porque criou o Exercito Brasileiro e deram liberdades aos escravos que se voluntariaram para a guerra.(Império deu indenizações aos proprietarios deles)
- Leis abolicionistas: Lei da Inglaterra que confiscava navios negreiros, lei do Brasil que proibiu o comercio de escravos vindo de fora do Brasil, Lei do ventre livre que os filhos de escravizados eram livres e por fim em 88 a lei áurea.
- Golpe de estado do exercito para a proclamação da republico em 1889, devido a pressão da elite liberal, elite conservadora, exercito e igreja.
Obs: Liberal queria menos estado, Conservadores tava se opondo porque não teve indenização dos escravos libertos, igreja porque Dom Pedro II não perseguiu a marçonaria.