Biomol / Embriologia / Histologia Flashcards

1
Q

01 – No que consiste e qual a importânica da capacitação espermática para o processo de fertilização?

A

Consiste na remoção de certas glicoproteínas e proteínas, inseridas no plasma seminal, bem co-mo alguns lipideos da membrana, retirados da superficie do espermatozoide. Esses componen-tes removidos deixam os espermatozoides capa-citados, pois há:
• Alteração dos componentes da membrana plasm-atica dos espermatozoides (coleste-rol), que ajuda na reacao acrossomica.
• Alterações metabólicas
• Fosforilação de certas proteinas
• Hiperatividade do espermatozoide (motili-dade muito mais eficiente, que permite passar pela corona radiata).
Extra: Ocorre a partir do contato do espermato-zoide com secrecoes do trato reprodutor femini-no, o que torna os espermatozoides capacitados para reconhecer os sinais de quimiotaxia, termo-taxia e reotaxia, tem uma duração de 7 horas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

02 - Como ocorre e qual a importância da rea-ção acrossômica?

A

Consiste na fusão da membrana plasmática do espermatozóide com a membrana externa da vesícula acrossomal, o que permite o extravasa-mento das enzimas estocadas no acrossoma (ex: acrosina), as quais fazem a digestão enzimática das glicoproteinas da zona pelucida, permitindo a passagem do espermatozoide após toda a libera-ção do acrossoma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

03 - Qual a importância da liberação de cálcio no citosol do ovócito, que ocorre após a fusão da membrana plasmática do espermatozoide com a membrana plasmática do ovócito?

A

Combinação dos cromossomos: a onda de Ca2+ do bloqueio rápido induz a volta do metabolismo, término da meiose II (2° corpo polar e óvulo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

05 - Qual a diferença entre mitose e clivagem? Qual o objetivo da clivagem para o desenvol-vimento inicial embrionário?

A

As clivagens são divisões celulares atipicas sofri-das pelo zigoto, pois são muito rapidas, sincroni-zadas e sem priodo de recuperacao (crescimen-to), diferentemente da mitose, em que há a recu-peração. Logo, ocorre a geração de células cada vez menores (blastômeros). A finalidade da cliva-gem é reestabelecer o tamanho tipico das celulas somaticas; uma vez estabelecido as caracteristi-cas das celulas somaticas, as clivagens cessam e passa a ocorrer mitoses.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

06 - Em qual estágio de desenvolvimento o embrião chega na luz uterina, para iniciar o processo de implantação?

A

No estágio de blastocisto (ou blástula).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

07 - Qual a importância da eclosão do blasto-cisto, para o processo de implantação?

A

A eclosão permite o contato do blastocisto (trofo-blasto) com endométrio uterino. Após a eclosão, o blastocisto econtra-se livre na cavidade uterina e inicia o processo de implantação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

01 - Em relação aos lisossomos, quais os fato-res de proteção que fazem com que esta or-ganela não cause digestão intracelular indis-criminada?

A

Os lisossomos são delimitados por membrana constituida principalmente de lipídios (fosfolipidios glicolipidios e colesterol) e proteinas altamente glicolisadas (proteção interna contra as enzimas hidrolíticas presentes no interior). As enzimas pre-sentes dentro dos lisossomos são hidrolases áci-das tecido específicas (proteases, nucleases, lipa-ses, etc), com atividade ótima em pH ácido (4,5 – 5,0), fator que serve como proteção contra um possível extravasamento de enzimas para o cito-sol de pH 7,0.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

02 - Os lisossomos digerem material provin-dos de qual(is) via(s) intracelular (res)?

A

Fazem a digestão intracelular, eliminação de or-ganelas (autofagia) e de moléculas citoplasmáti-cas, degradação de material oriundo de endocito-se.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

03 - Descreva como as enzimas hidrolíticas, produzidas no RER e processadas no Com-plexo de Golgi, chegam ao endossoma tardio.

A

As enzimas lisossomais são levadas até o endos-soma tardio por uma vesícula endossômica car-readora. Ocorre o seguinte processo:

  1. Brotamento de vesiculas contendo enzi-mas marcadas com M6P
  2. Reciclagem de proteinas de revestimento
  3. Vesiculas se fundem com os endossomos tardios
  4. Endossomos se fundem com lisossomos (finalização da digestão)
  5. Enzimas lisossomais podem ser secreta-das para o meio extracelular, via secreção constitutiva.
  6. Receptores de manose são enviados para a membrana plasmática.
  7. Enzimas lisossomais recuperadas por en-docitose mediada por receptor e encami-nhadas aos endossomas tardios.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

04 - Qual o papel da clatrina na via endossô-mica-lisossômica?

A

Participa do brotamento de vesiculas contendo enzimas marcadas com M6P (revestimento). Formação de fossas revestidas de clatrina na pinocistose. Revestimento de enzimas para en-dossomos tardios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

05 - Descreva os principais tipos de endocito-se.

A

05 - Descreva os principais tipos de endocito-se.
Pinocitose: ingestão de fluidos e solutos, forma-ção de vesiculas pinociticas. Processo constituti-vo (ocorre o tempo todo) e inespecifico, em que há formacao de vesiculas pinociticas, por meio de fossas revestidas de clatrina. Existem regioes de invaginacoes na membrana plasmática chama-das de calvéolos, pois utilizam calveolinas para a formação das vesículas, em vez de clatrinas.
Fagocitose: ingestão de grandes particulas, for-mação do fagossomo. Processo feito por celulas de defesa (macrófagos e neutrofilos), a qual ocor-re a internalizacao de organismos invasores, celu-las em apoptose ou ate mesmo outras celulas. Na fagocitose, tem-se a formacao de um vacuolo, o fagossomo, por meio da projecao citoplasmatica para englobar o material, que é dependente da reorganização de filamentos de actina (não é utili-zado clatrinas).
Endocitose mediada por receptor: presença de receptores nas fossas de clatrina. Trata-se de uma captacao eficiente de macromoleculas es-pecificas do fluido extracelular, pois apresenta os receptores tranmembranares localizados em fos-sas revestidas de clatrina.
Extra: um exemplo de endocitose com receptor importante é a absorção de LDL pelas células, pois a sua degradação libera colesterol livre. Pes-soas com mutação no receptor de LDL (LDLR) na membrana leva ao caso de aterosclerose, sendo que os heterozigotos dessa mutação tem 2x + [LDL serico], e homozigotos apresentam de 4-6x + [LDL serico] que pessoas normais. A absorção de ferro no o rganismo também ocorre por es-sa endocitose, onde a ferrotransferrina (apo-transferrina associada à Fe+2) é endocitada na célula e em pH 5 (lisossomal) libera o cátion férri-co no meio, sendo liberada de volta ao meio ex-terno por exocitose. Além disso, o vírus HIV entra na célula desta forma, pela ativação de receptores membranosos, que causam a inva-ginação do vírus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

01 – Descreva a estrutura do Complexo de Golgi e sua localização intracelular.

A

O complexo de golgi é uma organela membrano-sa, formada por sáculos achatados idependentes, porém com continua troca de material por vesícu-las. Se localiza entre a membrana plasmática e o retículo endoplasmático.
Extra: é composto por dictiossomos. São dobras que consistem em pequenos sacos achatados e enfileirados uns sobre os outros denominados cisternas.
Face cis: recebe vesiculas provenientes do RER.
Face trans: regiao de brotamento de vesiculas para destinacao final das macromoleculas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

02 – Quais as principais funcoes do Complexo de Golgi?

A

Realiza o processamento de proteínas e lipídeos, síntese de polissacarideos, e transporte e endere-camento de substâncias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

03 – Cite um exemplo importante para cada uma das principais reações bioquímicas que ocorrem no complexo de Golgi.

A

As principais reações que acontecem são as gli-cosilações (nas cisternas do Golgi), fosforilações (ocorrem na rede cis) e sulfatações (ocorrem na rede trans).
Glicosilação N-ligada: oligossacarídeo N-ligado é processado (modificado) nas cisternas do apa-relho de Golgi. formação de oligossacarideos complexos. Formação de oligossacarideos ricos em manose. Tem início no RER e termina Golgi. Oligossacarideos grandes (mais de 4 residuos)
Glicosilação O-ligada: adição de açúcares aos grupos OH das cadeias laterais de serina e troni-na. Ação das enzimas glicosiltransferases. É um evendo exclusivo do Golgi. Oligossacarideos, em geral, pequenos.
A glicosilação está presente, por exemplo, na po-limerização de cadeias de glicosaminoglicanos em proteoglicanos; e no sistema sanguineo ABO (glicosilacao de lipideo de membrana)
Fosforilação: É a adição de fosfato em regioes especificas de determinadas proteinas processa-das no Golgi. Ex: adição de um fosfato à manose dos oligossacarídeos N-ligados, com formação do resíduo manose-6-fosfato (M6P); na rede trans do Golgi, o M6P mostra que aquela proteina deve ser transportada para o lisossomo.
Sulfatação: É a adição de sulfato em cadeias glicidicas de proteinas e lipideos, bem como a adicao em residuos de tirosina. Exemplo desse processo é a sulfatação de proteoglicanos que vãop para a matriz extracelular (o sulfato atrai sódio, que atrai H2O e mantém o meio hidratado.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

04 – Qual é a função das proteínas de cobertu-ra?

A

Auxiliam na curvatura da membrana para brota-mento da vesícula. Realiza seleção do material a ser transportado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

05 – Onde encontramos formação de vesícu-las cobertas por Clatrinas, COP I e COP II?

A

A) Clatrinas: brotamento das cisternas do Golgi e da membrana plasmática.
Extra:
se associam a receptores de carga na membrana celular através das adaptinas. Possuem 3 cadeias leves e 3 cadeias pesadas (trisquelion). Formam uma rede fibrosa que forma pentagonos e hexa-gonos, estrutura convexa.
Receptores de carga: presentes na membrana celular, se ligam aos produtos que serao transpor-tados e tambem à adaptina.
Adaptinas: moléculas adaptadoras entre a grade de clatrina e a membrana celular.
Carga: molécula que se liga ao receptor para ser transportada.
Rede clatrina força o curvamento da membrana, para formação da vesícula  Dinamina promove a fusão da membrana celular para liberação da vesícula  Perda do revestimento de clatrina.
Dinamina: formação de um anel ao redor do pes-coco de cada broto  fusão entre os folhetos da memrana e liberação da vesícula.
As vesículas revestidas de clatrina brotam da rede trans do Golgi e seguem para endossomos tardi-os, vacúolos citoplasmaticos e membrana plas-mática; ou brotam da membrana plasmática e formam vesículas endocíticas.
B) COP I: brotamento do Golgi na direção retró-grada (vai da cis para a trans)
Extra: se refere ao complexo proteico de revesti-mento responsável pela via retrógrada, entre o Aparato de Golgi e o Retículo Endoplasmático.
C) COP II: brotamento do RE e vai para o Golgi (transporte anterógrado).

17
Q

06 – Qual a importância do trânsito retrógrado que ocorre no sistema de endomembranas?

A

É o transporte de vesícula voltando, da rede trans para a cis e, as vezes, da rede cis para o RE. Esse transporte é necessário para devol-ver compostos (proteína, enzimas, transmem-branas e etc…) importantes que foram englo-bados por engano nas vesículas. Esse proces-so ocorre devido à existência de proteínas no Golgi que os identificam e os levam de volta para o seu local de origem (que pode ser o RE ou outras cisternas do Golgi).

18
Q

07 – Quais as principais moléculas envolvidas no reconhecimento entre vesícula e membra-na alvo? Como elas funcionam?

A

A fusão de vesículas à outras membranas ocorre pelo reconhecimento específico entre a membra-na da vesícula e a membrana alvo. As proteínas marcadores mais conhecidas são:
RABS: são gtpases que direcionam as vesículas aos locais específicos na membrana-alvo correta (identificação/aprisionamento).
SNAREs: catalisam a fusão das bicamadas lipídi-cas (ancoragem/fusão).2 tipos:
• v-SNARE (vesícula)
• t-SNARE (membrana alvo)
Extra: proteína NSF, por gasto de ATP, separa as duas SNAREs para outras vesiculas serem fundi-das. O tétano e o botulismo são doencas que libe-ram toxinas clivantes de SNAREs do Sistema Nervoso Central, impedindo fusão da vesícula sináptica com membrana pré-sináptica e impede a liberação de neurotransmissores (Ach-).

19
Q

01 – Quais as camadas da epiderme? Cite ca-racterísticas histológicas típicas de cada uma delas.

A

Camada basal: camada única de queratinócitos apoiada na membrana basal, com presença de desmossomos (adesão entre células) e hemides-mossomos (adesão entre células e tecido conjun-tivo). Separada da derme pela membrana basal, células prismaticas cuboides, com citoplasma basófilo (abundantes ribossomos, envolvidos na sintese de queratina). Desmossomo = filamentos intermediários de queratina, para manutenção da coesão e resistência ao atrito. Mitoses (células-tronco).
Camada espinhosa: camada mais espessa da epiderme, várias camadas de queratinócitos cu-boides ou ligeiramente pavimentosos, com núcleo central. Feixes de filamentos de actina (tonofila-mentos), ocorrem mitoses nas camadas basal e espinhosa para renovação da epiderme.
Camada granulosa: 3 a 5 fileiras de queratinóci-tos achatados, com núcleo central e citoplasma com grânulos basófilos.
- Grânulos de querato-hialina: responsável pela agregação aos filamentos de queratina no cito-plasma.
- Corpos lamelares (ME): material lipídico que, quando exocitado, forma uma barreira hídrica epidérmica. Aceleraçãao da morte de células das camadas mais superficiais.
Camada lúcida: camada de queratinócitos acha-tados, com citoplasma eosinofílicos e translúcidos (pouco corados). Núcleos e organelas ausentes (digeridos por lisossomos). Processo de queratini-zação avançado. Camada limitada à pele grossa.
Camada córnea: camada mais superficial, de espessura variável. Queratinócitos pavimentosos, mortos e sem núcleo e organelas (células mais diferenciadas da epiderme). Citoplasma repleto de queratina. Descamação.

20
Q

02 – Quais tipos celulares podem ser encon-trados na epiderme? Em qual camada cada tipo celular se encontra? E quais as principais características histológicas de cada uma?

A

Queratinócitos: presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de quera-tina, presente em todas as camadas da pele. Os grânulos de melanina nos queratinócitos ocupam posição supranuclear, o que causa proteção do DNA contra danos causados por radiação solar.
Melanócitos: células localizadas na camada ba-sal (germinativa), com citoplasma globoso e pro-longamentos citoplasmáticos que penetram na camada espinhosa. Produção de pigmento (me-lanina), cerca de 5% das células epidérmicas.
- melanossomo: vesículas que acumulam mela-nina (oriunda do Golgi). Tirosina –(tirosinase) DOPA  melanina. A melanina é acumulada progressivamente nos melanossomos. Os mela-nossomos são transferidos para o citoplasma dos queratinóctiso adjacentes. Doação de pigmento: fagocitose das extremidades dos prolongamentos citoplasmáticos (contendo melanossomos) dos melanócitos pelos queratinócitos. Acúmulo de melanina nos queratinócitos.
Células de Langerhans: 2 a 5% da população celular da epiderme, são células muito ramifica-das (células dendríticas). São mais fequentes na camada espinhosa. Sua origem é nas células da medula óssea. Realiza fagocitose e apresentação de antígenos (Sistema fagocitário mononuclear).
Células de Merkel: apoiadas sobre a membrana basal e presas aos queratinócitos por desmosso-mos. Sua origem é na neuroectoderma (crista neural). São abundantes nas pontas dos dedos (alta percepção sensorial) mecanorreceptores. São 6% a 10% das células epidérmicas.

21
Q

03 – Quais as camadas da derme?

A

A derme é o tecido conjuntivo onde epiderme se apoia, separado da epiderme por membrana ba-sal; une a pele ao tecido subcutâneo, com as ca-madas:
Camada papilar: tecido conjuntivo frouxo logo abaixo da epiderme. Altamente vascularizado: faz nutrição e oxigenação da epiderme. Fibras colá-genas (I e III)/ Fibras elaunínicas e oxitalânicas, fibroblastos, macrófagos, mastócitos. Presença de papilas dérmicas: projeções de derme em di-reção à epiderme. Aumentam a área de contato, reforçando a união entre a derme e epiderme. Presença de cristas epidérmicas: projeções da epiderme em direção a derme.
Camada reticular: espessa, profundamente à camada papilar. É um tecido conjuntivo denso não modelado (fibras colágenas do tipo I e fibras elásticas), possui fibroblastos, macrófagos, mas-tócitos, células adiposas.

22
Q

04 – Qual a localização dos seguintes recepto-res de terminacoes nervosas livres, corpusculo de Paccini, Corpusculo de Meissner?

A

a) Terminações nervosas livres: mais numero-sas na epiderme, folículos pilosos e glândulas. Terminam na camada granular. Sem revestimen-to. São receptores táteis, temperatura, dor, cocei-ra…
b) Corpúsculo de Paccini: estruturas ovoides encontradas na derme reticular e hipoderme (também em associações com articulações, pe-riósteo e órgãos internos). Pressão e vibração.
c) Corpúsculo de Meissner: Estruturas econtra-das nas papilas dérmicas (lábios, genitália exter-na, mamilos). Tato.

23
Q

05 – Descreva a histologia da glândula sebá-cea. Qual a sua relação com folículo filoso? E qual o tipo de secreção realizada por esta glândula?

A

Reposta: localizada na derme, é uma glândula acinosa com secreção holócrina, secreção lipídi-ca (triglicerídeos, ácidos graxos, colesterol)  SEBO. Ductos (epitélio estratificado) curtos, que geralmente desembocam nos folículos pilosos. Lábios, mamilos, glande e pequenos lábios  abertura direta na superfície da pele. Ausente na palma da mão e do pé.
Extra: Porção secretora: camada externa de células epiteliais achatadas que repousam sobre uma lâmina basal. Proliferação e diferenciação em células arredondadas (localização mais cen-tral). Núcleo das celulas basais tornam-se gradu-almente condensados e desaparecem. Células centrais morrem e se rompem  secreção sebá-cea (secreção holócrina: o produto de secreção é eliminado juntamente com toda a célula).

24
Q

06 – Descreva a histologia da glândula sudorí-para écrina (o tipo mais comum, que tem se-creção exócrina) e da glândula sudorípara apócrina (que também tem secreção exócri-na).

A

Resposta: as glândulas sudoríparas écrinas se localizam na derme reticular e na hipoderme. São glândulas tubulosas simples enoveladas cujos ductos se abrem na superfície da pele. Realizam secreção merócrina (a secreção é eliminada sem que haja perda do citoplasma da célula secreto-ra). São encontradas em toda a pele (exceto lá-bios e parte da genitália externa). Participam da termorregulação.
Porção secretora: epitélio pseudoestratificado. Células escuras: adjacentes ao lúmen, secreção MUCOSA.
Células claras: fracamente coradas, produção da parte aquosa do suor.
Células mioepiteliais: parte basal da porção se-cretora, citoplasma acidófilo. CONTRAÇÂO.
Porção condutora: epitélio estratificado cúbico (sem células mioepiteliais). Células com invagina-ções basais de membrana plasmática e ricas em mitocôndrias – transporte de íons.
Suor: solução extremamente diluida, com pouca proteina, Na+, K+, Cl-, ureia, amônia, ácido úrico. Ocorre reabsorção de Na+ pelos ductos conduto-res. Modificação da composição do suor. Contro-le da temperatura corporal.
Glândulas sudoríparas apócrinas:
- Glândulas tuboenoveladas.
Porção secretora: lúmen amplo. Epitélio simples cúbico. Apenas um tipo celular, com citoplasma eosinofílico. Porção apical com protrusões seme-lhantes a vesículas. Secreção merócrina. Presen-ça de células mioepiteliais.
Porção condutora: ducto retilíneo que desembo-ca no folículo piloso. Não altera o produto de secreção.

25
Q

01 – Descreva a organização ultraestrutural do retículo endoplasmático (RE).

A

Resposta: rede de túbulos ramificados e vesículas achatadas que se estende do envoltório nuclear e percorre grande parte do citoplasma. Representa o mais extenso sistema de membranas em uma célula eucariótica.

26
Q

02 – Descreva as principais funções do RE liso e rugoso.

A

Retículo Endoplasmático Liso: metabolismo de lipídeos, detoxificação, degradação de glicogênio, regulação de Ca2+ intracelular (ret. Sarcoplasmá-tico). Tem formato de vesículas globulares ou túbulos contorcidos.
Retículo Endoplasmático Rugoso: síntese e processamento de proteínas.São lâminas achata-das dispostas paralelamente, com variação de tamanho no lúmen.

27
Q

03 – Como uma proteína que, inicialmente é traduzida no citosol, é encaminhada ao retícu-lo endoplasmático?

A

Resposta: isso pode ocorrer por translocação pós traducional (proteínas das mitocôndrias) ou por translocação cotraducional (todas as proteínas destinadas ao RE).
Extra/Detalhamento:
1. Início da tradução ocorre em ribossomos no citosol
2. Presença de uma sequência específica de aminoácidos na extremidade N-terminal: Seqência sinal (peptídeo sinal). Toda pro-teína que será direcionada ao RE apresen-ta esta sequência sinal.
3. Reconhecimento da sequência sinal pela partícula de reconhecimento de sinal – (SRP).
4. Associação entre a partícula de reconhe-cimento, seqûencia-sina e ribossomo.
5. Interrupção da síntese proteica no citosol.
6. A partícula de reconhecimento de sinal possui receptor na membrana do RE.
7. A cadeia polipeptídica e o ribossomo são transferidos para o poro/canal transloca-dor.
8. A partícula de reconhecimento de sinal se dissocia e fica livre para ser reutilizada no citosol.
9. Liberação do receptor, para reconheci-mento de outro complexo ribossomo+ par-tícula-sinal+ PRS.
10. O processo de tradução é retomado
11. O poro translocador reconhece a sequên-cia-sinal e se abre.
12. A proteína é liberada no lúmen do RE.

28
Q

04 – Todas as proteínas sintetizadas no RE são liberadas na cisterna? Explique.

A

No RE, as proteínas dobram-se nas suas formas corretas e podem também ter grupos de açúcares ligados à elas. A maioria das proteínas é então transportada para o complexo de Golgi, em vesí-culas membranosas. Algumas proteínas, no en-tanto, precisam ficar no RE e fazer seu trabalho ali mesmo. Essas proteínas têm aminoácidos marcadores que asseguram que elas sejam trazi-das de volta para o RE se “escaparem” para den-tro do Golgi.

29
Q

05 - Qual a importância das chaperonas pre-sentes no RE?

A

Chaperonas sao proteínas residentes do RE, co-nhecidas como proteínas operárias. Ela é respon-sável, assim como outras semelhantes a ela, a realizar a ajuda na conformação da cadeia poli-peptídica.

30
Q

06 - Por que a glicosilação que ocorre no RE é chamada N-ligada? Explique brevemente este processo.

A

A glicosilação tipo N é uma forma de glicosilação de proteínas a qual ocorre no retículo endoplas-mático simultaneamente à tradução da proteína e é finalizada no Complexo de Golgi e apresenta este nome, pois a adição do oligossacarídeo ocor-re no grupo terminal amina (NH2) de um resíduo de asparagina.
Outras informações: oligossacarídeo N-ligado é processado (modificado) nas cisternas do apare-lho de Golgi. formação de oligossacarideos com-plexos. Formação de oligossacarideos ricos em manose. Tem início no RER e termina Golgi. Oli-gossacarideos grandes (mais de 4 residuos).

31
Q

07 – O que pode ser compreendido como res-posta de proteína desenovelada? Qual evento ocorre com a persistência desta resposta e por que ele é importante?

A

Essa resposta surge como forma de solucionar o problema causado pelas proteinas malenovela-das, proporcionando o aumento do numero de chaperonas no lumen do RE e o aumento da transcrição de genes codificadores de chapero-nas. Se mesmo após essa resposta o RE ainda continuar sobrecarregado ocorre sinalização para apoptose. Esse evento é importante, pois está relacionado, por exemplo, com a diabete em adul-tos (resistência à insulina leva a sobrecarga na produção de insulina que leva a apoptose).

32
Q

08 - A síntese de lipídeos pelo RE envolve a presença de flipases. Por que?

A
Estas enzimas (flipases) realizam um evento chamado flip-flop. Durante este processo, fosfoli-pídios da face citoplasmática da membrana são tranaslocados para a face extracelular e vice-versa.
Extra: As flipases são proteinas transportadoras de lipideos transmembrana localizadas na mem-brana. São responsáveis por auxiliar a movimen-tação das moléculas de fosfolipídios entre os dois folhetos que compoem a membrana celular.
33
Q

O que é reação decidual?

A

Reação decidual ou de decidualização é uma reação ocorrente durante a implantação do blastocisto na parede do endométrio, durante a segunda semana de gravidez dos mamíferos. Células do endométrio acumulam glicogênio e lipídios em seu citoplasma, formando as células deciduais. Ocorre a formação de um sítio imunologicamente privilegiado e aumento da vascularização local.

34
Q

Na implantação intersticial, o que ocorre no blastocisto invasor, e no endométrio receptor?

A

Blastocisto invasor: presença de receptores para moléculas de adesão.
Sincicio trofoblasto produz gonadotrofina corionica (B-HCG) para manutenção do corpo luteo (útero em fase secretória).
Endometrio receptor: expressão de sinalizadores e moléculaas de adesão. Reação tecidual: acúmulo de glicogênio e lipídios no citoplasma, aumento de vascularização local.

35
Q

06 - Uma partícula foi endocitada após intera-ção com receptores de membrana plasmática. Descreva os possíveis caminhos / rotas que esta partícula pode seguir após ser endocita-da.

A

Resposta que achei na internet: Um exemplo é a endocitose de colesterol LDL, que após ser endo-citado por receptor, encontra um ambiente ácido no endossomo, onde perde sua afinidade com o receptor e se dissocia e é liberado para a mem-brana, enquanto o LDL é redirecionado aos lisos-somos. Nos lisossomos ele será degradado pela ação da enzimas hidrolíticas, liberando o coleste-rol no citosol. No citoplasma esse colesterol pode possuir diversos destinos, mas de modo geral é utilizado para síntese de produtos lipídicos que tem essa biomolécula como precursora (como hormônios esteroides) ou para compor a mem-brana plasmática.

36
Q

07 - Qual a importância dos corpos multivesi-culares nos endossomas tardios e lisosso-mos?

A

Resposta que achei na internet: Corpos multivesi-culares são essenciais para a completa digestão de proteínas endocitadas.

37
Q

08 - Descreva dois eventos celulares que en-volvem a exocitose.

A

Resposta que achei na internet: Apoptose, a secreção de hormonas nas glându-las endócrinas.