Biomol / Embriologia / Histologia Flashcards
01 – No que consiste e qual a importânica da capacitação espermática para o processo de fertilização?
Consiste na remoção de certas glicoproteínas e proteínas, inseridas no plasma seminal, bem co-mo alguns lipideos da membrana, retirados da superficie do espermatozoide. Esses componen-tes removidos deixam os espermatozoides capa-citados, pois há:
• Alteração dos componentes da membrana plasm-atica dos espermatozoides (coleste-rol), que ajuda na reacao acrossomica.
• Alterações metabólicas
• Fosforilação de certas proteinas
• Hiperatividade do espermatozoide (motili-dade muito mais eficiente, que permite passar pela corona radiata).
Extra: Ocorre a partir do contato do espermato-zoide com secrecoes do trato reprodutor femini-no, o que torna os espermatozoides capacitados para reconhecer os sinais de quimiotaxia, termo-taxia e reotaxia, tem uma duração de 7 horas.
02 - Como ocorre e qual a importância da rea-ção acrossômica?
Consiste na fusão da membrana plasmática do espermatozóide com a membrana externa da vesícula acrossomal, o que permite o extravasa-mento das enzimas estocadas no acrossoma (ex: acrosina), as quais fazem a digestão enzimática das glicoproteinas da zona pelucida, permitindo a passagem do espermatozoide após toda a libera-ção do acrossoma.
03 - Qual a importância da liberação de cálcio no citosol do ovócito, que ocorre após a fusão da membrana plasmática do espermatozoide com a membrana plasmática do ovócito?
Combinação dos cromossomos: a onda de Ca2+ do bloqueio rápido induz a volta do metabolismo, término da meiose II (2° corpo polar e óvulo).
05 - Qual a diferença entre mitose e clivagem? Qual o objetivo da clivagem para o desenvol-vimento inicial embrionário?
As clivagens são divisões celulares atipicas sofri-das pelo zigoto, pois são muito rapidas, sincroni-zadas e sem priodo de recuperacao (crescimen-to), diferentemente da mitose, em que há a recu-peração. Logo, ocorre a geração de células cada vez menores (blastômeros). A finalidade da cliva-gem é reestabelecer o tamanho tipico das celulas somaticas; uma vez estabelecido as caracteristi-cas das celulas somaticas, as clivagens cessam e passa a ocorrer mitoses.
06 - Em qual estágio de desenvolvimento o embrião chega na luz uterina, para iniciar o processo de implantação?
No estágio de blastocisto (ou blástula).
07 - Qual a importância da eclosão do blasto-cisto, para o processo de implantação?
A eclosão permite o contato do blastocisto (trofo-blasto) com endométrio uterino. Após a eclosão, o blastocisto econtra-se livre na cavidade uterina e inicia o processo de implantação.
01 - Em relação aos lisossomos, quais os fato-res de proteção que fazem com que esta or-ganela não cause digestão intracelular indis-criminada?
Os lisossomos são delimitados por membrana constituida principalmente de lipídios (fosfolipidios glicolipidios e colesterol) e proteinas altamente glicolisadas (proteção interna contra as enzimas hidrolíticas presentes no interior). As enzimas pre-sentes dentro dos lisossomos são hidrolases áci-das tecido específicas (proteases, nucleases, lipa-ses, etc), com atividade ótima em pH ácido (4,5 – 5,0), fator que serve como proteção contra um possível extravasamento de enzimas para o cito-sol de pH 7,0.
02 - Os lisossomos digerem material provin-dos de qual(is) via(s) intracelular (res)?
Fazem a digestão intracelular, eliminação de or-ganelas (autofagia) e de moléculas citoplasmáti-cas, degradação de material oriundo de endocito-se.
03 - Descreva como as enzimas hidrolíticas, produzidas no RER e processadas no Com-plexo de Golgi, chegam ao endossoma tardio.
As enzimas lisossomais são levadas até o endos-soma tardio por uma vesícula endossômica car-readora. Ocorre o seguinte processo:
- Brotamento de vesiculas contendo enzi-mas marcadas com M6P
- Reciclagem de proteinas de revestimento
- Vesiculas se fundem com os endossomos tardios
- Endossomos se fundem com lisossomos (finalização da digestão)
- Enzimas lisossomais podem ser secreta-das para o meio extracelular, via secreção constitutiva.
- Receptores de manose são enviados para a membrana plasmática.
- Enzimas lisossomais recuperadas por en-docitose mediada por receptor e encami-nhadas aos endossomas tardios.
04 - Qual o papel da clatrina na via endossô-mica-lisossômica?
Participa do brotamento de vesiculas contendo enzimas marcadas com M6P (revestimento). Formação de fossas revestidas de clatrina na pinocistose. Revestimento de enzimas para en-dossomos tardios.
05 - Descreva os principais tipos de endocito-se.
05 - Descreva os principais tipos de endocito-se.
Pinocitose: ingestão de fluidos e solutos, forma-ção de vesiculas pinociticas. Processo constituti-vo (ocorre o tempo todo) e inespecifico, em que há formacao de vesiculas pinociticas, por meio de fossas revestidas de clatrina. Existem regioes de invaginacoes na membrana plasmática chama-das de calvéolos, pois utilizam calveolinas para a formação das vesículas, em vez de clatrinas.
Fagocitose: ingestão de grandes particulas, for-mação do fagossomo. Processo feito por celulas de defesa (macrófagos e neutrofilos), a qual ocor-re a internalizacao de organismos invasores, celu-las em apoptose ou ate mesmo outras celulas. Na fagocitose, tem-se a formacao de um vacuolo, o fagossomo, por meio da projecao citoplasmatica para englobar o material, que é dependente da reorganização de filamentos de actina (não é utili-zado clatrinas).
Endocitose mediada por receptor: presença de receptores nas fossas de clatrina. Trata-se de uma captacao eficiente de macromoleculas es-pecificas do fluido extracelular, pois apresenta os receptores tranmembranares localizados em fos-sas revestidas de clatrina.
Extra: um exemplo de endocitose com receptor importante é a absorção de LDL pelas células, pois a sua degradação libera colesterol livre. Pes-soas com mutação no receptor de LDL (LDLR) na membrana leva ao caso de aterosclerose, sendo que os heterozigotos dessa mutação tem 2x + [LDL serico], e homozigotos apresentam de 4-6x + [LDL serico] que pessoas normais. A absorção de ferro no o rganismo também ocorre por es-sa endocitose, onde a ferrotransferrina (apo-transferrina associada à Fe+2) é endocitada na célula e em pH 5 (lisossomal) libera o cátion férri-co no meio, sendo liberada de volta ao meio ex-terno por exocitose. Além disso, o vírus HIV entra na célula desta forma, pela ativação de receptores membranosos, que causam a inva-ginação do vírus.
01 – Descreva a estrutura do Complexo de Golgi e sua localização intracelular.
O complexo de golgi é uma organela membrano-sa, formada por sáculos achatados idependentes, porém com continua troca de material por vesícu-las. Se localiza entre a membrana plasmática e o retículo endoplasmático.
Extra: é composto por dictiossomos. São dobras que consistem em pequenos sacos achatados e enfileirados uns sobre os outros denominados cisternas.
Face cis: recebe vesiculas provenientes do RER.
Face trans: regiao de brotamento de vesiculas para destinacao final das macromoleculas.
02 – Quais as principais funcoes do Complexo de Golgi?
Realiza o processamento de proteínas e lipídeos, síntese de polissacarideos, e transporte e endere-camento de substâncias.
03 – Cite um exemplo importante para cada uma das principais reações bioquímicas que ocorrem no complexo de Golgi.
As principais reações que acontecem são as gli-cosilações (nas cisternas do Golgi), fosforilações (ocorrem na rede cis) e sulfatações (ocorrem na rede trans).
Glicosilação N-ligada: oligossacarídeo N-ligado é processado (modificado) nas cisternas do apa-relho de Golgi. formação de oligossacarideos complexos. Formação de oligossacarideos ricos em manose. Tem início no RER e termina Golgi. Oligossacarideos grandes (mais de 4 residuos)
Glicosilação O-ligada: adição de açúcares aos grupos OH das cadeias laterais de serina e troni-na. Ação das enzimas glicosiltransferases. É um evendo exclusivo do Golgi. Oligossacarideos, em geral, pequenos.
A glicosilação está presente, por exemplo, na po-limerização de cadeias de glicosaminoglicanos em proteoglicanos; e no sistema sanguineo ABO (glicosilacao de lipideo de membrana)
Fosforilação: É a adição de fosfato em regioes especificas de determinadas proteinas processa-das no Golgi. Ex: adição de um fosfato à manose dos oligossacarídeos N-ligados, com formação do resíduo manose-6-fosfato (M6P); na rede trans do Golgi, o M6P mostra que aquela proteina deve ser transportada para o lisossomo.
Sulfatação: É a adição de sulfato em cadeias glicidicas de proteinas e lipideos, bem como a adicao em residuos de tirosina. Exemplo desse processo é a sulfatação de proteoglicanos que vãop para a matriz extracelular (o sulfato atrai sódio, que atrai H2O e mantém o meio hidratado.)
04 – Qual é a função das proteínas de cobertu-ra?
Auxiliam na curvatura da membrana para brota-mento da vesícula. Realiza seleção do material a ser transportado.