Bases da Farmacocinética e Farmacodinâmica Flashcards
O que são receptores de reserva e sua função?(questão de aprofundamento)
Receptores de reserva são receptores que se apresentam em quantidade além da necessária para gerar o efeito biológico máximo, havendo assim uma maior eficiência na resposta do tecido.
Defina sucintamente farmacodinâmica.
Quais os principais alvos farmacológicos?
São 4:
- Receptores metabotrópicos
*Canais iônicos(receptores ionotrópicos)
*Enzimas
*Moléculas transportadoras
Qual a definição de fármaco?
É uma substância química que, quando aplicada a um sistema fisiológico, afeta seu funcionamento de modo específico
Qual a diferença entre agonista e antagonista?
Agonista é a molécula que ativa o receptor farmacológico, enquanto que antagonista é uma molécula que se combina com o mesmo ponto sem causar ativação, bloqueando o efeito dos agonistas sobre o receptor.
Como a especificidade se relaciona com a presença ou não de efeitos colaterais?
Uma vez que um fármaco é altamente específico para um receptor, seus efeitos colaterais são poucos, enquanto que o fármaco que não é tão específico possui mais efeitos colaterais.
Qual a diferença entre afinidade e eficácia?
Afinidade é a tendência de um fármaco de se ligar ao seu receptor, enquanto que eficácia é a tendência de um fármaco de ativar uma resposta celular.
Assim, nessa lógica um antagonista teria eficácia de 0.
Qual a diferença entre um agonista pleno e um agonista parcial?
Agonistas plenos são aqueles que desencadeiam uma resposta máxima dos receptores, tendo uma eficácia máxima. Os parciais são aqueles que desencadeiam uma resposta submáxima dos receptores, possuindo uma eficácia intermediária.
O que é um antagonista competitivo reversível?
É um antagonista capaz de competir com o sítio de ligação de agonistas. O aumento de agonistas nesse caso pode reestabelecer sua ocupação, sendo considerado nesse caso um caso de antagonismo reversivel.
Isso se dá pelo fato de que as moléculas agonistas e antagonistas competitivas não ficam ligadas ao receptor, mas sim dissociam-se e ligam-se de novo continuamente.
O que é um antagonista competitivo irreversível?
É um antagonista capaz de se ligar ao receptor na mesma posição do agonista, mas este dissocia dos receptores muito lentamente, ou não se dissocia, o que resulta no fato de não ocorrer alteração na ocupação do antagonista quando o agonista é adicionado.
O antagonismo competitivo irreversível ocorre com fármacos que contêm grupos reativos que formam ligações covalentes com o receptor.
Qual a diferença entre tolerância, dessensibilização e resistência a fármacos?
A tolerância é um fenômeno onde o organismo se adapta à presença de um fármaco, resultando em uma diminuição da resposta farmacológica ao longo do tempo.
A dessensibilização refere-se à diminuição da resposta a um fármaco após a exposição contínua ou repetida ao mesmo. Isso ocorre frequentemente em receptores que se tornam menos responsivos devido à ativação prolongada.
A resistência a fármacos refere-se à incapacidade de um fármaco em produzir o efeito desejado, mesmo quando administrado em doses adequadas. É frequentemente associada a infecções e neoplasias.
Como os fármacos agem nas enzimas?
Eles podem agir como:
- Substrato análogo, sendo um inibidor competitivo ou irreversível da enzima
- Falso substrato, inibindo uma cascata de eventos metabólicos
O que é um pró-fármaco?
É um fármaco que necessita de uma enzima para transformá-lo num metabólito ativo, que irá ter uma reação fisiológica significativa.
O que são canais iônicos e seus tipos?
São portões presentes nas membranas celulares, que, de modo seletivo, permitem a passagem de determinados íons, e que são induzidos a se abrir ou se fechar por uma variedade de mecanismos. Os canais controlados por ligantes e os canais controlados por voltagem são dois tipos importantes.
Quais os principais exemplos de receptores ionotrópicos? (aprofundamento)
- Nicotínico
- GABAa
- Receptor 5-HT3
- Receptor de glutamato
- Receptor de glicina