B3. Estudos Epidemiológicos Flashcards
O que mostra a razão de prevalências?
Ex.: “prevalência de 50% de câncer de pulmão em fumantes e de 20% em não fumantes”.
Razão de prevalências: quantas vezes uma doença é mais prevalente num fator de risco do que no outro. Em outras palavras, mostra quantas vezes a exposição aumenta o risco de ter a doença.
Ex.: O câncer de pulmão é 2,5 mais prevalente em quem fuma (0,5 / 0,2 = 2,5).
O que mostra o Odds Ratio?
Ex.: “Exposição ao jateamento de areia e chance de desenvolver pneumoconiose. OR = 8.”
Mostra quantas vezes mais CHANCE um indivíduo EXPOSTO tem de desenvolver a doença em relação a um indivíduo NÃO EXPOSTO.
As pessoas submetidas ao jateamento de areia tiveram um risco (palavra usada pelo med) 8 vezes maior de desenvolver pneumoconiose.
O Odds Ratio é uma medida de associação matematicamente semelhante ao risco relativo. Ele apenas ESTIMA o risco, então não se pode usar medidas de INCIDÊNCIA.
Qual é a medida de associação usada em estudos do tipo caso-controle?
Odds Ratio / Razão de chances.
Um estudo que coleta dados de maneira global (taxas populacionais) e não de maneira individual (paciente por paciente) é do tipo…?
Estudo ecológico.
Qual é a principal diferença entre coorte histórica e caso-controle?
A coorte, seja ela histórica (retrospectiva) ou prospectiva, sempre vai partir da exposição e vai em direção ao desfecho. (Ex: investigar associação entre desnutrição na infância e rendimento escolar: em 2014 se estuda 2 grupos escolares, 1 com história de desnutrição nos primeiros 5 anos de vida e outro sem. Em ambos se aplica questionário validado pra avaliar rendimento escolar.)
O caso-controle parte do desfecho e segue a investigação em direção às exposições. (Ex: um estudo recrutou 60 pessoas com um certo tipo de câncer e 180 sem câncer. Foi aplicado um questionário em todas elas, que mostrou que x% das com câncer tinham um fator de exposição.)
O que é o risco atribuível e como se calcula?
O Risco Atribuível é a parcela do risco dos expostos atribuível exclusivamente a 1 fator estudado, ou, em outras palavras, é a incidência adicional de doença em decorrência da exposição a um fator específico. Ex: nem todo AVE acontece só por causa da HAS, mas pra calcular o quanto que exclusivamente a HAS aumenta a incidência de AVE, tenho que calcular pelo RA!
RA = (Risco nos expostos) - (Risco nos não expostos).
Dica: lembrar da PA e PG! Na PA (progr. aritmética), tu vai calcular com soma, e na PG é com multiplicação. Ou seja, com a letra “A” é soma e subtração!! Não mistura com divisão e multiplicação.
Quais são as fases que um ensaio clínico deve passar para aprovar um novo medicamento?
São 5 fases:
- Fase 0 (pré-clínica): Estudos em animais. Estuda-se a absorção, distribuição, metabolismo, cinética, dinâmica, etc.
- Fase 1: Pequeno grupo de seres humanos voluntários e saudáveis.
- Fase 2: Estudo terapêutico piloto, pequeno número de pessoas doentes.
- Fase 3: Grandes grupos de doentes. Estuda-se reações adversas mais frequentes, interações, principais fatores modificadores de efeito.
- Fase 4: Vigilância pós-comercialização.