Aves e Mamíferos Flashcards

1
Q

AVES

As aves são animais vertebrados, de sangue quente (homeotérmicos), que possuem o corpo revestido de penas.
Com cerca de 9000 espécies conhecidas, elas ocupam vários tipos de ambientes e, de maneira geral, dominam o ar.

Características Gerais das Aves
Conheça a seguir as principais características relacionadas às aves.

Temperatura corporal
Aves são animais de sangue quente, também chamados homeotérmicos ou endotérmicos, por sua capacidade de manter a temperatura corporal constante. Para isso, elas apresentam um metabolismo elevado, necessitando de muita energia.
Penas
pavão

As penas são uma característica exclusiva das aves. Elas permitem o voo, são isolantes térmicos (importante para a homeotermia) e funcionam para a camuflagem e como atrativo sexual. Habitualmente, é o macho que possui uma plumagem exuberante, como o pavão.

Voo
O voo é uma importante adaptação das aves, que lhes permite:
Habitar diversos ambientes;
Fugir dos predadores;
Buscar novas fontes de alimentos;
Aumentar o campo visual;
Realizar migrações quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis, como no período de inverno.

A capacidade de voar que as aves apresentam, podem ser divididas em carinatas e ratitas.
As carinatas são aves que apresentam uma quilha no osso esterno, chamada carena. Possuem músculos peitorais desenvolvidos que são responsáveis pelo batimento das asas.
Muitas podem voar, outras fazem apenas voos curtos, como a galinha. Algumas aves como os pinguins, sofreram modificações em suas asas, que as tornaram aptas apenas para a natação.
As ratitas são aves que não apresentam carena no esterno, e são incapazes de voar, como a ema e o avestruz.

Pele
pele das aves
Glândula uropigial
A pele das aves é queratinizada, seca e impermeável. Algumas possuem glândulas uropigianas,situadas sobre a região posterior do corpo, acima da cauda, que auxiliam na hidratação da pele ao secretar um óleo.
Os patos, por exemplo, viram a cabeça até a cauda e esfregam o bico no restante do corpo, impermeabilizando as penas antes de entrarem nas lagoas, o que facilita a sua flutuação.

Canto
Rouxinol cantando para atrair a fêmea
Outra característica das aves é o canto, gerado por um órgão fonador, que é a siringe. O canto pode servir como elemento de comunicação, envolvendo atração sexual, advertência, demarcação de território, dentre outros.
A participação das aves na cadeia alimentar auxilia a controlar populações de insetos e roedores.

Anatomia e Fisiologia das Aves
órgãos da galinha
Principais órgãos da galinha
Sistema respiratório das aves
A respiração das aves é realizada pelos pulmões, que não possuem alvéolos, são formados por vários para-bronquíolos, onde ocorrem as trocas gasosas.

Além disso, os pulmões se interligam por projeções chamadas sacos aéreos, que passam por todo corpo do animal, inclusive no interior dos ossos.

Sistema digestório das aves
As aves têm bico rígido e devido a ausência de dentes, o alimento não passa por trituração na boca.
O tubo digestivo apresenta algumas adaptações, como presença de papo e de moela (onde o alimento fica um tempo sendo amolecido - papo - e é triturado - moela).
Após passar pelo intestino, as fezes são eliminadas pela cloaca, que faz parte tanto do sistema digestório, quanto do reprodutivo.

Sistema reprodutor das aves
As aves são animais ovíparos, ou seja, produzem ovos. A casca é formada por carbonato de cálcio e por ser porosa permite a troca gasosa entre o embrião e o ambiente. A cloaca é o órgão responsável pela postura dos ovos.
A fecundação é interna e ocorre antes que o óvulo seja revestido pela casca calcária. No interior do ovo, há membranas protetoras e reservas alimentares na forma de gema e clara.
Saiba mais:
O que é fecundação?
Fecundação interna e externa

Sistema circulatório das aves
O sistema circulatório das aves apresenta um coração com quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.
Funciona como duas bombas distintas, onde as câmaras direitas impulsionam sangue não oxigenado e as da esquerda, sangue oxigenado.

Sistema Nervoso das Aves
olho da ave
Estrutura ocular das aves
O cérebro das aves é responsável pela coordenação e pelo equilíbrio sendo bastante volumoso, o que permite a movimentação em três dimensões durante o voo.
Possuem geralmente a visão bastante desenvolvida. Aves marinhas, por exemplo, conseguem ver dentro e fora da água. Aves de rapina são capazes de detectar presas através de sua sensibilidade à luz ultravioleta.

Curiosidades sobre as aves
Algumas aves transmitem doenças aos seres humanos. As fezes dos pombos transmitem histoplasmose, criptococose (meningite fúngica) e salmonelose; as fezes do papagaio transmitem psitacose (pneumonia atípica).
Nas florestas da Austrália e da Nova Guiné, vive o “casuar”, ave que tem a altura de uma pessoa adulta. Apresenta uma crista óssea, que o ajuda a abrir caminho na floresta. Quando acuado, pode dar coices e causar ferimentos graves.
O peso dos ossos de um albatroz, ave cuja envergadura das asas de um adulto é superior a 3 metros, é menor que o peso de suas penas.

A

MAMÍFEROS

Os mamíferos são animais vertebrados pertencentes ao Domínio Eukaryota, Reino Animalia, Filo Chordata, Sub-filo Vertebrata e Classe Mammalia.
Estima-se que existam mais de 5 mil espécies de mamíferos, encontrados em quase todos os biomas do planeta. Eles são animais terrestres, aquáticos e voadores, como os morcegos.

Exemplos de animais mamíferos
Características dos mamíferos
Conheça as principais características dos mamíferos:

Habitats
Os mamíferos são seres altamente adaptáveis e podem ser encontrados por todo planeta.
Isso ocorre porque muitos mamíferos vivem em sociedades e dedicam cuidado aos seus filhotes até o momento em que se tornam independentes.
Além disso, muitos mamíferos foram domesticados pelo homem e hoje convivem
com os mesmos.

Aspectos corporais
mamíferos
Alguns mamíferos possuem o corpo coberto por pelos
Os mamíferos se caracterizam pela presença de pelos pelo corpo e de glândulas mamárias nas fêmeas.
A quantidade de pelos no corpo varia de espécie para espécie. As baleias, por exemplo, apresentam pouquíssimos pelos ao redor do focinho, sendo a pele predominantemente lisa.
O pelo funciona como um isolante dificultando a dissipação do calor da superfície da pele para o ambiente. Essa característica permite que a temperatura corporal dos mamíferos se mantenha constante.
Eles ainda mantém a sua temperatura corporal constante graças à sua pele, a qual é formada por duas camadas principais (epiderme e derme), onde se encontram glândulas sebáceas e sudoríparas que auxiliam a regular a temperatura.
O seu corpo é sustentado por um endosqueleto totalmente ossificado com cabeça tronco e quatro patas (exceto cetáceos) com até 5 dedos, em espécies quadrúpedes (a maioria) e outras bípedes, (cangurus e homem).

Os mamíferos apresentam uma variedade de modos de alimentação. A presença dos dentes contribui para que possam explorar diversos tipos de alimentos.
Conforme o tipo de alimentação os mamíferos são classificados em:

Carnívoros: Possuem dentes caninos bem desenvolvidos e sua dieta se baseia no consumo de proteína e lipídios. Exemplos: raposa, cães, onças e leões.

Herbívoros: Possuem dentes caninos rudimentares ou ausentes e os molares bem desenvolvidos. Alimentam-se de vegetais e apresentam adaptações para a digestão de celulose. Exemplos: hipopótamo, girafa, boi, canguru e zebra.

Onívoros: Apresentam a dieta mais diversificada, alimentando-se de fontes animais e vegetais. Exemplos: urso, primatas e porcos.

Sistema Respiratório e Circulatório
O tronco dos mamíferos exibe costelas acopladas ao esterno, formando uma caixa torácica que lhes confere os movimentos respiratórios devido à presença do músculo diafragma.

A respiração dos mamíferos é exclusivamente pulmonar, ou seja, ocorre através dos pulmões. Isso ocorre mesmo com os mamíferos aquáticos.

O sistema circulatório é fechado, incluindo o coração com quatro câmaras. Além disso, não há mistura entre o sangue venoso e arterial.
Sistema Nervoso

O sistema nervoso dos mamíferos é altamente complexo e o mais avançado dentre todos os vertebrados.
Ademais, o cérebro dos mamíferos é proporcionalmente maior que dos outros
animais, permitindo uma inteligência maior.

Reprodução
filhotes
Os filhotes são alimentados com leite materno produzido pelas glândulas mamárias
Nos mamíferos os sexos são separados, ou seja, existem machos e fêmeas. Assim, a reprodução é sexuada.

Grande parte dos mamíferos apresentam períodos de reprodução definidos, ou seja, épocas que favorecem a origem de filhotes.
A fecundação dos mamíferos é interna. Após o nascimento, os filhotes recebem o leite materno originado das glândulas mamárias das mães.

O tempo de gestação e a quantidade de filhotes originados a cada ciclo reprodutivo varia conforme a espécie. Por exemplos, os gambás podem originar até 13 filhotes em uma única ninhada.

Classificação dos mamíferos
Os mamíferos são subdivididos em vários grupos, conforme algumas de suas características.
1. Ambiente em que vivem:
Os mamíferos são classificados em aquáticos e terrestres.
São exemplos de mamíferos aquáticos: baleia orca, peixe-boi, golfinho, boto, leão-marinho, lontra e foca.
São exemplos de mamíferos terrestres: ser humano, cachorros, girafa, leão, tigre, macaco, boi, urso, tamanduá, raposa, gato, onça, camelo, ovelha, jaguatirica.
Existem ainda os morcegos que são animais mamíferos aéreos. O urso polar também é um mamífero, porém com habilidade de natação.

  1. Padrões reprodutivos:
    Os mamíferos se diferenciam também pela forma como ocorre o desenvolvimento da gestação.

Existem os mamíferos placentários, em que toda a gestação se desenvolve no interior do corpo da mãe. E os marsupiais, que parte da gestação é no interior do corpo materno e após isso, o filhote se desenvolve no interior de uma bolsa chamada de marsúpio.

Ainda existem os mamíferos que colocam ovos, conhecidos como monotremados. Porém, o ovo permanece por um bom tempo dentro do corpo materno, onde recebe os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Um exemplo de monotremado é o ornitorrinco.
ornitorrinco
O ornitorrinco é um exemplo de mamífero que põe ovos

Curiosidades sobre os mamíferos
O cão, o gato e o rato não possuem glândulas sudoríparas.
Os mamíferos são os únicos animais com capacidade de brincar.
A baleia-azul é o maior mamífero do Planeta, enquanto os elefantes são os maiores mamíferos terrestres.
Os únicos mamíferos capazes de voar são os morcegos.

O menor mamífero do mundo é o morcego de Kitti, ele pesa cerca de 1,5g.

Os mamíferos surgimos de uma evolução de um grupo de répteis chamados terapsídeos, que viveram no período Triássico (225 M.a. atrás).
Horas de sono por mamíferos: Baleia - 1 hora; Boi - 4 horas; Cão - 10 horas; Cavalo - 3 horas; Elefante - 3 horas; Foca - 6 horas; Gato - 15 horas; Girafa - 2 horas; Golfinho - 10 horas; Leão - 18 horas; Morcego - 19 horas; Porco - 8 horas; Preguiça - 20 horas; Rato - 13 horas; Zebra - 3 horas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly