Aula 2 Flashcards
Como são as interações entre os diferentes atores na elaboração de políticas públicas?
“As interações entre diferentes atores na elaboração de políticas públicas são complexas, interdependentes e com configurações únicas em cada caso” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Quem são considerados atores formais no processo de criação de políticas públicas?
“Atores formais: São aqueles atores que são definidos com base na Constituição Federal. Por exemplo, são os partidos políticos, membros do legislativo, judiciário e os membros mais altos do executivo (Presidente, governadores e prefeitos). Também podem ser considerados atores formais os burocratas e as equipes de governo” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Quem são considerados atores informais no processo de criação de políticas públicas?
“Atores informais: São aqueles que não têm a sua participação determinada pela Constituição ou leis. Podem não receber funções específicas no processo de elaboração das políticas públicas, contudo podem ter enorme relevância no processo. Como exemplo, podemos citar os sindicatos (empresariais ou de trabalhadores), movimentos sociais, empresas e os meios de comunicação” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
O que são atores coletivos e atores individuais?
“Atores coletivos: São aqueles formados por grupos e organizações que atuam intencionalmente nas arenas políticas para influenciar os rumos das políticas públicas. Por exemplo, são os grupos de interesse, partidos políticos, movimentos sociais etc. Atores individuais: São aquelas pessoas que agem nas esferas ou arenas políticas para influenciar os processos das políticas públicas. Temos aqui, por exemplo, magistrados, jornalistas, artistas etc.” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Qual é o papel dos políticos na elaboração de políticas públicas?
“Fundamentais nos processos das políticas públicas quando estão legitimados por cargos do Executivo ou Legislativo, podem propor e dar condições para a realização de políticas públicas que podem promover grandes impactos sociais. Eles são os atores que têm a função de serem os representantes de interesses do coletivo. Possuem a legitimidade para agir, expressar opiniões e defender interesses em nome daqueles que estão representando” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Qual é a diferença entre funções de confiança e cargos comissionados na legislação brasileira?
“Na legislação brasileira há basicamente dois tipos de designados políticos, o primeiro é aquele que é investido de funções de confiança, e o segundo aquele que é investido de cargos comissionados. Geralmente, as funções de confiança são direcionadas aos servidores públicos de carreira, que por confiança, são designados a posições de chefia, direção ou assessoramento. Já os cargos comissionados são acessíveis tanto aos burocratas, quanto a qualquer outra pessoa externa à administração pública” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Como é conceituada a burocracia?
“Burocracia é, inicialmente, um procedimento administrativo existente que auxilia na organização de um grande número de pessoas que precisam trabalhar juntas. É um modelo administrativo que apresenta com clareza a hierarquia de autoridade, a divisão dos trabalhos e os regulamentos e procedimentos (preferencialmente sem a possibilidade de flexibilidade)” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Qual é a interpretação cultural popular de burocracia?
“Mas quando pensamos em burocracia, temos uma interpretação cultural popular de problema procedimental, mas também estamos pensando em pessoas, que é o corpo de funcionários públicos” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Quais são as características dos burocratas no modelo político estatal brasileiro?
“De acordo com o modelo político estatal brasileiro, eles possuem estabilidade de emprego (para evitar uma completa imobilidade do Estado a partir do jogo político), sistemas de seleção e promoção baseados na competência técnica e experiência e mecanismos claros de hierarquização de coordenação” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Quais são as qualidades esperadas dos burocratas segundo o modelo de Max Weber?
“Segundo o modelo burocrático desenhado por Max Weber, é claro que os colaboradores devem ser pessoas qualificadas tecnicamente e, no caso do funcionalismo público, devem ser neutras politicamente e voltados para o benefício do bem coletivo. Também precisam estar focados na eficiência dos trabalhos realizados, executados de acordo com as normas técnicas desenhadas, mantendo um alto valor ético a fim de sempre evitar a corrupção, o favoritismo ou qualquer ação que vá contra aos interesses e bens coletivos” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Como o corpo burocrático deve se comportar na nova visão da administração pública?
“O problema desta visão weberiana pura é que vai contra, em parte, da nova visão da administração pública, onde o corpo burocrático deve ser sim detentor do conhecimento necessário, mas também precisa ser criativo nas proposições e capaz de evitar que políticas públicas má gerenciais gerem frustrações. Cabe a eles também a busca da eficácia das políticas públicas, justamente por serem detentores de conhecimento técnico que viabilizaria a boa execução das políticas públicas” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Quais profissionais fazem parte do corpo burocrático?
“Podem fazer parte deste os mais diferentes tipos de profissionais, tais como médicos, policiais, assistentes sociais, professores e qualquer outro profissional que conheça os meandros de sua profissão e se faça necessário para a manutenção da máquina estatal” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Qual é a importância dos burocratas estarem próximos dos beneficiários das políticas públicas?
“O importante é que estes profissionais precisam estar próximos daqueles que serão os beneficiários das políticas públicas para entender melhor as suas necessidades e comportamentos. Como também, servirem de elo de ligação entre eles e os políticos ou lideranças e, desta forma, superar os desafios práticos da implementação das políticas públicas” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Qual é o papel dos juízes no processo de implementação de políticas públicas?
“Juízes são servidores públicos que desempenham um papel importante no processo de implementação de políticas públicas. São o grupo do funcionalismo público que exercem as atividades do poder judiciário com a prerrogativa e capacidade de julgar, de acordo com a Constituição e suas leis. Ao emitirem decisões, os juízes tornam-se protagonistas na elaboração das políticas públicas pois tratam de assuntos que estão ligados diretamente aos interesses sociais, econômicos e políticos” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Quais papéis os juízes podem exercer no processo de formulação de políticas públicas?
“No processo de formulação de políticas públicas, eles podem exercer diferentes papéis, já que cumprem funções que atingem diretamente tais políticas: possuem o poder de veto, árbitro imparcial e representante da sociedade” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Quais são as políticas públicas mais sensíveis às decisões dos juízes?
“Talvez, as políticas públicas mais sensíveis às suas decisões sejam as políticas regulatórias que tratem da liberdade das pessoas e das empresas e as políticas que versam sobre a redução das desigualdades e paridade entre diferentes categorias sociais” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).
Como os grupos de interesse influenciam as políticas públicas?
“Grupos de interesse é uma categoria bem ampla de atores de políticas públicas, porém o que há de comum entre estes atores é que eles seriam grupos de pessoas que se organizam de forma voluntaria para fazer uso de recursos em defesa de seus interesses e, desta forma, influenciam decisões dos policymakers e dos envolvidos nas políticas públicas” (Maggiolo e Perozo Maggiolo, 2007).