Aula 2 Flashcards
Define brevemente o diagnóstico clínico e a sua utilidade.
Diagnóstico clínico é um processo de utilização de dados de avaliação para comparar os sintomas do paciente com os critérios de diagnóstico de um sistema de classificação estabelecido (DSM-5.TR ou ICD-11).
- Utilidade clínica do diagnóstico: ajuda o profissional a determinar o prognóstico, o plano de tratamento e os possíveis resultados do tratamento.
O facto de receber um diagnóstico ___ __________ que a pessoa necessita de __________. Esta decisão é tomada com base na _________ ___ ________.
Do mesmo modo, um doente pode ___ ________ _____ __ _________ para um diagnóstico, mas demonstrar uma clara ____________ de tratamento ou cuidados.
O facto de receber um diagnóstico não significa que a pessoa necessita de tratamento. Esta decisão é tomada com base na gravidade dos sintomas.
Do mesmo modo, um doente pode não preencher todos os critérios para um diagnóstico, mas demonstrar uma clara necessidade de tratamento ou cuidados.
Que utilidade, e de que forma é que os sistemas de classificação se harmonizam?
Os sistemas de classificação fornecem acesso a uma lista de perturbações que se enquadram em categorias distintas, critérios e descrições com intuito de efetuar um diagnóstico.
Harmonizam-se pois:
- Permitem uma recolha mais exata de dados, para desenvolver novos tratamentos;
- Para aumentar a capacidade de replicar resultados científicos;
- Retificar os casos em que os diagnósticos do DSM-5 e do ICD-11 não concordem.
Dentro das perturbações de humor, quais os 2 grupos distintos e a sua principal diferença?
Dentro das perturbações de humor destacam-se as perturbações depressivas, e as perturbações bipolares.
Estas diferenciam-se pois nas perturbações bipolares o indivíduo experiencia episódios de mania/hipomania.
Relativamente às perturbações bipolares, quais os 2 tipos e de que forma é que se diferenciam?
Na perturbação bipolar I, o indivíduo experiencia (Presente) um episódio maníaco que pode originar outros episódios hipomaníacos ou depressivos major.
Na perturbação bipolar II, o indivíduo experienciou (Passado) ou experiencia (Presente, também) um episódio hipomaníaco ou um episódio depressivo major.
Define os dois tipos mais comuns de perturbações depressivas.
Enquadra-se aqui o TDP (Transtorno depressivo persistente) e o TDM (Transtorno depressivo maior).
O TDP é contínuo e crónico, com sintomas menos agudos que o TDM, tendo tendência a fluir e refluir por um longo período de tempo.
O TDM tem episódios discretos com duração de pelo menos duas semanas, afetando as funções afetivas, cognitivas e neurovegetativas.
Define o Transtorno disfórico pré-menstrual.
Ocorre antes da menstruação, levando a alterações de humor muito intensas, irritabilidade extrema e sintomas ansiosos e depressivos.
Dentro dos distúrbios depressivos, quais são os sintomas associados ao Humor e ao Comportamento?
Relativamente aos sintomas do Humor, a maioria dos indivíduos relatam experienciar um estado de humor depressivo durante a maior parte dos dias e sentimentos de anedonia (perda interesse em atividades que gostava antes).
No que trata aos sintomas do Comportamento, a diminuição de atividade física e produtividade são comuns. Há uma perturbação no funcionamento diário, sendo que as interações sociais e o responsabilidades laborais são afetadas.
Dentro dos distúrbios depressivos, quais são os sintomas associados à Cognição e à Atividade Física?
Com sintomas cognitivos, o indivíduo apresenta uma visão negativa de si mesmo e do mundo, demonstrando tendência a culpar-se a si mesmo e não assumindo crédito experienciam conquistas. Têm dificuldade em concentrar-se em tarefas e têm, ocasionalmente, pensamentos suicidas / de automutilação.
Quanto à atividade física, existem alterações nos padrões de sono (Hipersónia e insônia), aumento de experienciação de fadiga, e mudanças de peso derivadas da falta de apetite.
Define agitação psicomotora / atraso psicomotor.
É um movimento físico sem objetivo ou retardado (Andar de um lado para o outro da sala).