Aula 00 - Teoria Geral da Constituição e Princípios Fundamentais Flashcards

1
Q

Na concepção de constituição em seu sentido político, formulada por Carl Schmitt, há uma identidade entre o conceito de constituição e o conceito de leis constitucionais, uma vez que é nas leis constitucionais que se materializa a decisão política fundamental do Estado.

A

Errado. Schmitt estabelece uma distinção entre constituição e leis constitucionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Carl Schmitt, principal protagonista da corrente doutrinária conhecida como decisionista, advertia que não há Estado sem Constituição, isso porque toda sociedade politicamente organizada contém uma estrutura mínima, por rudimentar que seja; por isso, o legado da Modernidade não é a Constituição real e efetiva,mas as Constituições escritas.

A

Errado. O autor tinha como preocupação o conteúdo das normas constitucionais, não a sua forma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A constituição em sentido político pode ser entendida como a fundamentação lógico-política de validade das normas constitucionais-positivas.

A

Errado. A fundamentação das normas constitucionais positivas é a constituição em sentido lógico-jurídico (a norma hipotética fundamental).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

As constituições outorgadas não são precedidas de atos de manifestação livre da representatividade popular e assim podem ser consideradas as Constituições brasileiras de 1824, 1937 e a de 1967, com a Emenda Constitucional n. 01 de 1969.

A

Correta.
Constituições brasileiras outorgadas: 1824, 1937, 1967 e 1969 (a primeira é um nº par e as demais são ímpares).
Constituições brasileiras promulgadas: 1891, 1934, 1946 e 1988 (a primeira é um nº ímpar e as demais são pares).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

São classificadas como dogmáticas, escritas e outorgadas as constituições que se originam de um órgão constituinte composto por representantes do povo eleitos para o fim de as elaborar e estabelecer, das quais são exemplos as Constituições brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988.

A

Errado. Essas constituições são classificadas como democráticas, e não outorgadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Chama-se Constituição outorgada aquela que é votada pelos representantes do povo especialmente convocados para elaborar o novo Estatuto Político.

A

Errado. É a constituição democrática ou popular que se caracteriza por ser votada por representantes do povo especialmente convocados para elaborá-la.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Na história do Direito Constitucional brasileiro, apenas a Constituição de 1824 pode ser classificada, quanto à estabilidade, como uma constituição semirrígida.

A

Certo. Todas as outras Constituições brasileiras são classificadas como rígidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A Constituição brasileira de 1824 era material, pois possuía em seu art. 178 o seguinte texto: “É só constitucional o que diz respeito aos limites e atribuições respectivas dos poderes políticos, e as direitos políticos e individuais dos cidadãos”. Ou seja, ela limitou o que seria ou não constitucional, usando como critério o conteúdo, matéria tratada e não a forma.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Segundo a classificação das Constituições, adotada por Karl Lowenstein, uma constituição nominativa é um mero instrumento de formalização legal da intervenção dos dominadores de fato sobre a comunidade, não tendo a função ou a pretensão de servir como instrumento limitador do poder real.

A

Errado. O enunciado traz o conceito de constituição semântica, não o de nominativa. A constituição nominativa ambiciona regular a realidade político-social do Estado, mas não consegue fazê-lo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A concepção de normas constitucionais autoaplicáveis (self-executing) e não autoexecutáveis (not self-executing) tem origem na Inglaterra, resultado da lenta construção do seu sistema constitucional consuetudinário.

A

Errado. A concepção de normas constitucionais autoaplicáveis e não autoaplicáveis têm origem na doutrina norte-americana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

As normas constitucionais de eficácia limitada estreitam-se com o princípio da reserva legal, haja vista regularem interesses relativos à determinada matéria, possibilitando a restrição por parte do legislador ordinário.

A

Errado. São as normas de eficácia contida que possibilitam restrição por parte do legislador ordinário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

As formas básicas de expressão do Poder Constituinte são outorga e convenção.

A

Certo. A forma do exercício do poder constituinte pode ser democrática ou por convenção (quando se dá pelo povo, direta ou indiretamente) ou, ainda, autocrática ou por outorga (quando se dá pela ação de usurpadores do poder).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Para o positivismo jurídico, o poder constituinte originário tem natureza jurídica, sendo um poder de direito, uma vez que traz em si o gérmen da ordem jurídica.

A

Errado. Para o positivismo jurídico, o Poder Constituinte Originário é um poder de fato. É a corrente jusnaturalista que considera que o Poder Constituinte Originário é um poder de direito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O Poder Constituinte Originário é ilimitado e autônomo, pois é a base da ordem jurídica.

A

Errado. O Poder Constituinte Originário é ilimitado e autônomo. No entanto, a explicação para isso é que ele não encontra limites no direito positivo anterior. Ser a base da ordem jurídica é a explicação para que ele seja considerado inicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O titular do poder constituinte é aquele que, em nome do povo, promove a instituição de um novo regime constitucional ou promove a sua alteração.

A

Errado. O povo é o titular do poder constituinte. Aquele que, em seu nome, promove a instituição de um novo regime constitucional ou promove a sua alteração é o exercente do poder constituinte.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Normas não recebidas pela nova Constituição são consideradas, ordinariamente, como sofrendo de inconstitucionalidade superveniente.

A

Errado. Alguns autores entendem que, no caso de entrada em vigor de uma nova Constituição, as normas legais com ela incompatíveis se tornam inconstitucionais, pelo fenômeno da inconstitucionalidade superveniente. Essa não é a posição do STF. Para a Corte, trata-se de simples conflito de normas no tempo, em que a norma posterior revoga a anterior. Nesse caso, portanto, haveria simples revogação, e não inconstitucionalidade.

17
Q

O princípio da concordância prática manifesta sua utilidade nas hipóteses de conflito entre normas constitucionais, quando os seus programas normativos
se abalroam.

A

Certo. O princípio da concordância prática (ou harmonização) busca resolver o conflito entre normas constitucionais. Por meio desse princípio, busca-se a harmonização dos bens jurídicos em conflito, evitando-se o sacrifício total de uns em relação aos outros.

18
Q

Pelo princípio da eficácia integradora, os instrumentos de controle de constitucionalidade, especialmente a ADI, devem ser interpretados de modo a, tanto quanto possível, integrar o texto impugnado à Constituição.

A

Errado. Segundo princípio da eficácia integradora, na interpretação da Constituição, deve ser dada preferência às determinações que favoreçam a integração política e social e o reforço da unidade política.

19
Q

O método de interpretação hermenêutico-concretizador prescinde de uma pré-compreensão da norma a ser interpretada.

A

Errado. No método hermenêutico-concretizador, a norma prevalece sobre o problema. Parte-se de uma pré-compreensão da norma, aplicando-a ao problema.

20
Q

O princípio da concordância prática ou da harmonização, numa sociedade democrática, determina que se dê sempre prevalência aos bens protegidos como direitos fundamentais em caso de conflito com outros bens também constitucionalmente protegidos.

A

Errado. Esse princípio determina que, no caso de conflito aparente entre direitos fundamentais, haja uma redução proporcional dos mesmos, de modo que nenhum deles sofra sacrifício total. Não há prevalência de uns sobre os outros.

21
Q

Em suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil rege-se pelo princípio do pluralismo político.

A

Errado. Pluralismo político é fundamento da República Federativa do Brasil.

22
Q

A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

A

Certo.

23
Q

A prevalência dos direitos humanos constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

A

Errado. A prevalência dos direitos humanos é um princípio das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

24
Q

Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, o repúdio ao racismo.

A

Errado. O repúdio ao terrorismo e ao racismo são princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

25
Q

A igualdade entre os Estados é um dos princípios que rege as relações internacionais da República Federativa do Brasil.

A

Certo.

26
Q

A República é a forma de organização do Estado adotada pela Constituição Federal de 1988. Caracteriza-se pela temporariedade do mandato dos governantes e pelo processo eleitoral periódico.

A
Errado. República é a forma de governo.
Forma de Estado: Federação
Forma de governo: República
Regime de governo/político: Democracia (mista ou semidireta)
Sistema de governo: Presidencialismo
27
Q

Em função da forma de governo adotada na Constituição de 1988, existe a obrigação de prestação de contas por parte da administração pública.

A
Certo.
Forma de Estado: Federação
Forma de governo: República
Regime de governo/político: Democracia (mista ou semidireta)
Sistema de governo: Presidencialismo
28
Q

Não é elemento essencial do princípio federativo a existência de dois tipos de entidade - a União e as coletividades regionais autônomas.

A

Errado. O princípio federativo pressupõe a existência de uma entidade central e de várias parciais, dotadas de capacidade política concedida diretamente pela Constituição. Essa capacidade implica a possibilidade de produção de normas de sua competência.

29
Q

Na condição de fundamento da República Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana tem seu sentido restrito à defesa e à garantia dos direitos pessoais ou individuais de primeira geração ou dimensão.

A

Errado. A dignidade da pessoa humana não se limita à defesa dos direitos de primeira geração. Ela também exige do Estado uma ação perante os indivíduos. Desse modo, a dignidade da pessoa humana tem implicações sobre direitos de todas as gerações. Exemplo: o direito a uma jornada de trabalho digna (de segunda geração) é consequência da dignidade da pessoa humana.

30
Q

A especialização funcional, elemento essencial do princípio de divisão de poderes, implica o exercício exclusivo das funções do poder político - legislativa, executiva e judiciária - pelo órgão ao qual elas foram cometidas no texto constitucional.

A

Errado. A Constituição adotou um modelo flexível de separação de poderes, no qual os três Poderes são independentes e harmônicos entre si. Nesse sentido, cada Poder exerce funções típicas e atípicas, ou seja, as funções legislativa, executiva e judiciária não são exercidas com exclusividade pelo órgão ao qual elas foram atribuídas.

31
Q

Dentre os objetivos da República Federativa do Brasil, fixados na Constituição Federal de 1988, encontra-se a redução das desigualdades sociais e regionais com consequente discriminação de origem ou de outras formas correlatas entre brasileiros.

A

Errado. De fato, reduzir as desigualdades sociais e regionais é um dos objetivos fundamentais da RFB (art. 3º, III, CF). Entretanto, diferentemente do que diz o enunciado, a consequência desse objetivo é a vedação da discriminação entre brasileiros.