AULA 00 - Conceito de Constituição 3- 9 2- Estrutura e Elementos das Constituições 9 - 11 3- Pirâmide de Kelsen - A Hierarquia das Normas Flashcards
Em termos doutrinários, por quem foi preconizada a concepção de constituição ideal?
POR J.J CANOTILHO.
O MODELO DE CONSTITUIÇÃO PRECONIZADO POR CANOTILHO TRATA-SE DE UMA CONSTITUIÇÃO DE CARÁTER LIBERAL?
CORRETO.
QUAIS SÃO OS ELEMENTOS NO MODELO CONSTITUCIONAL PROPOSTO POR CANOTILHO?
a) Deve ser escrita;
b) Deve conter um sistema de direitos fundamentais individuais (liberdades negativas);
c) Deve conter a definição e o reconhecimento do princípio da separação dos poderes;
d) Deve adotar um sistema democrático formal.
Pode-se afirmar que todos os elementos de uma constituição de caráter liberal estão intrinsecamente relacionados à limitação do poder coercitivo do Estado.
Correto.
Quem é o responsável pelo desenvolvimento da concepção de Constituição no seu sentido sociológico?
Ferdinand Lassalle.
Na concepção sociológica, a Constituição é um fato social, e não uma norma jurídica.
CORRETO.
Qual a definição de Constituição Sociológica?
A Constituição real e efetiva de um Estado consiste na soma dos fatores reais de poder que vigoram na sociedade; ela é, assim, um reflexo das relações de poder que existem no âmbito do Estado.
Nas palavras de La Salle, a Constituição escrita é mera “folha de papel”, e somente será eficaz e duradoura caso reflita os fatores reais de poder da sociedade.
CORRETO!
para Lassale, coexistem em um Estado duas Constituições: uma real, efetiva, correspondente à soma dos fatores reais de poder que regem este país; e outra, escrita, que consistiría apenas numa “folha de papel”.
CORRETO.
Nas palavra de Carl Schmitt Pouco importa, ainda, se a Constituição corresponde ou não aos fatores reais de poder que imperam na sociedade; o que interessa tão-somente é que a Constituição é um produto da vontade do titular do Poder Constituinte.
CORRETO.
Para Schmitt, a Constituição é uma decisão política fundamental que visa estruturar e organizar os elementos essenciais do Estado
CORRETO
De acordo com Carl Schmitt, A validade da Constituição, segundo ele, se baseia na decisão política que lhe dá existência, e não na justiça de suas normas.
CORRETO.
No modelo de Carl Schmitt o que interessa tão-somente é que a Constituição é um produto da vontade do titular do Poder Constituinte.
CORRETO
A teoria de Schmitt é um produto da vontade do titular do Poder Constituinte, e poer esse motivo pode ser chamada de:
voluntarista ou decisionista.
Quem é o preconizador da Teoria Constitucional em Sentido Jurídico?
HANS KELSEN
Para Kelsen, a Constituição não retira o seu fundamento de validade dos fatores reais de poder, é dizer, sua validade não se apoia na realidade social do Estado.
CORRETO
Como Kelsen consegue explicar o fundamento de validade das normas?
Por meio do sistema de Escalonamento hierárquico das normas.
De acordo com Kelsen, qual é a compreensão lógico-jurídico de Constituição?
No sentido lógico-jurídico, a Constituição é a norma hipotética fundamental (não real, mas sim imaginada, pressuposta) que serve como fundamento lógico transcendental da validade da Constituição em sentido jurídico-positivo. Esta norma não possui um enunciado explícito, consistindo apenas numa ordem, dirigida a todos, de obediência à Constituição positiva.
De acordo com Kelsen, qual é a compreensão jurídico-positivo de Constituição?
A Constituição é a norma positiva suprema, que serve para regular a criação de todas as outras. É
documento solene, cujo texto só pode ser alterado mediante procedimento especial. No Brasil, esta Constituição é, atualmente, a de 1988 (CF/88).
A constituição no sentido cultural é preconizada por:
por Meirelles Teixeira.
No que consiste o conceito de constituição total?
De acordo com Meirelles Teiceira, a Constituição é condicionada pela cultura do povo e também atua como condicionante dessa mesma cultura. Essa constituição abrange todos os aspectos da vida da sociedade e do Estado, sendo uma combinação de todas as concepções anteriores - sociológica, política e jurídica.
Associe corretamente frase, autor e sentido:
Todos os países possuem, possuíram sempre, em todos os momentos da sua história uma constituição real e efetiva.
Lassalle, quem entende que no Estado coexistem duas Constituições: uma real, efetiva, e outra que consiste apenas numa “folha de papel”. Trata-se do sentido sociológico de Constituição.
Associe corretamente frase, autor e sentido:
Constituição significa, essencialmente, decisão política fundamental, ou seja, concreta decisão de conjunto sobre o modo e a forma de existência política.
Essa é a visão de Schmitt que preconiza o sentido político de Constituição.
Associe corretamente frase, autor e sentido:
Constituição é a norma fundamental hipotética e lei nacional no seu mais alto grau na forma de documento solene e que somente pode ser alterada observando-se certas prescrições especiais.
Trata-se do sentido jurídico de Constituição, preconizado por Kelsen.