Ativação da Célula B e Produção de Anticorpos Flashcards
O que acontece quando as células B são ativadas?
As células B, quando ativadas, proliferam e se diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpo e células de memória.
Como as respostas imunes humorais são iniciadas?
As respostas imunes humorais são iniciadas pelo reconhecimento específico do antígeno pela célula B, em órgãos linfoides secundários.
O que é a troca de isotipo?
A troca de isotipo é um processo em que algumas células B ativadas começam a produzir anticorpos distintos da IgM.
O que é maturação de afinidade?
Maturação de afinidade é um processo em que células B ativadas produzem anticorpos que se ligam aos antígenos com afinidade crescente.
O que são antígenos T-independentes?
Antígenos multivalentes com determinantes repetitivos, como polissacarídeos, que podem ativar as células B sem ajuda da célula T, são chamados de antígenos T-independentes.
Como as respostas primárias e secundárias de anticorpos a antígenos proteicos diferem?
As respostas primárias resultam da ativação de células B naive não previamente estimuladas, enquanto as respostas secundárias são devidas à estimulação de clones expandidos de células B de memória.
O que são células B foliculares e células B da zona marginal?
As células B foliculares nos órgãos linfoides periféricos produzem respostas de anticorpos a antígenos proteicos, e essas respostas de célula B exigem colaboração com células T auxiliares. As células B da zona marginal, no baço e em outros tecidos linfoides, bem como as células B-1 encontradas em tecidos de mucosa e no peritônio, reconhecem antígenos multivalentes, como polissacarídeos transportados pelo sangue, e montam primariamente respostas de anticorpos T-independentes.
O que são células T auxiliares?
As células T auxiliares são células que ajudam os linfócitos B a produzirem anticorpos. Elas desempenham um papel crucial nas respostas de anticorpos a antígenos proteicos.
O que são respostas T-dependentes e T-independentes?
As respostas de anticorpo são T-dependentes ou T-independentes, dependendo da natureza do antígeno e do envolvimento de células T auxiliares. As respostas aos antígenos proteicos requerem ajuda da célula T, de modo que esses antígenos são chamados T-dependentes. Antígenos que podem ativar as células B sem ajuda da célula T são chamados T-independentes.
Como os antígenos iniciam o processo de ativação das células B?
Os antígenos iniciam o processo de ativação das células B trabalhando em conjunto com outros sinais gerados durante as respostas imunes inatas induzidas por microrganismos ou pelos adjuvantes nas vacinas.
Quais são as principais vias de distribuição do antígeno para as células B?
O antígeno pode ser distribuído às células B naive em órgãos linfoides através de múltiplas vias. Isso inclui transporte para os linfonodos pelos vasos linfáticos aferentes, captura por macrófagos sinusais subcapsulares, captura na região medular por uma subpopulação de células dendríticas residentes, ligação a receptores de complemento em imunocomplexos e captura por macrófagos na zona marginal dos folículos linfoides esplênicos.
Como os antígenos são apresentados às células B?
O antígeno apresentado às células B geralmente está em sua conformação intacta nativa, e não está processado pelas células apresentadoras de antígeno (APCs). Isso é uma das diferenças importantes entre as formas de antígenos reconhecidas por linfócitos B e T.
O que compõe o complexo receptor antigênico da célula B (BCR)?
O complexo receptor antigênico da célula B (BCR) é composto por moléculas de Ig de membrana e proteínas Igα e Igβ associadas.
Quais são os dois papéis essenciais do BCR na ativação da célula B?
Primeiro, a ligação do antígeno ao receptor envia sinais bioquímicos para as células B que iniciam o processo de ativação. Em segundo lugar, o receptor internaliza o antígeno ligado para dentro de vesículas endossomais e esse antígeno, se for proteico, é processado em peptídeos que podem ser apresentados na superfície da célula B para serem reconhecidos pelas células T auxiliares.