Aterosclerose Flashcards
Diferencie Arteriosclerose de Aterosclerose.
Arteriosclerose é um grande grupo de doenças que levam ao endurecimento das artérias. Dentro das Arterioscleroses temos três grupos principais: a Aterosclerose (Deposição de gordura na parede das artérias, podendo levar posteriormente a calcificação e obstrução total da luz arterial), Mediosclerose (Acometimento de artérias de médio calibre, geralmente na camada média) e a Arteriolosclerose (endurecimento das arteríolas).
o que podemos esperar histologicamente da camada arterial média de grandes artérias?
Nas grandes artérias, a camada média além de ser rica em fibras musculares ela também possui uma grande quantidade de fibras elásticas para que esta possa receber o sangue a uma pressão relativamente elevada e conduzi-lo sem grandes problemas. Artérias de médio e pequeno calibre são mais musculares que elásticas.
O que inicia o processo de aterosclerose?
A disfunção endotelial, a qual é proporcionada pela existência de alguns fatores de risco como o diabetes mellitus, a hipertensão arterial, a dislipidemia, tabagismo entre outros.
E qual a função do endotélio?
Diversas. Entre elas produção de moléculas que impedem a adesão e agregação de células sanguíneas e plaquetas quando íntegro, produz substâncias ativadoras do sistema fibrinolítico entre outros. Tudo isso na intenção de manter o fluxo sanguíneo linear na luz vascular.
Qual a primeira fase do processo aterosclerótico?
A primeira fase ocorre quando o equilíbrio é desregulado e há a disfunção endotelial, nela, algumas células leucocitárias passam a aderir ao endotélio e migrar para a camada subendotelial. Nessa fase não há a descrição de nenhuma alteração histológica relevante.
O que são estrias gordurosas?
Na segunda fase do processo aterosclerótico começa a existir com maior intensidade a deposição de gorduras no subendotélio, em especial a lipoproteína LDL e Triglicerídeos.
O que são Células espumosas?
São os macrófagos que migram para a região de acúmulo de gordura e passam a fagocita-la, ficando com o citoplasma cheio de moléculas de gordura. Nessa fase a camada íntima já tem um aumento e a luz endotelial começa a ser reduzida, mas ainda é uma fase remissível com MEV.
As estrias gordurosas e as células espumosas podem sumir?
Nessa fase a camada íntima já tem um aumento e a luz endotelial começa a ser reduzida, mas ainda é uma fase remissível com MEV.
estrias gordurosas podem aparecer em lactentes. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. A medida que cresce e varia alimentação e atividades físicas, ela tende a desaparecer.
Após a formação das células espumosas e as estrias gordurosas, qual a próxima etapa do processo aterosclerótico?
A migração de células musculares e outras células que passam a formar uma capsula nessa região da artéria. Envolvendo tudo, uma capa fibrótica. O centro dessa placa há um processo de necrose.
Uma placa já encapsulada e com revestimento mioepitelial pode ser revertida?
Não com MEV. Mas é uma placa que pode ser compressível com um balão de angioplastia e aumentar a sua luz vascular. Ainda não há calcificação.
Descreva o processo de ruptura de placa complexa por hemorragia intraplaca.
O suprimento de oxigênio e nutrientes das células que compõe o vaso sanguíneo ocorre por meio dos vasa vasoruns que nutrem as camadas mais externas e por difusão do sangue para as células do vaso mais próximas da luz vascular. Com a placa de ateroma a difusão fica mais difícil e os vasa vasoruns penetram cada vez mais no vaso, podendo adentrar a placa. se esse vaso se rompe há uma hemorragia intra placa e o conteúdo interno se expõe a luz, iniciando um processo trombótico.
De que maneira a aterosclerose compromete as artérias?
Trata-se de uma doença sistêmica mas acomete as artérias de forma segmentar, ou seja em algumas regiões com maior tendência a formação de ateromas. As arterites inflamatórias acometem de forma mais uniforme as artérias.
Onde é mais comum encontrar a formação de placas?
Em locais de maior turbilhonamento do fluxo sanguíneo, como as bifurcações arteriais.
Como é possível permanecer uma irrigação suficientemente vital em alguma área com o comprometimento da luz de uma artéria importante por uma placa aterosclerótica?
Pois como se trata de um processo crônico de obstrução que geralmente leva décadas para ocluir de forma importante, há o desenvolvimento de uma CIRCULAÇÃO COLATERAL a essa artéria que serve para conduzir o sangue que não está passando mais por aquela região.