Aterosclerose Flashcards
Quais as duas causas mais importantes na disjunção endotelial na aterosclerose?
Distúrbios hemodinâmicos
Hipercolesterolemia - aumento da concentração de colesterol no sangue
Completar:
Os lípidos são tipicamente transportados na corrente sanguínea ligados a ______________(1) específicas (formando complexos de _______________(2) ).
1 - apoproteínas
2 - lipoproteína
Quais as anormalidades das lipoproteínas mais comuns?
(1) aumento dos níveis de colesterol LDL
(2) diminuição dos níveis de colesterol HDL
(3) elevação dos níveis de lipoproteína
Quais os lipidos dominantes nas placas ateromatosas?
Colesterol
Ésteres de Colesterol
Completar:
A redução do ____________(1) sérico pela dieta ou medicamentos retarda a taxa de progressão da aterosclerose, provoca regressão de algumas placas ateromatosas e reduz o risco de ocorrência de eventos cardiovasculares.
1- colesterol
Completar:
Os mecanismos pelos quais a dislipidemia contribui para a aterogénese incluem:
- Hiperlipidemia crónica, em especial _____________________(1), que pode comprometer diretamente a função endotelial por provocar aumento da produção local de radicais livres derivados do _____________(2). Esses produtos aceleram a redução do _________________(3), diminuindo a sua atividade vasodilatadora.
1 - hipercolesterolemia
2- oxigénio
3 - óxido nítrico
Completar:
Os mecanismos pelos quais a dislipidemia contribui para a aterogénese incluem:
- Com a hiperlipidemia crónica, as _________________(1) acumulam-se dentro da íntima, local onde supostamente se produzem dois derivados patogénicos: ________(2) oxidada e cristais de ___________(3).
A LDL é oxidada através da ação de __________(4) livres de oxigénio produzidos localmente por ___________(5) e células endoteliais, surgindo a __________(6).
A oxidação da LDL ativa processos que culminam na formação de células _________(7).
A LDL oxidada estimula ainda a secreção de fatores de crescimento local, citocinas e quimiocinas, aumentando o recrutamento de _____________(8), e também possui ação _______________(9) para as células endoteliais e musculares lisas.
1 - lipoproteínas
2 - LDL
3 - colesterol
4- radicais
5 - macrófagos
6 - LDL-C
7 - espumosas
8 - monócitos
9 - citotóxica
No estágio da aterogénese, as células endoteliais disfuncionais expressam moléculas de adesão que promovem adesão leucocitária. Qual é a molécula de adesão?
Molécula de adesão de célula vascular I
(VCAM-1)
Completar:
Após a adesão no endotélio, os leucócitos migram para dentro da íntima sob a influência de quimiocinas produzidas localmente:
Os _______________(1) diferenciam-se em macrófagos e englobam as lipoproteínas.
Os cristais de colesterol são estimuladores da inflamação através da ativação do _________(2) e libertação de _______(3).
Macrófagos ativados produzem espécies tóxicas de oxigénio que levam à oxidação da __________(4) e à síntese de fatores de crescimento que estimulam a atividade proliferativa das células _________________(5).
Os linfócitos _____(6) são recrutados para a íntima e interagem com macrófagos, contribuindo para o estado de inflamação crónica.
Como consequência do quadro inflamatório crónico, os leucócitos ativados e a libertação
de fatores de crescimento pelas células da parede vascular promovem a proliferação das células do músculo liso e a síntese de __________________(7).
1 - monócitos
2 - inflamassoma
3 - IL-1
4 - LDL
5 - musculares lisas
6 - T
7 - matrix extracelular
A proliferação de células do músculo liso da íntima e a deposição de MEC contribui para o crescimento progressivo das lesões ateroscleróticas ao converterem a
lesão inicial, ou seja, as estrias gordurosas, em que estrutura?
Ateroma Maduro