Assistência Pré-Natal Flashcards

1
Q

Acima de quantos anos a gestante é considerada gestação de idade avançada

A

> 35 anos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Adolescente de 12 anos de idade está grávida faz o pré-natal e não quer que o médico conte para os pais sobre sua gravidez. Qual a conduta

A

Manter sigilo médico. O sigilo só pode ser quebrado quando a não revelação possa acarretar dando ao paciente.
🟡 O conselho federal de medicina reconhecido pela lei brasileira determina que paciente de 12 a 18 anos já deve ter sua privacidade garantida principalmente se com mais de 14 anos e 11 meses. Claro desde que esses tenham capacidade de discernimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A gestante pode usar medicamento como IECA ou BRA?

A

Não. São contraindicação absoluta durante a gestação. Podemos muitas vezes ser substituído por metildopa ou anlodipino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a dose segura de bebida alcoólica durante a gestação?

A

Não existe dose segura de álcool durante a gestação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quando encaminhar gestante para o pré-natal de alto risco?

A

Imagem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais as principais queixas durante a gestação?

A

🟣Náuseas e vômitos (relacionada ao alto nível de Beta HCG). E podemos prescrever antieméticos como metoclopramida ou dramin. Orientar paciente a comer alguma coisa seca com uma torrada logo quando acordar porque isso faz com que absurva conteúdo gástrico ácido no estômago vazio, evitando o vômito. Fracionar a dieta em mais porções durante o dia em menores quantidades, isso ajuda porque durante a gestação a progesterona relaxa a musculatura lisa como o útero (para que o feto fique tranquilo em seu interior) porém acaba relaxando toda a musculatura Lisa do organismo incluindo o estômago, como o esfíncter gastroesofágico propiciando mais refluxo, e com o estômago relaxado também diminui o esvaziamento gástrico.
🟣 SONOLÊNCIA NO COMEÇO DA GESTAÇÃO ➡️ a progesterona age como sedativo no sistema nervoso.
🟣POLACIURIA ➡️ Aumento da frequência urinária. Mas Observe se tiver qualquer outro sintoma associado Devemos pensar em infecção urinária como disúria, mudança da cor da urina. Essa POLACIURIA fica cada vez pior a medida que a geração avança.
🟣Palpitações o débito cardíaco da gestante aumenta portanto o volume circulante de sangue aumenta (por isso o coração bate mais rápido para dar conta da nova demanda) porém a resistência vascular periférica reduz, então a pressão arterial tende a cair e a gestante pode ter queixas de hipotensão postural. Porém não tem outras queixas associadas como Dispneia, por isso não tem como confundir com alguma cardiopatia.
🟣CEFALEIA ➡️ Não usar anti-inflamatório durante a gestação para melhorar a cefaleia, porque os anti-inflamatórios aumenta o risco de fechamento Ducto-arterioso fetal, pode por exemplo da alterações no líquido amniótico e levar distúrbios do feto.
🟣CONSTIPAÇÃO INTESTINAL ➡️ a progesterona faz com que os músculo liso fique relaxado e o intestino não é exceção, intestino relaxado não faz peristalse. Queixas de gases por exemplo. Temos que orientar para um consumo maior de fibras + hidratação + atividade física como caminhada ajuda a combater a constipação.
🟣LOMBALGIA durante a gestação a toda uma alteração da curva da coluna, pelo peso extra da gestação.
🟣 DOR EM HIPOGASTRIO ➡️Sempre deve ser motivo de investigação. Pode ser simplesmente porque o outro está crescendo, porém temos que descartar a possibilidade infecção urinária contrações uterinas associada a trabalho de parto prematuro, vulvovaginite que está levando a um útero irritado… Então toda dor epigastro em gestante temos que investigar para excluir causas patológicas.
🟣ALTERAÇÕES NA SECREÇÃO VAGINAL ➡️ durante a gestação é normal ter uma alteração no PH vaginal e aumento da produção de secreção vaginal O que leva inclusive a proteção contra infecções na vagina durante este período. Porém aumenta a possibilidade de candidíase por exemplo, e se tiver odor pensar em vaginose bacteriana. Caso a gestante apresente sintomas como alteração do odor ou coceira temos que fazer o exame especular para descartar. Porém isso é distante apenas tiver queixa de aumento da secreção vaginal temos que falar que isso é esperado e normal.
🟣EDEMA E PARESTESIAS ➡️ a gestante tende a perder líquido para o terceiro espaço e isso causa edema como por exemplo os pés em inchaço.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais perguntas não pode faltar na anamnese no pré-natal?

A

🟣 A PRESENÇA DE SANGRAMENTO ? ➡️ Se caso houver sangramento não importa se dá primeiro ou a segunda metade da gestação temos que investigar o motivo. GESTANTES NÃO DEVE SANGRAR.
🟣REFERE DOR? REFERE CONTRAÇÕES?➡️ Ao perguntar se refere dor geralmente vai ser no primeiro trimestre, e ao perguntar se há contrações geralmente vai ser no segundo a terceira trimestre.
🟣A PERDA DE LÍQUIDOS➡️ essa pergunta ajuda a não deixar passar uma possível ruptura de membrana ou por exemplo uma secreção vaginal patológica.
🟣MOVIMENTAÇÃO FETAL? ➡️ Queixa de redução de movimentação fetal é igual a investigação da vitalidade fetal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a frequência dos retornos para as consultas de pré-natal?

A

🟣Até 28 semanas o retorno deve ser mensal. Porém o primeiro retorno após a primo consulta deve ser idealmente após 15 dias, isso porque é durante a primeira consulta do pré natal aonde solicitamos mais exames, e não podemos esperar 4 semana (mensal) para avaliar-los.
🟣 Até 36 semanas de gestação o retorno deve ser feito a cada duas ou três semanas.
🟣 Após a trigésima sexta semana de gestação o retorno é semanal.
⚠️⚠️⚠️ NÃO EXISTE A ALTA DO PRÉ-NATAL. Ou seja, sempre deve haver um retorno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a definição de hiperêmese gravídica?

A

🟣A hiperemese gravídica se caracteriza por persistência de vômito acompanhada de perda de peso maior que 5% da massa corporal pré gravídica.
🟣 O quadro clínico é de vômito incoercíveis levando a desidratação perda de peso desequilíbrio ácido-básico e hidroeletrolítico podendo apresentar disfunção hepática e renal hemorragia retiniana ataxia e confusão mental.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual o ganho ponderal esperado em uma gestante?

A

Depende do seu IMC do início da gestação. Imagem

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Paciente hipertensa em uso de hidroclorotiazida tem um diagnóstico de gravidez. Qual a conduta em relação a esse medicamento?

A

Podemos manter esse medicamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual deficiência de vitamina que pode cursar com mielomeningocele na gestação?

A

Deficiência de ácido fólico. A suplementação vitamínica na gestação é indicada devido a 20 a 30% da gestantes apresentam algum tipo de deficiência vitamínica ou mineral a suplementação de ácido fólico na gestação é universal pois reduz a ocorrência de defeitos abertos do tubo neural as mais prevalentes são da espinha bífida e anencefalia.
⚠️⚠️O termo disrafismo deriva dos vocábulos gregos dys + rhaphē, que significam fusão incompleta ou fechamento defeituoso da região dorsal mediana do embrião.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A vitamina B6 É recomendada para qual gestante?

A

Gestante com nutrição inadequada como usuários de drogas gestação múltiplas ou adolescentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A vitamina B12 é indicada principalmente para qual gestantes?

A

Gestantes veganas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Porque devemos suplementar a gestante com ferro? E quando devemos suplementar?

A

A deficiência de ferro é a principal causa de anemia materna. Existe uma necessidade de aumentada de ferro na gestação devido a sua captação de 15 a 20% do total de plasma materno pela placenta e pelo feto e da expansão volêmica.
🟣Recomenda-se a suplementação de 16 semanas até 8 semanas pós-parto na dose de 60 MG por dia de ferro elementar que corresponde a 300 mg de sulfato ferroso ou ferro quelato glicinato.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Gestante de 19 semanas retorna a consulta pré-natal com o resultado da ecografia que mostra malformação óssea e cardíaca grave fetal. Qual a conduta?

A

🟣Primeiro saber informar notícia adequadamente com o protocolo spikes. ➡️ Preparar um ambiente para o encontro preservando sigilo e a privacidade. Identificar a percepção do paciente sobre a condição de saúde. Avaliar o quanto a pessoa deseja saber a doença. Transmitir a notícia de forma Clara e empática. Amparar as emoções do paciente. Traçar estratégias para conduzir o tratamento e minimizar o sofrimento.
🟣 Devemos informar a gestante que o resultado da ecografia não indica uma interrupção da gestação. Pois no Brasil a única má formação fetal que é permitida para interrupção na gestação é anencefalia. nos casos de malformações incompatíveis com a vida se as gestantes desejar interrupção da egestaçao deve ser solicitar judicialmente pela paciente.
🟣 O pré-natal dessa gestante deve ser realizada a nível terciário pois há necessidade de acompanhamento de equipe multidisciplinar como médico fetal geneticista e psicólogo da realização dos exames complexos e da programação do parto.
🟣 O parto deve correr em hospital de nível terciário para o recém-nascido possa ser assistido adequadamente em hospital com UTI neonatal e equipe de neonatologia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Gestante retorna a consulta de pré-natal com o resultado de glicemia de 126. Qual o diagnóstico?

A

Diabetes mellitus 2 (prévia a gestação)
Lembrar que a primeiro teste de glicemia é feito com glicemia de jejum, E caso a paciente apresente uma glicemia jejum normal ela deve retornar na 24° - 28° semana para fazer o teste oral de tolerância à glicose 75g.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Qual doença está relacionada a números altos de cesáreas prévias?

A

Acretismo placentário. Se caracteriza pela invasão anormal do miométrio pelo pelo trofoblasto e quanto maior número de cesáreas prévias maior risco de acretismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Gestante menor que 15 anos ou maior que 35 anos devemos encaminhar para o pré-natal de alto risco?

A

DEPENDE SE TEM ALGUMA COMORBIDADE ASSOCIADA. ➡️ A idade gestacional menor que 15 anos ou maior que 35 anos é um fator materno que representa o maior risco de complicação durante a gestação em relação à média das gestantes. Porém são considerados de risco gestacional intermediário e deve realizar seguimento na unidade básica de saúde com monitoramento cuidadoso e encaminhamento para o pré-natal de alto risco Se necessário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

O que o que podemos orientar a paciente gestante para evitar que ocorra as estrias?

A

🤰Ter uma adequada hidratação da pele durante toda a gestação.
🤰As estrias está relacionada com o aumento de cortisol durante a gestação.
🤰 As estrias geralmente aparece no final da gestação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Paciente chega a consulta pré-natal questionando se é normal aparecer áreas enegrecida em sua pele, que por exemplo apareceu uma linha verticalmente na sua barriga escurecida. Oque devemos informar?

A

🤰Que sim é normal durante a gestação. Oque acontece é que a progesterona durante a gestação estimula os melanócitos da pele gerando escurecimento da região inguinal, das axilas, do rosto (melasma gravídica). E essa linha se chama em sua barriga se chamalinha nigra.
🤰 Devemos orientar a gestante a não se expor muito ao sol para evitar que essa hipercromia se mantenha depois da gestação. A tendência é que essa linha escurecida se clareia com o tempo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Edema na gestante é normal?

A

🤰Edemas nos pés simétricamente é comum na gestação. Por isso que sempre que fazemos a inspeção na gestante temos que olhar os seus pés.
🤰 Gestante tem mais risco de ter trombose, varizes, edema simétrico e hemorróida. Isso acontece pelo mesmo mecanismo que é a dificuldade do retorno venoso na gestante isso ocorre porque com o aumento da pressão abdominal o retorno venoso fica prejudicado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

O que é a marcha anserina?

A

É um caminhar parecido com o patinho. Com o aumento do volume abdominal a gestante intuitivamente para se manter equilibrada ao caminhar, acaba projetando o abdômen para frente alargando a base e caminhando como um patinho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Quais são os sinais de presunção de gravidez?

A

🟣Tuberculos de Montgomery. ➡️ Vários glândulas, hipertrofia das glândulas que acontece ao redor na auréola.
🟣Sinal de Hunter.➡️ Sinal de dupla auréola. Se perde a definição da auréola do limite da auréola como se formasse o segundo Halo em volta da auréola inicial.
🟣Rede venosa de Haller. Durante a gestação o estrogênio aumenta a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos). A progesterona leva vasodilatação desses vasos.
🟡Sinal de Jacquemier-Chadwick (estrogênio aumenta a formação de novos vasos e a progesterona aumenta o calibre pelo vasodilatação desses vasos, isso no local da mucosa gera uma arroxeamento da mucosa). É o arroxeamento da vulva.
🟡Sinal de kluge é o arroxeamento no fundo vaginal ou seja no colo.

25
Q

Quais são as manobras obstétricas?

A

Também conhecidas como Manobras de Leopold, são divididas em quatro tempos.
1️⃣ O primeiro tempo se chama situação. Palpamos o fundo uterino para sentir ali qual é a porção fetal que está naquela região, se a cabeça (duro) ou pélvis (mole) ou transversal (não sente nada). Dessa forma vamos saber a sua situação se é longitudinal (quando o maior eixo do feto está coincidindo com maior eixo materno, quando palpamos a cabeça ou a pélvis fetal lá no fundo uterino é uma situação longitudinal), obliqua ou transversa (quando o maior eixo fetal está perpendicular ao maior eixo materno, Por exemplo quando não sentimos nada na palpação do fundo uterino podemos estar diante uma situação transversa).
2️⃣ Palpação na lateral do útero, para saber qual é a posição do feto, posição se refere a qual lado do corpo materno o dorso fetal está voltado. Por exemplo em uma situação longitudinal temos a possibilidade de ter o feto a posição direita (dorso fetal voltado a direita do corpo materno) ou a posição esquerda (mesma lógica) a depender de qual lado está voltado o seu dorso.
3️⃣ Fazemos um ser com a mão ali na região do hipogastro materno próximo a sífise pública materna. Estamos aqui procurando a apresentação fetal, casa nessa região onde aplicamos a mão em formato de C esteja a cabeça fetal dizemos que a aprestação é cefálica. Caso sentimos algo mais mole podemos falar que a aprestação é pélvica, E caso não sentimos nada podemos suspeitar que estamos frente uma apresentação cormica.
4️⃣ Viramos de costa para a gestante e palpamos as escavas desta gestante. Tentamos entrar com as nossas mãos entre o polo cefálico e a escava para perceber o que tem ali. isso nos diz a insinuação fetal, pois caso não conseguimos colocar as nossas mãos ali na região da escava materna porque está totalmente preenchida com o crânio fetal estamos diante o feto que já passou do estreito superior. A instalação está relacionado com a altura do plano DE LEE. O feto está insinuado quando o maior diâmetro tranverso do feto passa o plano zero DE LEE.
⚠️ Todas as coisas estamos considerando que o feto é a termo.

26
Q

O que não pode faltar no exame físico obstétrico?

A

🤰 Manobra obstétrica (manobra de Leopoldo) ➡️ Para identificar onde está o fundo uterino, onde está a posição fetal, identificar onde está a insinuação e a aprestação fetal.
🤰 Altura uterina ➡️ para sabermos se essa gestação está evoluindo adequadamente em relação à idade gestacional.
🤰 Dinâmica uterina ➡️ se tem presença de contrações ou não. Contrações antes da trigésima sétima semana não é um bom sinal.
🤰 Tonus uterino ➡️ Tanto tonus uterino quanto a dinâmica uterina é percebida colocando as nossas mãos no fundo uterino dessa gestante, no Tonus uterino percebemos a amplitude dessas contrações (hipertônico devemos pensar em descolamento prematuro de placenta -hipertonismo é um útero que não relaxa) enquanto que na dinâmica uterina contamos as contrações.
🤰 Ausculta fetal ➡️ o valor normal é entre 110 batimentos por minuto a 160 batimentos por minuto.
🤰 Movimentação fetal ➡️ Na anamnese também fazemos a pergunta se há movimento fetal porém isso é o que a mãe relata, no exame físico é a gente que tem que perceber a movimentação fetal.

27
Q

Qual o ritmo normal do batimento cardíaco fetal?

A

Entre 110-160 BPM

28
Q

Quais são as três formas de determinar a idade gestacional?

A

🔢📐 Pela data da última menstruação (DUM).
🔢📐 Pela idade gestacional na primeira ultrassonografia realizada (idealmente realizada no primeiro trimestre).
🔢📐 Altura uterina.

29
Q

Uma das maneiras de determinar a idade gestacional é pela DUM. Como calcular a idade gestacional pela data da última menstruação (DUM)?

A

🔢📐 Dois dados são importantes: A gente tem que saber qual foi o último dia da sua menstruação (primeiro dia do último ciclo menstrual) e a gente tem que saber também qual foi a data do seu pré-natal.
🔢📐 Daí vamos ver quantos dias se passaram desde o último dia da menstruação até a data do pré-natal. Por isso que é importante sabermos os dias de cada mês porque na prova eles só vão dar o DUM e a data da consulta pré-natal. (IMAGEM do enunciado tem uma ajuda).
🔢📐
⚠️⚠️⚠️Por definição, o ciclo menstrual começa com o primeiro dia de sangramento, que é contado como 1º dia.

30
Q

Uma das maneiras de determinar a idade gestacional é pela data da ultrassonografia. Como fazemos o cálculo gestacional pela ultrassonografia?

A

🔢📐 Primeiro é importante saber qual foi o dia que ela fez a sua primeira ultrassonografia.
🔢📐 Depois somamos os dias dessa última ultrassonografia até o dia de hoje da consulta.
🔢📐 Dividimos esse valor por 7 para transformar em semanas gestacionais.
🔢📐 E somamos esse valor com o resultado da idade gestacional daquela primeira ultrassonografia.
⚠️⚠️ É sempre bom lembrar que o ideal da primeira ultrassonografia é que tenha sido feito no primeiro trimestre (primeiros 90 dias ou as primeiras 12 semanas ) para que seja mais fidedigno o resultado. Observe a imagem do enunciado que existe erros de cálculo da idade gestacional quanto mais tempo demora a ser feito a ultrassonografia, isso ocorre porque a ultrassonografia usa o tamanho do feto para estipular a data, ou seja um feto maior vai parecer mais velho e um feto menor vai aparecer mais novo, e no primeiro trimestre a diferença do tamanho do feto é pouco influenciado pela carga genética das mães.

31
Q

Como determinar a data provável do parto?

A

Regra de Naegele.
🔢📐 Data provável do parto = somar 7 aos dias e subtrair 3 dos meses da DUM.
🔢📐 Observar se precisa dos ajustes necessários caso os dias ultrapasse os dias que contém naquele mês. Como na imagem.
👶Existe uma regra que fala que os meses de janeiro / fevereiro / março a gente soma +7 nos dias do mês e +9 no mês. Vai dar o mesmo resultado no final das contas.

32
Q

Quais são os principais exames séricos a serem solicitados na primeira consulta em uma gestante?

A

Hemograma.
Tipagem Sanguínea.
Glicemia em jejum.

33
Q

Fale a respeito das características de um hemograma de uma gestante:

A

🩸 a plaqueta na gestante costuma estar mais baixo do que em não gestantes.
🩸 Os leucócitos costuma estar altos ou seja uma leucocitose é tolerante até 15.000 em gestantes.
🩸 Lembrar que na gestação há um aumento do volume sanguíneo A custa principalmente de plasma ou seja vai aumentar o volume sanguíneo porém a quantidade de plasma aumenta muito mais do que o eritrócito deixando o sangue então mais diluído (hemodiluição gravídica) e no hemograma Isso se traduz com uma hemoglobina normal até 11mg/dl (em mulheres não gestante o normal é até 12mg/dl).
🩸 Lembrar que a partir da 16ª semana de gestação temos que prescrever sulfato ferroso (ferro elementar 40mg/dl) por dia na gestante isso ocorre porque a demanda de ferro na gestante é maior porque o próprio feto está produzindo suas próprias hemácias a custa de ferro sérico materno.
⚠️ Para o tratamento de anemia na gestante fazemos ferro sérico 120 a 240mg por decilitro por dia.

34
Q

Como avaliamos a tipagem sanguínea + combos indireto (ou pesquisa de anticorpos irregulares) na gestante?

A

🩸 quando a gestante tem RH positivo e coombs indireto negativo ela não tem risco de aloimunizaçao RH. Temos que fazer o segmento de pré-natal de rotina.
🩸 Agora se a gestante tem RH negativo e coombs indireto positivo, significa que essa gestante já foi aloimunizada RH, temos que fazer um segmento em pré-natal de alto risco.
🩸 Quando a gestante apresenta RH negativo e coombs indireto negativo temos que olhar a tipagem sanguíneo do pai biológico do feto pois é um cenário onde temos algumas possibilidades. 1️⃣ Se o pai biológico do feto tiver RH negativo então não há risco aloimunizaçao RH nesta gestação. 2️⃣ Se o RH do pai biológico fetal é positivo ou desconhecido então há um risco de aloimunização RH, neste cenário devemos fazer segmento com coombs indireto mensal e profilaxia e imunoglobulina anti-D 300mcg VIA INTRAMUSCULAR caso o coombs indireto permaneça negativo até a vigésima oitava semana de gestação, pois a chance do sangue materno entrar em contato com o sangue fetal após esse período é maior. ⚠️ Lembrar que após fazermos a imunoglobulina anti-D não precisamos mais fazer dosagem com coombs indiretos mensal, pois é óbvio que o coombs indireto vai vim positivo já que a imunoglobulina positiva esse exame.

35
Q

Sobre a profilaxia para aloimunização materna, em quem devo fazer, como devo fazer, e quando fazer?

A

🩸🤰Quem fazer? Gestantes RH negativa com coombs indireto negativo
🩸🤰Como fazer? Com imunoglobulina anti-D 300 microgramas por via intramuscular.
🩸🤰Quando fazer? 🟣Com com 28 semanas de gestação se coombs indireto permaneça negativo (pois nesse cenário as chances dela ter contado com sangue fetal fica maior ). 🟣Sangramentos de primeira ou segunda metade de gestação devemos fazer. 🟣 Realização de procedimentos intra-uterinos. 🟣 Se gestante sofreu trauma abdominal. 🟣 Em até 72 horas após o parto recém-nascido for RH positivo devemos fazer outra vez a imunoglobulina anti-D 300mcg IM.

36
Q

Gestante sabidamente aloimunizada RH. Como devemos fazer o segmento pré-natal dessa gestante?

A

🟣🤰Encaminhar para o pré - natal de alto risco.
🟣🤰Essa gestante vai seguir fazendo exames do coombs indireto mensalmente (ou o exame equivalente chamado de pesquisa de anticorpos irregulares). Caso esse exame venha <1:16 permanecemos com esses exames mensalmente. Caso esse exame venha maior igual que 1 para 16 (>1:15) devemos fazer ultrassom com Doppler do PVS-ACM (avaliamos o pico da velocidade sistólica da artéria cérebral media), que está na imagem do enunciado.

37
Q

Quais são os exames sorológicos que toda gestante deve fazer durante a primeira consulta?

A

🟣🤰Sorologia ou teste para HIV. Ele deve ser feito não somente na primeira consulta do pré-natal mas no terceiro trimestre e na admissão da maternidade para parto.
🟣🤰 Sorologia ou teste rápido para sífilis.
🟣🤰 Sorologia para hepatite B
🟣🤰 Sorologia para toxoplasmose.
🟣🤰 Sorologia para hepatite C.

38
Q

Gestante apresenta teste positivo para sífilis como devemos conduzir essa gestante?

A

🟣🤰Devemos tratar imediatamente esta gestante com penicilina benzatina intramuscular.
🟣🤰A dose vai depender se é sifilis recente (ou seja menor que um ano) ou sífilis tardia / intermediada.
🟣🤰Devemos confirmar o diagnóstico da sífilis sem postergar o tratamento da sífilis, a confirmação do diagnóstico vai depender qual exame essa gestante fez primeiro se foi o treponemico ou não treponico, a confirmação é outro teste, ou seja se ela teve o teste treponemico então para confirmar fazemos um não-treponemico.

39
Q

Assim como a sífilis na gestação o HIV também a gente já começa o tratamento antes da confirmação do diagnóstico, bastando apenas o exame positivo inicial. Correto ou falso?

A

Falso. No HIV precisamos fazer o teste confirmatório antes de começar a terapia antirretroviral na gestante.
🟣🤰 Após confirmar o diagnóstico HIV positivo na gestante devemos solicitar a carga viral + CD4 e começar a terapia antirretroviral independentemente do Estado clínico dessa gestante. Porque o grande objetivo aqui é que essa gestante chegue a 34ª semana de gestação com a carga viral indetectável, para reduzir o risco de transmissão vertical para esse feto.
⚠️ Lembrar que independentemente da idade estacional a TARV preferencial na gestação é: TENOFOVIR (TDF) + LAMIVUDINA (3TC) + DOLUTEGRAVIR (DTG).

40
Q

Como fazemos a interpretação do teste da toxoplasmose na gestação?

A

🟣🤰 IgG negativo e IgM negativo Devemos pensar que a gestante é subscetível para ter a doença devemos orientar a profilaxia. Orientar essa gestante a não comer carne vermelha mal passada não ter contatos com fezes de gato, não ingerir frutas e legumes mal lavados e não entrar em contato com terra. Devemos repetir pelo menos um teste da toxoplasmose em cada trimestre para ficar avaliando essa gestante
🟣🤰 IgM negativo e IgG positivo Devemos pensar que essa distante é imune e devemos seguir naturalmente com pré-natal.
🟣🤰 IgM positivo IgG negativo é uma infecção recente devemos fazer Espiramicina. Neste caso devemos repetir a sorologia em 2 a 3 semanas para avaliar se houve soro conversão (ATUALIZADO 📈)
🟣🤰 IgM positivo IgG positivo devemos fazer iniciar Espiramicina e o teste de avidez para IgG se a idade gestacional for <16 semanas, alta avidez (>60) significa que é uma infecção antiga e devemos suspender a Espiramicina e seguir o pré-natal normal. Baixa avidez (<60) significa que é uma infecção recente.
🟣🤰 IgM positivo, IgG positivo em maior de 16 semanas de gestação devemos considerar toxoplasmos indeterminada. TODA GESTANTE COM DIAGNÓSTICO DE TOXOPLASMOSE AGUDA APÓS A 16 SEMANAS DEVEM PARAR O USO DE ESPIRAMICINA E INICIAR O USO DE ESQUEMA TRÍPLICE (sulfadiazina + pirimetamina + ácido fólico) ATÉ REALIZAR PESQUISAS DE INFECÇÃO FETAL POR MEIO DE AMNIOCENTESE QUE DEVE SER FEITA APÓS 18 SEMANAS DE GESTAÇÃO. SE A PESQUISA VIER POSITIVA MANTÉM-SE O ESQUEMA TRÍPLICE ATÉ O PARTO SEM NECESSIDADE DE INTERCALAR COM ESPERAMICINA. SE A PESQUISA VIER NEGATIVA SUSPENDE SE O ESQUEMA TRÍPLICE E RETORNA-SE ESPIRAMICINA. CASO NÃO SEJA POSSÍVEL REALIZAR PESQUISA DE INFECÇÃO FETAL POR MEIO DE AMNIOCENTESE DEVE-SE MANTER O ESQUEMA TRÍPLICE ATÉ O PARTO

41
Q

Apesar da rubéola não ser obrigatório pelo ministério da Saúde. Como que interpretamos o exame de rubéola?

A

🟡Imagem.
🟡Lembrar que rubéola não existe tratamento específico.
🟡Lembrar também que existe vacina para rubéola só que ela não pode ser feita durante a gestação porque se trata de uma vacina viva atenuada. Porém pode ser feita durante o puerpério já que ela não influencia na amamentação.

42
Q

Como interpretamos o exame da hepatite B na gestação?

A

🟡imagem.

43
Q

Quais são as imunizações que devemos orientar para a gestação?

A

Vacinas indicadas durante a gestação ➡️ hepatite B. dT/dTPa. Influenza. COVID 19.
🟡 A tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) não pode ser realizado durante a gestação mas pode ser realizada durante o puerpério sem prejuízo algum para a amamentação.

44
Q

Quais são os exames Não séricos ou exames orificiais que fazemos durante a gestação?

A

🤰Urina tipo 1 e urocultura.
🤰Colpocitopatoligico de colo útero.
🤰Swab anal e vaginal para pesquisa Streptococcus do grupo B.

45
Q

Bacteriúria Assintomática na gestação é sinônimo de tratamento?

A

Sim. Qualquer bactéria na urina durante a gestação deve-se iniciar o tratamento.

46
Q

Quando que devemos fazer a profilaxia para streptococo B na gestação?

A

🤰🟣Saber que o streptococcus B não é ruim para gestante e sim para o feto, a profilaxia que fazemos é para evitar que o feto seja contagiado na hora do parto.
🟣🤰 A profilaxia deve ser pelo menos 4 horas antes do parto de preferencialmente com penicilina cristalina ou com ampicilina.
🟣🤰 A profilaxia deve ser feita em toda gestante que teve a cultura para streptococo B (agalactiae) positiva que vai entrar em trabalho de parto ou que teve ruptura de membrana ovulares. Lembrar que mesmo em cultura positiva não é necessário fazer profilaxia Caso for uma cesárea eletiva.
🟣🤰 Cuidado com a pegadinha de prova ➡️ não é necessário realizar antibiótico profilaxia em gestante que teve cultura positiva para streptococo B (agalactiae) em gestação anterior e nessa veiu negativo. Porém se ela na gestação anterior teve um filho com história de infecção por streptococcus B (agalactiae) aí sim está indicada a antibiótico profilaxia.
🤰🟣 Cultura negativa não está indicado a realização de antibiótico profilaxia mesmo em rotura de membrana a mais de 18 horas.

47
Q

Existe apenas um tipo de ultrassom a ser feita durante a gestação?

A

Não.
Ultrassom obstétrico inicial ele é feito entre a 4° e a 11° semanas de gestação, ela é feita transvaginal, e serve para confirmar a gestação intra-uterina, datação da gestação, avaliar número de fetos, avaliar corionicidade, avaliar anexos e útero.
🟣🤰Imagem.

48
Q

Gestante chega na consulta do pré-natal com exame VDRL, anti-HIV, HBsAg e anti-HBs tudo negativo. No cartão vacinal revela que ela tem duas doses de vacina contra hepatite B com última dose a 5 meses, uma dose da vacina contra febre amarela há 12 anos atrás, três doses da vacina para difteria e tétano (dT) no último 3 anos. Quais vacinas essa gestante deve ou não tomar nesta gestação?

A

🟣🤰Uma dose de vacina contra hepatite B para completar as três doses do esquema vacinal.
🟣🤰 Uma dose da vacina contra influenza, já que essa vacina deve ser feita anualmente.
🟣🤰 Uma dose da vacina dTPa entre 20° semana até 45dias pós parto. Já que essa vacina é feita em toda a gestação não importa qual o seu quadro vacinal.
🟣🤰 Vale ressaltar que no caso apresentado do enunciado não é preciso dose de reforço da dupla adulto (dT) porque a última dose foi realizada a menos de 5 anos.

49
Q

Qual o antibiótico profilaxia para streptococo do grupo B em gestantes que teve essa cultura positiva?

A

A medicação de primeira escolha é a penicilina cristalina em dose de ataque com 5 milhões UI IV QUE DEVE SER FEITA PELO MENOS 4 HORAS ANTES DO PARTO E A DOSE DE MANUTENÇÃO É FEITA COM 2,5 MILHÕES A CADA 4 HORAS ATÉ O PARTO,mas a ampicilina 2 g a cada 6 horas também é uma medicação aceita.

50
Q

Mulher moradora de local endêmico de febre amarela, e refere notícias recentes de casos da febre amarela em sua localidade. Nunca tomou vacina contra febre amarela e está em lactação de seu recém-nascido de 3 meses de idade. Qual recomendação para vacina da febre amarela nesse paciente?

A

🤰A mulher pode receber a dose da vacina contra febre amarela, porém como se trata de um recém-nascido menor que 6 meses de idade a amamentação deve ser suspendida 10 dias após a vacina.
🤰 Em caso de recém-nascido maior que 6 meses de idade não há necessidade de suspender a amamentação após a vacina.
🤰 Apesar de não ser indicada de rotina a vacina contra febre amarela na gestante ela pode ser aplicada nos casos de viagem em área endêmica da febre amarela pois seu benefício é maior que seu risco nesses casos.

51
Q

Qual é o ganho de peso mínimo que uma gestante com índice de massa corporal de 22,8 (IMC normal) deve ganhar na gestação?

A

Mulheres com índice de massa corporal normal deve ganhar no mínimo 11,5 kg E no máximo 16 kilos.

52
Q

Não há necessidade de colher cultura quando a gestante apresentar urocultura positiva para EGB (streptococcus agalactiae) durante a gestação ou que teve um filho com sepse neonatal por EGB, pois ela deverá receber profilaxia antibiótica intraparto independentemente do resultado dessa Cultura.correto?

A

Sim correto 😃👍.

53
Q

Oque significa overt diabetes?

A

É diabetes prévia a gestação. Ou seja quando a paciente faz a Glicemia de jejum no início do pré-natal e a glicemia aparece maior igual a 126mg por decilitro.

54
Q

Em gestação de baixo risco fazer ultrassonografia mensal se mostrou uma boa conduta para o prognóstico perinatal. Correto?

A

Não, incorreto ☹️👎.
Porque realizar a ultrassonografia obstétrica mensalmente gestação de baixo risco não modifica o prognóstico perinatal. Vale lembrar que fundamental para melhorar o prognóstico materno e fetal é o adequado segmento pré-natal. Identificação de alterações pode modificar a realização de ultrassonografia para ilustração diagnóstica.

55
Q

Qual é o exame para confirmar suspeita de restrição de crescimento fetal (RCF)?

A

ULTRASSONOGRAFIA OBSTETRÍCA COM DOPPLERVELOCIMETRIA.

56
Q

Gestante tem cultura para streptococo beta hemolítico grupo B positivo na 36° semana de gestação. Seu parto vai ser por cesária por bolsa integra. Qual a recomendação para profilaxia para streptococo agalactiae?

A

Não tem indicação, pois se o parto é por cesária com bolsa integra.

57
Q

Gestante inicia seu pré-natal na vigésima quarta semana de gestação. Em relação a triagem para diabetes gestacional qual a conduta a ser feita nesta gestante?

A

Fazer teste oral de tolerância à glicose com 75 g de dextrose (TOTG 75g) entre a 24-28° semana de gestação.

58
Q

Quando uma gestante ela tem uma viabilidade financeira e / ou disponibilidade técnica parcial para fazer a triagem da diabetes gestacional. Quando que fazemos nesse caso o diagnóstico de diabetes gestacional?

A

Fazemos a Glicemia de jejum em qualquer idade estacional se o resultado estiver entre 92 a 125 ela recebe o diagnóstico de diabetes gestacional.