Asfixias Flashcards
O que é asfixia?
Asfixia é a síndrome caracterizada pelos efeitos da ausência do oxigênio por impedimento mecânico de causa fortuita, violenta e externa nas mais variadas circunstâncias.
Como é constituído o ar que respiramos?
O ar que respiramos é constituído por aproximadamente 78% de gás nitrogênio (N2 (g) ), 20% de gás oxigênio (O2 (g) ) e 2% de outros gases.
Quais e quantas fases compreende o estudo das asfixias?
O estudo das asfixias compreende duas fases.
Fase de irritação, aqui encontramos dois períodos:
a). Período de dispneia inspiratória: a consciência se mantém durando cerca de um minuto.
b). Período de dispneia expiratória: há consciência, perturbação de sensibilidade e convulsões tônico-clonicas provenientes da ação excitadora do gás carbônico, durando, aproximadamente, alguns minutos.
Fase de esgotamento: apresenta um período inicial ou de morte aparente e outro que termina durante 3 minutos, até sobrevir a morte.
Quais são as características das asfixias mecânicas em geral?
Atendendo a sua localização as características podem ser externas ou internas.
Os sinais externos são seis:
Manchas de hipóstase;
Cianose da face;
Esquimoses da pele e das mucosas;
aspecto do Sangue;
Congestão Polivisceral.
Quais são as características específicas das asfixias mecânicas?
Asfixia por confinamento
Asfixia por monóxido de carbono
Sufocação
a) Sufocação Direta
b) Sufocação indireta
Soterramento
Afogamento
O que é asfixia por confinamento?
O confinamento é caracterizado pela permanência do indivíduo num ambiente restrito ou fechado, sem condições de renovação do ar respirável, em que o oxigênio vai-se pouco a pouco consumindo e o gás carbônico acumunlando.
Na maioria das vezes o confinamento é acidental, podendo no entanto ser homicida ou suicida.
O que é asfixia por Monóxido de Carbono?
A ação do monóxido de carbono (CO) ao fixar-se na hemoglobina dos glóbulos vermelhos impede o fenômeno da hematose, levando, em consequência, a um tipo especial de asfixia por carboxihemoglobinemia.
Att: não se trata de uma morte por intoxicação, o que se verifica é uma forma de asfixia ao nível tissular.
A asfixia por monóxido de carbono é mais constante como forma de acidente e, mais raramente, como suicídio ou homicídio.
Aqui encontram-se grandes sinais de valor:
Rigidez precoce, tonalidade rósea da face, manchas de hipóstase claras, pulmões de tonalidade carminosa, sangue fluído e róseo, putrefação tardia e os comemorativos da morte.
O que é a sufocação?
É a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução.
Por meio direto: os casos devido à oclusão dos orifícios ou das vias respiratórias, quase sempre criminosa, é uma prática muito comum no infanticídio.
Por meio indirecto: à compressão do tórax. É sempre acidental ou criminosa. Os casos acidentais surgem nas grandes multidões em pânico.
O que é o soterramento?
É a asfixia mecânica por obstrução das vias respiratórias com terra ou substâncias pulverulentas.
É na sua maioria acidental e muito raramente homicida ou suicida, sendo à situação mais frequente o desmoronamento ou desabamento.
O que é o afogamento?
É um tipo de asfixia mecânica, produzida pela penetração de um meio líquido ou semilíquido nas vias respiratórias, impedindo a passagem do ar, até os pulmões.
Att: Estudar as modalidades, as formas e os períodos de afogamento.
O que é o enforcamento?
É uma modalidade da asfixia que se caracteriza pela interrupção do ar atmosférico nas vias respiratórias, por virtude de constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa.
É mais comum nos suicídios.
O que é o estrangulamento?
A morte dá-se pela constrição do pescoço por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem de ar para os pulmões, interrompendo a circulação do sangue para o encéfalo e comprimindo os nervos do pescoço.
É mais comum o estrangulamento homicida.
Ao contrario do enforcamento o corpo da vítima age de forma passiva.
O que é a esganadura?
É a constrição do pescoço pelas mãos, obstruindo a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até aos pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental.