AS FARINHAS Flashcards
Ao chegarem às praias brasileiras, os primeiros portugueses viram que os habitantes locais consumiam uma farinha muito semelhante a deles que era comum na Europa. Qual era a farinha mais comumente utilizada na Europa?
Farinha de rosca produzida a partir do pão.
Ao chegarem as praias brasileiras os primeiros portugueses viram que os habitantes locais consumiam uma farinha muito semelhante a farinha de rosca como na Europa. Essa farinha no entanto não era produzida a partir do pão, mas sim de uma raiz nativa ralada e tostada. Mais tarde, durante a colonização, o que os portugueses trouxeram para produzir a farinha em larga escala e abastecer as entradas e bandeiras, a navegação de cabotagem e acrescente colônia?
A tecnologia de engenho de água, de tração humana ou de tração animal.
É um termo utilizado para descrever um ciclo de exploração e expansão territorial que ocorreu no Brasil Colonial, principalmente nos séculos XVII e XVIII. Essa atividade consistia em expedições organizadas pelo governo português para explorar o interior do país, capturar escravos e estabelecer novos assentamentos.
As “entradas e bandeiras” foram um importante momento na história brasileira e tiveram um grande impacto na expansão territorial do país, além de contribuírem para a formação de uma sociedade plural, com influências indígenas, africanas e europeias. No entanto, também deixaram um legado negativo de conflitos e opressão dos povos indígenas e africanos escravizados.
“Entradas e bandeiras”
Referiam-se a expedições organizadas pelas autoridades coloniais para inspecionar e reconhecer novas áreas de exploração no interior do país. Muitas vezes, essas expedições eram lideradas por bandeirantes, que eram exploradores privados que buscavam riquezas, recursos naturais ou escravos indígenas.
“Entradas”.
Eram expedições organizadas por bandeirantes particulares, que buscavam capturar escravos indígenas para trabalhar nas plantações ou nas minas de ouro, diamante e outras riquezas encontradas no Brasil. Essas expedições muitas vezes eram violentas e resultaram em conflitos com as comunidades indígenas locais.
As “bandeiras”
É a navegação realizada entre portos de um mesmo país, geralmente ao longo da costa marítima. Ela é importante para a economia de muitos países, permitindo o transporte eficiente e econômico de mercadorias e passageiros ao longo das regiões costeiras.
Ao contrário da navegação de longo curso, que envolve a viagem entre portos de diferentes países, essa navegação é realizada dentro de um país, geralmente ao longo da costa ou em rios navegáveis. Ela é especialmente útil para transportar cargas e mercadorias da indústria pesqueira, agrícola e mineral de um lugar para outro, além de possibilitar o transporte de pessoas e turistas entre as diferentes regiões costeiras de um país.
Como é chamada esse tipo de navegação?
Navegação de cabotagem
Algumas regiões do país se desenvolveram a partir da colonização das entradas e bandeiras navegação de cabotagem a partir da tecnologia de engenho. Que tradição existe na ilha de Santa Catarina em termos culinários?
Produção da farinha de engenho.
A tradição da produção da farinha de engenho, assim como outras relacionadas à cultura de produção da farinha no país, corre risco. Por que?
Primeiro por questões econômicas, pois a produção de farinha artesanal não é reconhecida como um negócio viável financeiramente e muitas das famílias que a produzem o fazem apenas para a subsistência da sua família e da comunidade.
Segundo por questões relacionadas ao método de produção, nem sempre adaptado as normas da vigilância sanitária de algumas regiões, como no Agreste de Alagoas.
Porque a mandioca é um vegetal fantástico?
A mandioca é muito produtiva, resistentes a pragas, não exigente em relação ao solo, desde que cultivado em clima tropical, extremamente versátil.
Clima caracterizado por temperaturas elevadas durante todo o ano e alta umidade relativa do ar. Algumas das principais características desse clima incluem:
- Temperaturas elevadas: as temperaturas médias costumam ser superiores a 20°C durante todo o ano. Em algumas regiões, as temperaturas podem ultrapassar 30°C.
- Umidade elevada: a umidade relativa do ar costuma ficar acima de 60% durante todo o ano. Em algumas regiões, a umidade pode chegar a 90% ou mais, especialmente durante a estação chuvosa.
- Estação chuvosa e seca: muitas regiões apresentam uma estação chuvosa, caracterizada por chuvas intensas e frequentes, e uma estação seca, com pouca ou nenhuma precipitação.
- Vegetação exuberante: as condições climáticas favoráveis permitem o desenvolvimento de uma vegetação rica e variada, incluindo florestas tropicais, savanas e outros ecossistemas.
- Biodiversidade significativa: os climas abrigam uma grande variedade de espécies animais e vegetais, muitas das quais são exclusivas dessas regiões.
- Risco de desastres naturais: esses climas também podem ser propensos a desastres naturais, como ciclones tropicais, enchentes e deslizamentos de terra, especialmente durante a estação chuvosa.
Que clima sou eu?
Tropical.
Em sua estrutura, a mandioca, além do abundante amido, estão duas substâncias potencialmente tóxicas. Quais são
Linamarina e a lotaustralina.
A linamarina e a lotaustralina, são compostos que ao reagir com as enzimas digestivas são transformadas em que?
Ácido cianídrico, extremamente tóxico e potencialmente fatal.
Fortuitamente, nas paredes celulares da própria mandioca há um composto, capaz de quebrar a linamarina em cianeto de hidrogênio, composto venenoso, mas extremamente volátil. Que composto é esse?
Linamarase
Nas paredes celulares da própria mandioca há um composto chamado linamarase. O que ela faz?
Ela quebra a linamarina em cianeto de hidrogIenio, composto venenoso, mas extremamente volátil.
O que é o cianeto de hidrogênio na mandioca?
É o resultado da quebra da linamarina por um composto encontrado nas paredes celulares da mandioca chamado linamarase.
O cianeto de hidrogênio resultante dessa quebraé um composto venenoso mas extremamente volátil.