Arte Romana Flashcards
A arte romana foi produzida pelo povo pertencente à Roma Antiga e perdurou aproximadamente do século VIII a.C. ao século IV d.C.
Foi fortemente influenciada pelos …………………., sendo que as manifestações artísticas mais significativas remontam ao estabelecimento da República no ano de 509 a.C.
etruscos e gregos
era uma arte coletiva ou feita para seus mecenas.
A arte desse período é dividida em arte da ……………………. e a da ……………………….
- Roma Republicana (antes de 27 a.C.)
- Roma Imperial (do ano 27 a.C. em diante)
Características da Arte Romana
- Influência da arte etrusca: expressão realista;
- Influência da arte grega: expressão de ideal de beleza;
- Uso de arcos e abóbodas na arquitetura;
- Representação realista na escultura;
- Colorido, delicadeza e precisão nos detalhes da pintura.
Os romanos aproveitaram a bagagem cultural dos etruscos, cuja arte era bastante desenvolvida, bem como deixaram-se influenciar pelos padrões estéticos ……………, que admiravam.
gregos
Quando os romanos conquistaram a Grécia, ficaram fascinados com a sua arte e começaram a imitar os gregos. Daí resulta que muitas das características da arte grega são encontradas na arte romana. Como é o caso também da …………………………
mitologia
A arquitetura foi a maior de todas as expressões artísticas dos romanos. Nela, a característica que mais se destaca é o …………….. As esculturas romanas, por sua vez, são essencialmente cópias das originais gregas. Nelas, o ………………… é uma característica marcante.
- uso dos arcos
- realismo
A pintura romana, classificada em quatro estilos, caracteriza-se ora pelo colorido das paredes, ora pelo ilusionismo ou pela riqueza de detalhes.
- Primeiro Estilo (Estilo de Incrustação)
- Segundo Estilo (Estilo Arquitetônico)
- Terceiro Estilo (Estilo Ornamental)
- Quarto Estilo (Estilo Ilusionista)
Caracterizado por imitar mármore ou pedra por meio da pintura, criando uma ilusão de luxo e riqueza. As paredes eram divididas em blocos de cores diferentes, simulando placas de mármore.
- Primeiro Estilo (Estilo de Incrustação)
Com o uso da perspectiva, os artistas começaram a pintar elementos arquitetônicos, como colunas, nichos, janelas e portais. O objetivo era criar a ilusão de profundidade, simulando espaços abertos e elaborados cenários arquitetônicos.
Segundo Estilo (Estilo Arquitetônico)
Este estilo é caracterizado por um uso mais decorativo da pintura, com figuras pequenas e detalhadas inseridas em grandes superfícies monocromáticas. A decoração era mais minimalista, com molduras delicadas e motivos vegetais ou mitológicos.
Terceiro Estilo (Estilo Ornamental)
Misturava os estilos anteriores, com uma forte ênfase no ilusionismo. Este estilo combinava cenas mitológicas complexas com arquitetura pintada e ornamentos detalhados, criando um efeito exuberante e opulento.
Quarto Estilo (Estilo Ilusionista)
Os templos romanos, por sua vez, partem da fusão de elementos gregos e etruscos. Possuem planta retangular, teto de duas águas, vestíbulo profundo com colunas livres e uma escada na frente dando entrada à base.
Os artistas romanos trabalharam uma grande variedade de temas, como acontecimentos históricos e cotidianos, lendas, conquistas militares, efígies e natureza-morta. As pinturas romanas eram realizadas em murais (afrescos) e possuíam tridimensionalidade. mosaicos romanos variam de modelos contemplativos de tesselas brancas e negras até as composições figurativas de várias cores. materiais:
Os materiais utilizados variavam de metais em pó, vidros pulverizados, substâncias extraídas de moluscos, pó de madeira e até seivas de árvores.
A escultura romana era de caráter realista, posto que eles não representavam o “belo”, mas as pessoas retratadas fidedignamente. As ……………………… e relevos escultóricos costumavam adornar os prédios públicos e privados. Elas primavam pelo realismo e ocupavam espaços especiais em obras arquitetônicas, enriquecendo e complementando-as.
esculturas