Aristóteles Flashcards
Ninguém delibera sobre coisas que não podem ser de outro modo, nem sobre as que lhe é impossivel fazer. Por conseguinte, como o conhecimento científico envolve demonstração, mas não há demonstração de coisas cujos primeiros princípios são variáveis (pois todas elas poderiam ser diferentemente), e como é impossível deliberar sobre coisas que são por necessidade, a sabedoria prática não pode ser ciência, nem arte: nem ciência, porque aquilo que se pode fazer é capaz de ser diferentemente, nem arte, porque o agir e o produzir são duas espécies diferentes de coisa. Resta, pois, a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem.
ARISTÓTELES. ÉTICA A NICOMACO. SÃO PAULO: ABRIL CULTURAL, 1980.
Aristóteles considera a ética como pertencente ao cam- po do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros saberes, porque é caracterizada como
a) conduta definida pela capacidade racional de escolha.
b) capacidade de escolher de acordo com padrões científicos.
c) conhecimento das coisas importantes para a vida do homem.
d) técnica que tem como resultado a produção de boas ações.
e) política estabelecida de acordo com padrões de- mocráticos de deliberação.
a) conduta definida pela capacidade racional de escolha.
Leia atentamente os trechos a seguir, que são fragmentos das análises de Platão e Aristóteles sobre os sistemas de governo - suas opiniões sobre a democracia:
“A democracia se divide em várias espécies. Nas cidades que se tornaram maiores ela exibe a igualdade absoluta, a lei coloca os pobres no mesmo nível que os ricos e pretende que uns não tenham mais direitos do que os outros. O Estado cai no domínio da multidão indigente. Tal gentalha desconhece que a lei governa, mas onde as leis não têm força pululam os demagogos”.
ARISTÓTELES. A POLITICAL TRAD. ROBERTO L. F. SAO PAULO: MARTINS FONTES, 1998. ADAPTADO
“A passagem da democracia para a tirania não se fará da mesma forma que a da oligarquia para a democra- cia? Do desejo insaciável de riquezas? De tão-somente ganhar dinheiro, proveio a ruina da oligarquia. E o que destruiu a democracia, não foi a avidez do bem que ela a si mesma propusera? Qual foi o bem a que ela se propôs? - A liberdade. Da extrema liberdade nasce a mais completa e selvagem servidão”.
PLATÃO: AS GRANDES OBRAS. A REPUBLICA. LIVRO VIII TRADUÇÃO CARLOS A. NUNES, MARIA L Souza, A. M. SANTOS. EDIÇÃO DO KINDLE, 2019. ADAPTADO.
Considerando o trecho acima, e o pensamento politico dos dois filósofos da antiguidade, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Para Platão, a melhor forma de governança era a aristocracia, na qual os melhores, por serem mais sábios, deveriam governar; entretanto, esta poderia se corromper e tornar-se uma timocracia.
( ) Aristóteles considerava a monarquia a pior das formas de governo. O governo de um só seria errado por corromper a natureza política dos individuos, um desvio para o governante.
( ) Diferente de Platão, Aristóteles entendia que a democracia era a melhor forma de governo, desde que não se corrompesse e se transformasse em uma demagogia.
( ) Tanto Platão como Aristóteles buscaram estabelecer, cada um a seu modo, os parâmetros de um bom e justo governo. Nenhum deles, entretanto, tinha admiração pela democracia, sobretudo em seu formato puro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V,F,V,F
b) V,F,F,V
c) F,V,F,V
d) F,V,V,F
b) V,F,F,V