Anticoagulantes e Fibrinolíticos Flashcards
Qual o mecanismo de ação da Varfarina?
Inibição da enzima vitamina K redutase (inibe a ativação da vitamina K) → fármaco da classe dos Cumarínicos
Qual o antídoto para pacientes com supradosagens de Varfarina?
A suplementação com vitamina K é considerada um antídoto contra a varfarina
Quais os fatores de coagulação vitamina K - dependentes?
II, VII, IX e X (2, 7, 9 e 10)
Quais os principais pontos negativos da Varfarina?
Inúmeras interações com outros medicamentos, podendo ter seus efeitos aumentados ou diminuídos a depender da interação. Além disso, apresenta interações alimentícias, principalmente com alimentos ricos em vitamina K, de modo a reduzir os efeitos do fármaco.
Quais os principais efeitos adversos da Varfarina?
Sangramentos, necrose, trombose e teratogenicidade (por isso é contraindicada para gestantes)
Explique a trombose como possível efeito adverso da Varfarina
trombose como efeito adverso está relacionada com: proteínas C e S (proteínas/fatores anticoagulantes) são dependentes de vitamina K; como a varfarina inibe a funcionalidade da vitamina K, esses fatores anticoagulantes serão também inibidos, gerando assim, inicialmente, um desequilíbrio entre os fatores anticoagulantes (proteínas C e S) e os fatores pró-coagulantes dependentes de vit. K (fatores II, VII, IX e X), favorecendo a formação de trombos.
Qual o mecanismo de ação do ácido acetilsalicílico (AAS/ Aspirina)?
promove uma ligação covalente (portanto irreversível) com COX-1 e COX-2, assim impedindo que seja sintetizado o tromboxano pela COX-1 das plaquetas. Como a plaqueta não tem núcleo, ela não consegue sintetizar mais COX, portanto ficam irreversivelmente incapazes de realizar a agregação, uma vez que sua COX está inibida (sem COX não há síntese de tromboxano A2 → importante estimulador da ativação e agregação das plaquetas). A dose para o uso como antiagregante plaquetário é muito menor do que a dose para o uso como anti-inflamatório.
Quais os focos de ação dos novos anticoagulantes orais?
Inibição direta da trombina ou do fator Xa
Quais as vantagens dos novos anticoagulantes orais em comparação à varfarina?
Não necessitam de monitorização laboratorial e apresentam muito menos interações medicamentosas e alimentícias do que a varfarina
Qual o mecanismo de ação do clopidogrel?
Atua inibindo os receptores de ADP → impedem a síntese de fosfolipase A2 → impedindo a formação de tromboxano A2 pela COX-1
Qual o mecanismo de ação dos fármacos inbidores de GPIIb-IIIa?
A partir da inibição desta glicoproteína, não haverá agregação plaquetária eficiente, pois esta glicoproteína é essencial nesse processo, uma vez que o fibrinogênio liga-se às plaquetas através da ligação com a GPIIb-IIIa de cada plaqueta.
Qual o mecanismo de ação das Heparinas?
As heparinas atuam como catalisadores/ co-fatores da reação de inibição da trombina e do fator Xa pela Antitrombina III → ligam-se à antitrombina III e aumentam sua eficácia em inibir a trombina e o fator Xa
Quais as diferenças de atuação entre as Heparinas não-fracionadas e as fracionadas/ baixo peso molecular?
As heparinas não fracionadas inibem os fatores Xa e trombina na mesma proporção, enquanto as de baixo peso molecular inibem o fator Xa em uma proporção muito maior.
Quais as principais vantagens da heparina de baixo peso molecular sobre a heparina não fracionada?
- Não necessitam de monitoramento laboratorial
- Dose-resposta mais confiável
- Baixa incidência de trombocitopenia (HIT)
Qual o mecanismo de ação do Fondaparinux?
O fondaparinux é um fármaco sintético cuja estrutura é igual à da heparina, porém com baixíssimo peso molecular. Desta forma, seu mecanismo de ação baseia-se na inibição do fator Xa de modo seletivo, sem inibição da trombina.
Quais as vantagens do Fondaparinux em relação às Heparinas?
- Maior biodisponibilidade (100%)
- Maior tempo de meia-vida
- HIT como efeito adverso praticamente nulo (menor do que 0,1% dos casos)
Qual a fisiopatologia da Trombocitopenia Induzida por Heparina (HIT)
A trombocitopenia induzida por heparina (HIT) é uma complicação associada ao uso da heparina, um anticoagulante amplamente utilizado na prevenção e tratamento de trombose. A HIT é uma reação imunomediada que pode ocorrer em pacientes que recebem heparina por mais de 5 dias.
A heparina é uma substância que pode se ligar às plaquetas, e isso pode causar uma reação imunológica em alguns pacientes. Durante essa reação, os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico do paciente se ligam às plaquetas que estão ligadas à heparina, formando complexos imunes que são reconhecidos e removidos pelo sistema reticuloendotelial.
Esse processo leva a uma diminuição no número de plaquetas circulantes, levando à trombocitopenia. Além disso, os complexos imunes podem desencadear a ativação e agregação plaquetária, levando a um risco aumentado de trombose.
- Conduta indicada: prosseguir com fondaparinux
Qual o principal mecanismo de ação dos fármacos fibrinolíticos?
Promovem a ativação do plasminogênio em plasmina, a qual fará a degradação dos coágulos de fibrina (fibrinólise)
Sobre a varfarina, é incorreto afirmar:
A) Possui metabolização hepática através da enzima CYP2C9, o que possibilita uma grande gama de interações medicamentosas.
B) Deve-se orientar o paciente sobre o equilíbrio na ingestão de alimentos ricos em vitamina K a fim de manter o INR na faixa terapêutica adequada.
C) Pode se manter no organismo até 5 dias após a sua administração.
D) A absorção desse fármaco é melhor com a presença de alimentos, devendo ser orientada sua administração próxima aos horários de alimentação.
E) O principal efeito adverso são os sangramentos, devendo-se atentar para o INR.
Letra D - A absorção desse fármaco é melhor quando não há alimentação concomitante, normalmente sendo orientado o seu uso em horários distantes de todas as refeições.