Anemia Ferropriva Flashcards
Absorção do ferro
Ocorre no duodeno e jejuno. Forma heme é diretamente absorvida, enquanto a não heme não. A vit C faz a conversação de íon férrico para ferroso.
Ciclo do ferro
Alimentação (heme e não heme), enterocito, onde pode ser incorporado pela ferritina ou ser absorvido passando pela ferroportina. Após a passagem se liga a transferrina que distribui o metal ao organismo. Quando não absorvido, acumula no epitélio intestinal até descamação.
Mecanismo da hepcidina
A hepcidina é uma proteína formada pelo fígado que determina quando o ferro deve ser absorvido ou excretado. Ela bloqueia a absorção na ferroportina, ou seja, quanto mais hepcidina, menos ferro absorvido
Causas de anemia ferropriva
O principal é o sangramento crônico.
Quando a causa não for encontrada, sempre suspeitar de CA de cólon ou uma doença ulcerosa no TGI. Homens acima de 50 anos pedir colono.
Laboratorial
A anemia ferropriva é microcitica e hipocromica (podendo ser normo/normo), com RDW alterado pra mais (diferencia de talassemia)
Hemograma, ferritina (teste pra documentar ferropriva, abaixo de 15), ferro sérico (diminuidos) e tranferrina (aumentado)
Pode haver trombocitose,
Gestação e anemia
É fisiológico a anemia ferropriva leve em gestantes, pela alteração da hemoglobina e perdas sanguíneas
Crianças e anemia
Comum, até os 6 meses de idade faz-se suplementação. Principal causa é o leite de vaca, que gera alergia ao leite e processos inflamatórios
Manifestações clínicas
Astenia, fadiga, cefaleia (gerais), glossite, queilite angular, coiloniquia, escleras azuladas, parorexia (advindas de falta de ferro).
Tratamento
Sulfato ferroso: 60mg de ferro elementar de 3 a 4 vezes por dia. Ministrado antes de uma refeição. Pode ser feito com suco cítrico.
Efetividade do tto
Aumento de reticulocitos já na primeira semana. Hb aumenta na 2 semana, geralmente há normalização em 2 meses. O tto é recomendado de 3 a 4 meses.
Indicações de reposição por concentrado de hemácias
Ferro parenteral só em sindromes de má absorção, intolerância à preparações orais, anemia ferropriva refratária. Ver estado de estabilidade do paciente