Anatomia do Crânio e Mandíbula Flashcards
quantos ossos no cranio?
22 ou 28(com os acessórios)
porcoes
cerebral ou neurocranio e facial ou viscerocranio
cranio cerebral
anterior para posterior: osso frontal, parental, occipital, temporal, osso esferoide. nome do osso e região do cérebro não possuem tamanhos coincidentes(cérebro frontal é maior, crebro parietal é menor)
vista lateral
Linha temporal: músculo trajeto
Região pitério
suturas: coronária, sagital (bregma ponto de encontro das duas suturas), escamoso, lambidoide(separam o que?), esfenofrontal
osso temporal
4 porções superficiais: escama que recobre parte do lobo temporal, se articula com processo mastoíde, assoalha do meato acústico interno, processo estiloide.
Outro relevo arco zigomático.
Local onde se articula o côndilo da mandíbula
cranio vista anterior
incisura supraorbitária
ossos
cranio vista posterior
linha nucal
insercao da musculatura posterior
suturas: ponto astério onde passa seio sigmoide e
Cranio vista inferior
ossos forame magno condilo occipital forame jugular, canal conoidea, lacero e oval, depois desse forame estilomastoide fossas
cranio vista interna base do cranio
fossas e seus limites e seu componentes e ossos
madibula
ramo da mamdibula, angulo(processo coracoide, insucirua da mandíbula e condilo mamdibular) e corpo(mento e dois forames mentuais)
Neurocranio
caixa ossea com ossos planos e partes planas dos ossos, com faces externas convexas e faces internas côncavas, que reveste o encéfalo
teto calvaria
assoalho base do crânio
neurocranio contem
Partes proximais dos nervos cranianos e a vasculatura do encéfalo
neurocranio ossos (8)
quatro ossos ímpares centralizados na linha mediana (frontal, etmoide, esfenoide e occipital) e dois pares de ossos bilaterais (temporal e parietal) (Figuras 7.1A, 7.2A e 7.3).
neurocranio calvaria
(frontal, temporal e parietal; ver Figura 7.8A)
neurocranio base do cranio
esfenoide e temporal)
viscerocranio ossos (15)
ossos irregulares: três ossos ímpares centralizados ou situados na linha mediana (mandíbula, etmoide e vômer) e seis ossos pares bilaterais (maxilas; conchas nasais inferiores; e zigomáticos, palatinos, ossos nasais e lacrimais) (Figuras 7.1A e 7.4A)
A mandíbula é móvel porque se articula com a base do crânio nas articulações temporomandibulares
verdadeiro
ossos pneumáticos
frontal, temporal, esfenoide e etmoide
plano orbitomeático
Na posição anatômica, o crânio está orientado de modo que a margem inferior da órbita e a margem superior do poro acústico externo do meato acústico externo de ambos os lados situam-se no mesmo plano horizontal (Figura 7.1A).
vista frontal (facial) ou anterior do crânio
formada pelos ossos frontal e zigomático, órbitas, região nasal, maxila e mandíbula (Figuras 7.2 e 7.3).
frontal
articulando-se na porção inferior com o osso nasal e o zigomático. também se articula com o lacrimal, etmoide e esfenoide; uma parte horizontal do osso (parte orbital) forma o teto da órbita e uma porção do assoalho da parte anterior da cavidade do crânio (Figura 7.3).
pode apresentar sutura frontal (sutura metópica)
frontal
articulando-se na porção inferior com o osso nasal e o zigomático. também se articula com o lacrimal, etmoide e esfenoide; uma parte horizontal do osso (parte orbital) forma o teto da órbita e uma porção do assoalho da parte anterior da cavidade do crânio (Figura 7.3).
pode apresentar sutura frontal (sutura metópica)
vista lateral do crânio
é formada pelo neurocrânio e viscerocrânio (Figuras 7.1A e B e 7.4A
vista lateral do crânio componentes
principais constituintes do neurocrânio são a fossa temporal, o poro acústico externo do meato acústico externo e o processo mastoide do temporal. Os principais constituintes do viscerocrânio são a fossa infratemporal, o arco zigomático e as faces laterais da maxila e mandíbula.
fossa temporal
limites superior e posteriorsão as linhas temporais superior e inferior; o limite anterior é representado pelo frontal e pelo zigomático; e o limite inferior é o arco zigomático (Figuras 7.1A e 7.4A)