Analises Clinicas Flashcards
As etapas dos exames laboratoriais podem ser divididas em 3, quais são elas?
Fase pré analítica: tudo que ocorre antes da análise da amostra (etapa mais susceptível a erros devido grande interferência da ação humana).
Fase analítica: análise da amostra.
Fase pós analítica: emissão do laudo.
Quais as vantagens relacionadas a variabilidade e reprodutibilidade no processo de automação?
A variabilidade diminui, a reprodutibilidade aumenta, o que consequentemente leva a um ganho na qualidade da análise.
Quais as características do soro? (Obtenção, tubo, coagulação?)
Tubos sem anticoagulante, que são posteriormente centrifugados.
Ocorre coagulação, não contém fatores da coagulação (foram consumidos), não contém fibrinogênio e CONTÉM FIBRINA.
Quais as características do plasma? (Obtenção, tubo, coagulação?)
Tubos COM anticoagulante, que são posteriormente centrifugados.
NÃO ocorre coagulação, contém fatores da coagulação (foram consumidos), contém fibrinogênio e NÃO CONTÉM FIBRINA.
Os tubos utilizados para coleta de sangue são identificados pelas cores das tampas. Qual corresponde a cor azul e qual sua utilidade?
O citrato de sódio é utilizado em estudos de coagulação e o efeito coagulante deve-se a quelação de cálcio.
Os tubos utilizados para coleta de sangue são identificados pelas cores das tampas. Qual corresponde a cor verde e qual sua utilidade?
A heparina é o anticoagulante mais utilizado nos testes de química (provas bioquímicas), na dosagem de eletrólitos e gasometria (heparina lítica). Ela inibe a ação da enzima polimerase (replica o DNA) e por isso não é aceita nos testes de reação em cadeia da polimerase (PCR).
Os tubos utilizados para coleta de sangue são identificados pelas cores das tampas. Qual corresponde a cor lilás e qual sua utilidade?
O ácido etilenodiaminotetracetico (EDTA) é o anticoagulante de escolha para hematologia, pois preserva a integridade das células no sangue. Seu mecanismo é através da quelação de cations divalentes (Ca2+ e Mg2+). Também pode ser usado no isolamento de DNA genômico e técnicas moleculares para vírus. Tbm é usado na dosagem de hemoglobina.
Os tubos utilizados para coleta de sangue são identificados pelas cores das tampas. Qual corresponde a cor cinza e qual sua utilidade?
O fluoreto de sódio é um anticoagulante fraco. É usado para conservação da glicose no sangue (através da inibição das enzimas envolvidas na glicólise - enolase). Útil para exames de glicemia.
Os tubos utilizados para coleta de sangue são identificados pelas cores das tampas. Qual significado das cores vermelho e amarelo?
Vermelho corresponde ao tubo sem anticoagulante (obtenção de soro). Já o amarelo corresponde ao tubo sem anticoagulante (ativador de coágulo) com gel separador.
Os tubos utilizados para coleta de sangue são identificados pelas cores das tampas. Qual corresponde a cor preta?
Citrato de sódio - VHS (velocidade de hemossedimentação).
Quais os anticoagulantes mais indicados para realização de testes moleculares?
EDTA e citrato são os mais indicados pra esse teste, como reação em cadeia da polimerase (PCR). A heparina não deve usada pois inibe fortemente a enzima polimerase, responsável pela replicação do DNA.
Qual a sequência de coleta para tubos plásticos de coleta de sangue?
- Frascos para hemocultura.
- Tubos com citrato (AZUL E/OU PRETO).
- Tubos com ativador de coágulo, com ou sem, gel separador (VERMELHO E AMARELO).
- Tubos com heparina (VERDE).
- Tubos com EDTA (LILÁS).
- Tubos com fluoreto (CINZA).
AZUL, PRETO, VERMELHO, amarelo, verde, lilás e cinza.
Qual a sequência de coleta para tubos de vidro de coleta de sangue?
- Frascos para hemocultura.
- Tubos para soro vidro-siliconizados (VERMELHO).
- Tubos com citrato (AZUL E/OU PRETO).
- Tubos com ativador de coágulo com gel separador (AMARELO).
- Tubos com heparina, com ou sem, gel separador de plasma (VERDE).
- Tubos com EDTA (LILÁS).
- Tubos com fluoreto de sódio (CINZA).
VERMELHO, AZUL, PRETO, amarelo, verde, lilás e cinza.
Por que é importante manter a sequência adequada de tubos para coleta de sangue?
Tal ordem deve ser respeitada para que se evite contaminação por aditivos nos tubos subsequentes e consequentemente gerar resultados alterados nas analíticos sensíveis a esse tipo de interferência.
Qual a importância do processo de inversão imediatamente após a coleta?
Para o processo de homogeneização das amostras. Falhas na homogeneização adequada em tubo com anticoagulante precipita a formação de microcoágulos, pois o anticoagulante não é distribuído por toda amostra.
Quais as precauções em relação ao uso de torniquete ou garrote durante a coleta venosa?
Não usar o garrote continuamente por mais de 1min: caso contrário pode levar a estase localizada, plaquetopenia, hemoconcentração e infiltração do sangue para os tecidos. Podendo levar a erros diagnósticos, como a hemólise (que pode alterar potássio e cálcio). Proteínas e lactato também podem ser afetados pelo uso prolongado do garrote.
O torniquete não deve ser mantido durante a coleta, deve ser afrouxado assim que o sangue começar q fluir para dentro da seringa ou tubo de coleta.
*Qnd a veia for localizada o torniquete deve ser afrouxado e deve-se esperar 2min para usá-lo novamente.
Como deve ser realizada a higienização da pele do paciente antes da coleta venosa?
(Para evitar contaminação de micro-organismos na amostra).
A gaze umedecida com solução antisséptica (álcool isopropílico 70% ou álcool etílico, iodeto de povidona 1% a 10% ou gluconato de clorexidina /// para hemocultura substâncias não alcoólicas como clorexidina e sabão neutro) deve ser utilizada em movimentos circulares do centro para fora. Deve-se aguardar secagem da região por 30s para prevenir hemólise.
*Caso haha solicitação de dosagem de álcool no sangue, deve ser usado um antisséptico sem álcool no local da punção, pois o álcool da antissepsia pode interferir no resultado do exame.
Quais as veias mais adequadas para coleta de sangue venoso?
O local mais indicado para venopunções é a fossa antecubital. Nessa região, as veias mais utilizadas são as veias Basílica mediana (ou cubital mediana) e Cefálica (mais dolorosas e mais propensa a hematomas).
No caso das veias da fossa antecubital não estejam acessíveis, pode-se usar as veias do dorso da mão. Nessa região o Arco venoso dorsal é mais recomendado, também pode ser utilizada a véia dorsal do metacarpo.
Locais como tornozelos ou pés não devem ser puncionados sem a permissão do médico devido ao risco de flebites, tromboses e necrose tissular.
Qual a recomendação do CLSI em relação a coleta a vácuo e com seringa?
O CLSI recomenda o uso de coleta de sangue venoso a vácuo devido vantagens como maior conforto para o paciente, maior qualidade nos resultados e segurança do profissional por se tratar de um sistema fechado.
O órgão recomenda que a coleta com seringa e agulha seja evitada devido potenciais erros pré analíticos, além de oferecer risco ao profissional de saúde. Ao utilizar esse método é recomendado o uso de um dispositivo de transferência para minimizar os riscos de acidentes e contaminação.
Quais as especificidades de conservação da amostra para obtenção de soro, plasma e sangue total?
Para soro e plasma a centrifugação deve ocorrer em até 2h após a coleta. As amostras com anticoagulante para exames em sangue total devem ser mantidas em refrigeração (4-8•C) até o momento da análise.
No transporte a caixa deve ser identificado com “risco biológico”.
Qual o indicativo que ocorreu hemólise na amostra e quais interferências bioquímicas?
Quando o soro ou plasma aparece vermelho após a centrifugação devido hemoglobina liberada das hemácias.
Elevação plasmática de lactato desidrogenase, potássio, magnésio e fosfato. Não é recomendado o uso de amostras hemolisadas para as análises.
Dentre os principais interferentes nos resultados de exames estão: excesso de EDTA, hemólise in vitro e proteínas monoclonais.
Icterícia não é tão relevante.
Em relação a coleta para hemocultura, qual o volume de sangue ideal? Quais os fatores que podem influenciar no resultado e quais as condições de transporte?
Pacientes adultos: 20 a 30ml por amostra.
Crianças: não mais do que 1% do volume total de sangue (calculado a partir do peso).
O CLSI recomenda a coleta no par de garrafas aeróbio/ anaeróbio. Quando o volume de sangue dor inferior ao recomendado, deve-se 1• usar a garrafa aeróbica e o que restar deve ser inoculado na garrafa anaeróbica. VOLUME IDEAL CORRESPONDE A 10% DO VOLUME TOTAL DA GARRAFA.
Após a coleta, as amostras devem ser transportadas até o laboratório em até 2h. As garrafas de hemocultura nunca devem ser refrigeradas/congeladas. Transporte a temperatura ambiente.
Fatores que influenciam os resultados de hemocultura: volume de sangue coletado na garrafa e método de antissepsia utilizado.
Antissépticos: álcool 70%, tintura de iodo, POVIDINE e CLOREXIDINA ALCOÓLICA (mais indicada para antissepsia final da pele).
Em relação a punção capilar, quais as situações em que será eleita e quais os locais de coleta?
O sangue capilar assemelha-se mais com o sangue arterial do que com o sangue venoso.
Nesse tipo de coleta o volume da amostra é limitado, em pacientes queimados ou enfaixados, tendências a trombos, pacientes com veias superficiais frágeis.
Os locais utilizados são a ponta do dedo médio ou anular, o lóbulo da orelha e o calcanhar.
Em crianças menores de 1 ano, a punção o deve ser realizada na superfície plantar lateral ou medial do calcanhar.
Em relação a coleta arterial para gasometria, quais os locais apropriados para punção e quais as condições de transporte?
A coleta de sangue arterial é utilizada principalmente para análise de GASOMETRIA ARTERIAL ACIDO-BASE (tbm é possível realizar gasometria com sangue venoso). Anticoagulante heparina lítica.
Locais por ordem de preferência: arterial radial do pulso, artéria braquial do cotovelo e artéria femoral da virilha.
Em recém nascidos: artérias do couro cabeludo ou artérias umbilicais (primeiras 24 a 48hrs de vida). Deve-se comprimir o local da punção por 5min.
Após a coleta a seringa deve-se manter em temperatura ambiente por no máximo 30min, REFRIGERAÇÃO NÃO É INDICADA.
Durante o transporte, a posição preferencial da seringa é HORIZONTAL, pois facilita a homogeneização e minimiza a sedimentação das hemácias.
*Seringas de vidro preservam melhor os gases presentes na amostra em comparação ao plástico (com heparinização da seringa).
*Após a obtenção da amostra, despreza-se a agulha, esgota-se o ar residual antes de se vedar a ponta da agulha. A não expulsão do ar da seringa de gasometria resultará em falsa elevação de PO2 e falsa redução da PCO2.