Analise dos dois Flashcards

1
Q

Como é que a geografia influenciou o surgimento e a forma de vida das civilizacoes Egipcia e Grega

A

Em ambas as civilizaçoes, as caracteristicas geograficas tiveram influencia na formação e forma de vida

A prinicipal influencia no desevolvimento do Egipto foi o Rio Nilo, que devido às suas cheias periódicas, cobriam o solo com matéria orgânica, tornando-o rico e permitindo que a agricultura fosse a principal atividade económica dos egípcios, para além de dar de beber ao gado, permitir a pesca e ser uma via de comunicação para o comércio trocando excedentes por outros produtos alimentares necessários à sobrevivência dos seus habitantes.

O aumento da produção e as trocas comerciais permitiram que as populações aumentassem, se tornassem sedentárias e os pequenos aldeamentos do Neolítico deram lugar a cidades que se tornaram o centro administrativo, político e religioso, dando-se a Revolução Urbana.

Quando ao território grego, as condições geográficas da península, com seu litoral muito recortado formado por montanhas e quase sem planícies, dificultavam as comunicações e o isolamento comum. A maior parte da população vivia da agricultura, da criação de gado, do artesanato e construção naval. A partir do porto do Pireu, os atenienses desenvolveram uma grande frota comercial, que permitiu aos gregos, a partir de meados do século VIII a. C., expandiram-se e fundarem colónias, territórios independentes, com ligacoes através da língua, religião, costumes e jogos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES EGÍPCIA E GREGA É IDÊNTICA? JUSTIFICA A TUA RESPOSTA.

A

A sociedades egípcia e grega, apesar de ambas serem estratificadas, não eram idênticas.

Ambas eram profundamente desiguais, havendo grande diferenças entre os vários grupos sociais. No Egito a sociedade era composta por vários estratos sociais (escravos, camponeses, comerciantes, artesãos, escribas, sacerdotes e nobres) que tinham funções, poder, riqueza, privilégios. O Faraó estava no topo dessa pirâmide com poderes absolutos em todos os aspetos da sociedade egípcia.

Na Grécia os cidadãos eram privilegiados, com direitos políticos e propriedades, enquanto os escravos, na base da pirâmide social, eram considerados mercadorias e não indivíduos. O poder era, no entanto, descentralizado tendo cada cidade-estado independência política, económica e social.

Democraçia - todos iguais e livres. (mesmo no inicio)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

COMENTA A SEGUINTE FRASE: AO CONTRÁRIO DA MONARQUIA EGÍPCIA, A DEMOCRACIA ATENIENSE PERMITIA QUE HOUVESSE UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO NO GOVERNO DA CIDADE-ESTADO.

A

Contrariamente ào egípto, onde o Faraó tinha poderes sagrados e absolutos na sociedade, decidindo sobre a vida política, religiosa, económica e militar.

Na Grécia, este poder era descentralizado e cada Polis era controlada por uma organização própria e, portanto, tinha independência social, política e económica. Para além disso, também os cidadãos podiam participar na vida politica da polis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A RELIGIÃO NO EGITO E NA GRÉCIA SÃO SEMELHANTES, MAS, TAMBÉM, DÍSPARES. JUSTIFICA.

A

Tanto os egípcios como os gregos eram politeístas, acreditando em vários deuses.

Ambos acreditavam que a vida humana e a natureza eram regidas pela vontade dos deuses.

No entanto, para os egípcios, os deuses assumiam diferentes formas, humana e animal, enquanto para os gregos, os deuses eram semelhantes aos humanos tendo apenas como diferença destes a imortalidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

COMENTA A SEGUINTE FRASE: A ARTE GREGA REPRESENTA UMA EVOLUÇÃO RELATIVAMENTE À ARTE EGÍPCIA.

A

Enquanto a arte egípcia era ligada ao espírito, a arte grega era ligada à inteligência.

Os egípcios usavam a sua arte para homenagear os faraós e retratar a sua vida, enquanto os gregos retratavam políticos, deuses, heróis e atletas onde a figura humana era o principal motivo da arte grega e havia respeito pelo equilíbrio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Identificar o pioneirismo e os limites do modelo da democracia ateniense do séc. V a.C.

A

Era um regime político em que todos os cidadãos eram livres e iguais perante a lei, tendo inspirado as democracias atuais.
Clístenes foi o fundador acreditava na liberdade para todos.
Péricles, no século V a. C., consolidou-a – todos os cidadãos podiam participar na vida política e os mais pobres recebiam remuneração pelo trabalho.

No entanto Democracia ateniense tinha imperfeições e era profundamente desigual, já que só os cidadãos, 10% da população ateniense é que participava na vida política.

As mulheres, os metecos e os escravos não podiam participavam.
Os escravos eram considerados inferiores, verdadeiros objetos de trabalho.
Havia a condenação à morte e o Ostracismo (exílio).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly